Bens culturais de natureza material

Teatro São José

Área de Atuação

Teatro

Descrição curta

teatro são jose

Endereço: Rua Rufino de Alencar 523 Praça do Cristo Redentor, Centro, CEP: 60060-620

Estado:

Município:

CEP:

Logradouro:

Número:

Complemento:

Bairro:

Descrição

O Teatro São José foi criado em 1914 como alternativa de lazer cultural para trabalhadores que não tinham acesso fácil ao luxuoso Teatro José de Alencar, inaugurado em 1910. Num terreno baldio ao lado da Igreja da Prainha, o padre alemão Guilherme Wassen, identificado com o movimento dos trabalhadores cristãos, deu início à obra com a ajuda voluntária de operários. Em um galpão com coberta de zinco eram apresentadas peças, sessões de cinema, dramas e jogos visando angariar verbas para a obra.
Em 1915 o Teatro São José passou a funcionar onde está hoje, local onde se instalou, também, a sede do Círculo Operário de Trabalhadores Cristãos de Fortaleza. Mais tarde, transformado em Associação dos Trabalhadores Cristãos Autônomos de Fortaleza, passou a funcionar sob a égide da ação social da igreja católica nos termos da encíclica papal “Rerum Novarum”. O teatro operário conheceu muitas glórias. Peças do cearense Carlos Câmara foram quase todas encenadas lá. Companhias locais e de outros estados atraiam o público. O teatro serviu também para recepcionar visitantes ilustres como o ex-presidente Juscelino Kubitscheck.
Ao todo o Teatro São José tem 530 lugares, sendo 420 cadeiras na plateia. Sua estrutura interna é toda de madeira com delicadas filigranas ornamentando os parapeitos do camarote. Na última intervenção sofrida no teatro em 1994, as cadeiras de madeira foram substituídas por assentos de plástico.
Em 2008, o teatro foi desapropriado pela Prefeitura de Fortaleza, com o intuito de reformá-lo para que passe a ser o Teatro Municipal de Fortaleza, já que nossa cidade carece de espaços públicos como esse, sempre concentrando seus espetáculos no Teatro José de Alencar.

Galeria

evento entre e Baixar Planilha

Publicado por

Secretaria Municipal de Cultura de Fortaleza - SECULTFOR

A Secretaria Municipal de Cultura de Fortaleza (Secultfor) é o órgão responsável pela formulação e coordenação de políticas públicas de Cultura no município de Fortaleza, desenvolvendo ações que visem à proteção da memória e do patrimônio histórico, artístico e cultural.

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem

Denunciar