
Museu Público
Memorial Isú-Kariri
Endereço:
Estado: CE
Município:
CEP:
Logradouro:
Número:
Complemento:
Bairro:
Descrição
O Memorial Isú-Kariri foi criado em 2018 pelas lideranças do Povo Isú-Kariri com o objetivo de guardar as memórias e os artefatos da história desse povo.Há alguns anos atrás, o seu Raimundo Isú-Kariri guardava artefatos feitos pelo povo e outros encontrados na mata. Tudo ficava em um quartinho guardado com muito cuidado, junto a fotos da família. Com o movimento de valorização da identidade Isú-Kariri, o quartinho de seu Raimundo se tornou um lugar de conexão da memória e ancestralidade Isú-Kariri. Tempos depois, o povo decidiu juntar as coisas antigas guardadas por seu Raimundo com fotografias e artefatos de outras pessoas da aldeia e colocá-las numa das casas de taipa mais antigas do lugar.
O Memorial Isu Kariri está articulado com a Rede Cearense de Museus Comunitários (RCMC) e tem o apoio da Universidade Federal do Cariri - Campus Brejo Santo. Hoje é um local de encontros e conversas para as pessoas da aldeia, além de ser ponto de visita para os que vêm de fora conhecer a história dos Isú-Kariri.
Critérios de uso do espaço
O povo Isú-kariri, vive de forma simples e sempre conectado com a natureza, a palavra Isú é referência ao nome do local de residência, na língua Kariri quer dizer queimadas. É importante registrar que parte deles migraram para vários lugares do Ceará e Pernambuco por causa da construção do Açude do Atalho (localizado entre Brejo Santo - CE e Jati-CE). Parte dos lugares de memória Isú-Kariri hoje estão submersos pelo açude, localizado próximo a Aldeia Queimadas, onde nosso povo está retomando a luta indígena. Neste processo, o memorial que fundamos. Os indígenas apresentam natureza como parte de seu corpo e faz uma analogia com o mesmo.
Vídeos
Galeria
