Museu Público

Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura - CDMAC

Museu da Cultura Cearense - MCC

Área de Atuação

Cultura Popular Museu

Descrição curta

O Museu da Cultura Cearense (MCC) é um museu etnográfico que tem como proposta promover a difusão, a fruição e a apropriação do Patrimônio Cultural do Estado do Ceará, mediante ações museológicas de pesquisa, preservação e comunicação, visando a inclusão e desenvolvimento sociocultural.

Horário de funcionamento: Visitação de terça a sexta, das 9h às 19h (acesso até as 18h30); e aos sábados, domingos e feriados das 14h às 21h (acesso até as 20h30).

Email Público: marcia.bitu@idm.org.br

Telefone Público: (85) 3488-8621

Endereço: Rua Dragão do Mar , 81 , Praia de Iracema, 60060-390, FORTALEZA, CE

Estado:

Município:

CEP:

Logradouro:

Número:

Complemento:

Bairro:

Descrição

O MCC busca tornar-se um espaço inclusivo, de produção de conhecimento por meio da relação entre educação formal, não-formal e informal; e expressar a cultura cearense de forma contextual e reflexiva: seus conflitos, contradições e temporalidades, valorizando a produção cultural dos cearenses, sua criatividade e diferentes formas de ser, estar no mundo, relacionar-se com o meio ambiente e com outros sujeitos sociais.

Visitas mediadas

Além de mediar a exposição, os educadores do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura desenvolvem mediações com atividades e reflexões que colocam o público como protagonista da visita.

Grupos podem agendar pelo telefone 3488-8621, no horário de segunda à sexta, das 9h às 17h. Não será fornecido transporte.

Visitas mediadas para portadores de deficiência auditiva, com intérprete de Libra: sextas-feiras, das 12h às 18h30.

Agendamento de grupos para visitas às exposições

Núcleo de Ação Educativa
Partindo das especificidades de um museu etnográfico, o Núcleo de Ação Educativa do MCC objetiva formar educadores para atender ao público agendado e espontâneo. Composto por uma equipe multidisciplinar, realiza mediações com as mais variadas temáticas relacionadas à cultura popular trazidas pelas suas exposições.

Mediações
Os educadores do MCC proporcionam três tipos de mediações aos seus visitantes:

Mediação simples: mediação rápida, mais orientadora, destinada ao público não agendado e espontâneo. Duração de até 20 min.
Mediação ampliada: mediação problematizadora, formadora, que instiga o visitante a refletir de forma crítica sobre a exposição. Duração de até 01h30min.

Mediação com oficina: mediação mais prolongada, pois além de ter como ponto central a reflexão, nesta visita atividades de arte-educação são vivenciadas. Por exemplo: teatro de fantoche, desenho, contação de história, roda de conversa e oficinas de acordo com a exposição em cartaz. Duração de até 2hs.

O agendamento dos museus do CDMAC pode ser feito de segunda a sexta, das 9h às 17h.
evento entre e Baixar Planilha

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem

Denunciar