Centro Cultural Público

Centro Cultural Dom Aloísio Lorscheider

Área de Atuação

Outros

Descrição curta

O Centro Cultural é uma entidade filantrópica de cunho educacional e oferece atividades diversas no campo das artes e da cultura em geral, numa estrutura com salas de aulas, museu sacro, pinacoteca, gibiteca e biblioteca. Além dos quase 300 alunos atendidos, regularmente, o CCDAL recebe semanalmente alunos das escolas públicas e privadas para visitação, atividades de leitura e pesquisa.

Acessibilidade: Sim

Acessibilidade física:

Capacidade: 800

Email Público: centrodomaloisio@hotmail.com

Telefone Público: (88) 9947-9285

Endereço:

Estado: CE

Município:

CEP: 62320-000

Logradouro: Av. Pref. Jacques Nunes

Número: 1739

Complemento:

Bairro:

Descrição

O Centro Cultural Dom Aloísio Lorscheider (CNPJ: 15.473.217/002-77), foi inaugurado no dia 07 de junho de 2013. Surgiu através da necessidade de vários agentes culturais em contribuírem para o desenvolvimento das políticas culturais do Município de Tianguá e região da Ibiapaba, com a clara intensão de reverter o quadro de total descaso com a história e a identidade cultural regional, associado ao registro de diversas crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social, relacionado ao fato de estarem desassistidas pelas famílias e após o período escolar, ficarem nas ruas, expostos a todo tipo de influência, muitas vezes nocivas ao convívio social.

Diante dessa realidade, surge o CCDAL para tentar amenizar a situação de risco destas crianças, adolescentes e jovens, provenientes em sua maioria da rede pública de ensino. Assim o CCDAL se coloca como instrumento de acolhimento a este público-alvo, oferecendo no contraturno escolar e em parceria com as escolas, diversas atividades de arte e cultura voltadas ao desenvolvimento da cidadania e qualidade de vida através da inclusão social, melhoria da autoestima e do desempenho escolar.

Dessa forma, o público alvo do projeto são justamente aqueles alunos que apresentam baixo rendimento, histórico de evasão e repetência, abandono ou negligencia familiar. A intenção é enfrentar a problemática, utilizando a arte-cultura em um espaço de educação informal, no contraturno escolar como espaço/tempo protetivo dessas mazelas.

Neste sentido, a iniciativa se coloca como um trabalho preventivo e/ou de assistência social, tendo como objetivo uma mudança positiva de postura, através de uma assistência sistemática de resgate da autoestima, dentro de uma proposta de inclusão social e exercício da cidadania cultural.

Tendo como objetivo promover a formação de forma humanística voltada para o exercício da cidadania num espaço de acolhimento de crianças e adolescentes em situações de vulnerabilidade educacional e social através do desenvolvimento de atividades de arte-educação, cultura, lazer, recreação e sócio educativas, como complementação da carga horária escolar, garantindo por fim uma educação integral, compreendida à luz de duas unidades educativas (escola e CCDAL).
Várias considerações de caráter contextual podem ressaltar a necessidade, a importância e oportunidade do Projeto:
Ao todo são quase 300 alunos entre crianças, adolescentes, jovens e até mesmo adultos matriculados para o ano de 2020, com idades que varia de 07 (nas classes de flauta) a 66 anos (nas classes de artes plásticas) de segunda a sexta (manhã - 07h00 às 11h30 e tarde - 13h00 às 17h00).
O CCDAL trabalha à luz de quatro eixos relacionados à cultura, desenvolvendo atividades que permeiam entre pesquisa, ação/execução e apresentação de espetáculos, atividades de leitura e formação de grupos em diversas linguagens culturais.

1. Eixo do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental: memória oral, arquivo de documentos, biblioteca histórica, patrimônio material, patrimônio imaterial, visitas monitoradas ;

2. Eixo das Artes: artes visuais, artes musicais, artes cênicas, artes plásticas e artes da literatura “Gibiteca e Biblioteca”;

3. Eixo de Seminários de Formação: diálogo e parcerias com universidades e outras instituições de educação e cultura, atividades de formação para cidadania, debates culturais, sociais, religiosos e políticos e formação filosófica/teológica;

4. Eixo de Ações Culturais: ações culturais, semanas culturais, concursos etc..;

Modalidades Trabalhadas:

Oficinas oferecidas: Violão, Teclado, Flauta, Teatro, Dança, Literatura, Artes Plásticas, Canto Coral, Teoria Musical, confecção das indumentárias/adereços e atividades de Leitura e Escrita.

Ações Desenvolvidas:

• Inscrições de alunos nas oficinas;
• Acompanhamento pedagógico dos alunos inscritos;
• Visitas Guiadas aos espaços do Centro - Gibiteca, Biblioteca, Museu Sacro, Sala de Música, Sala de Artes Cênicas...;
• Saraus literários com café cultural e momentos musicais;
• Momentos Literários - clube de leitura, contação de histórias,
• Momentos lúdicos - teatro de sombras, teatro de bonecos; desenhos, pinturas, dobraduras...
• Concurso Literário – literatura de cordel, ensaio literário;
• Datas Comemorativas - (Carnaval ,Páscoa Interna, Semana do Livro, Festa das Mães ,Festa Junina , Festa dos Pais, Semana da Pátria, Semana da Criança, Semana do Museu , Semana do Teatro ,Semana da Música etc...);
• Cultura popular - Musical de Páscoa: "Foi por Amor", Banda de Música Dom Francisco Edimilson Neves Ferreira (projetos em desenvolvimento), Coroação de Nossa Senhora, Pastoril, Cantata Natalina, Auto de Natal Nordestino etc...
• Apresentações em projetos e eventos - Coroação de Nossa Senhora, Arraial do Seminário São José, Vila Natalina, comemorações cíveis de entidades públicas e privadas, e outros...
• Palestras educativas - Doenças sexualmente transmissíveis, gravidez na adolescência, vandalismo/deliquencias juvenil e medidas penais, meio ambiente entre outras...
• Reuniões e seminários.
Por fim, a intencionalidade do CCDAL é promover o acesso às políticas culturais, inseridos em um processo construtivo de identidade que resulte na aprendizagem autônoma através do protagonismo infanto-juvenil, favorecendo o desenvolvimento humano de forma integral e em todas as suas facetas, garantindo ainda a promoção de uma cultura da Infância.

Valorizar a cultura em seu contexto geral, despertando nas pessoas a importância da preservação de nossas raízes culturais, principalmente no que tange a apropriação de nossas crianças como guardiões dessa cultura, evitando assim seu desaparecimento.
evento entre e Baixar Planilha

Publicado por

Centro Cultural Dom Aloísio Lorscheider

O Centro Cultural é uma entidade filantrópica de cunho educacional e oferece atividades diversas no campo das artes e da cultura em geral, numa estrutura com salas de aulas, museu sacro, pinacoteca, gibiteca e biblioteca. Além dos quase 300 alunos atendidos, regularmente, o CCDAL recebe semanalmente alunos das escolas públicas e privadas para visitação, atividades de leitura e pesquisa.

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem

Denunciar