Descrição curta

Espaço aberto para todos os tipos de manifestações artísticas e culturais voltados para a comunidade local, contando com: palestras, reuniões, ensaios e oficinas. É também sede oficial do grupo Coco de praia do Iguape com o Mestre Chico Casueira.

Capacidade: 100

Horário de funcionamento: Segunda à Sexta - Feira das 08:00 à 11:00 / 14:00 às 17:00 Sábado das 08:00 às 21:00

Email Público: cocodepraiadoiguape.mcc@gmail.com

Telefone Público: (85) 99220-5733

Endereço: Rua: Coronel Osvaldo Studart, 197, casa, Iguape, 61700-000, Aquiraz, CE

Estado: CE

Município:

CEP: 61700-000

Logradouro: Rua: Coronel Osvaldo Studart

Número: 197

Complemento: casa

Bairro: Iguape

Descrição

Localizado na Praia do Iguape o espaço cultural Raízes Artísticas do Iguape possuí uma estrutura que conta com palco, banheiros, camarim, espaço coberto, som e iluminação.

Este espaço citado aparece no contexto histórico por volta de 1950 como um ambiente particular que no inicio de sua trajetória foi voltado para festas com o nome de Clube Recreativo O Evandro sob direção e organização de Evandro Pereira da Silva e Maria Cardoso da Silva (proprietários).

A partir do ano de 1986 Maria Cardoso, A Lili do Iguape como era conhecida, começou a realizar eventos comemorativos como dia das mães, dia das crianças, natal solidário, etc. Voltados para a comunidade socialmente vulnerável, contando sempre com brindes, cestas básicas e lanches comunitários.

No ano de 1989 nasce o movimento cultural Raízes Artísticas do Iguape idealizado por Klévia Cardoso da Silva, filha dos proprietários do espaço. Este grupo passou a mobilizar os moradores do comunidade resgatando manifestações culturais como a Dança do coco, Caninha verde, Dramas e diversas atividades artísticas para a comunidade.

No ano de 2001 passou a ser sede oficial da Dança do coco de praia do Iguape, movimentando ensaios, reuniões, rodas de coco, apresentações e oficinas.
Com esse engajamento passou a ser palco de outras manifestações culturais como danças Afro, Capoeira, Maculêlê e danças Indígenas como o Toré entre outros. E assim consolidou-se como ponto de apoio para eventos comemorativos e culturais.

Esse espaço encara a missão de manter a comunidade em sintonia, mantendo viva a tradição como ato de resistência, realizando encontros, servindo de instrumento para ensinar a dança, a música, e a embolada para crianças e jovens da comunidade.

Critérios de uso do espaço

Para fazer o uso do espaço é necessário que seja feito requerimento através de um grupo artístico/cultural ou líder comunitário. As exigências para o grupo são: - Possuir Mestre ou líder; - Possuir mais de 10 participantes; - Ter como viés social oficinas para crianças e jovens; - Se comprometer com o cuidado do ambiente e dos equipamentos disponibilizados. As exigências para líder comunitário são: - Desenvolver atividades voltadas para o público socialmente vulnerável; - Ministrar palestras abertas ao público; - Comprometimento em difundir a cultura local; - Se comprometer com o cuidado do ambiente e dos equipamentos disponibilizados.

Vídeos

Galeria

evento entre e Baixar Planilha

Publicado por

Klévia do Iguape

Coquista, boca de roda, arte educadora, produtora e Presidenta do Grupo Coco de Praia do Iguape do Mestre Chico Casueira. Líder comunitária na Comunidade do Iguape, articulando e mobilizando eventos e grupos culturais, além de se preocupar com o bem estar de todos moradores da comunidade

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem

Denunciar