Ponto de Cultura

Casa de Cultura Maria Toinha - Ponto de Cultura Encantarias

Área de Atuação

Ponto de Cultura - CE

Descrição curta

A Casa de Cultura Maria Toinha - Ponto de Cultura Encantarias se constitui como um Coletivo Cultural interessado no fazer artístico/poético/político/encantado em torno da trajetória de Mãe Maria Toinha e do Projeto Literário A Mística dos Encantados. Nosso espaço cultural é construído na perspectiva de contemplar múltiplas linguagens artísticas, entre elas, literatura, música, ilustração, fotografia, artesanato. As ações do Coletivo abrangem a realização de cursos, oficinas, palestras, além da produção, edição e distribuição dos livros escritos a partir da trajetória de Mestra Maria Toinha como mulher negra e mãe de santo da umbanda cearense. O Coletivo também atua com a produção artesanal de abayomis – bonecas negras – e cavalos de pano.

Descrição

A casa de Cultura Maria Toinha - Ponto de Cultura Encantarias constitui-se de um Alpendre, nomeado Alpendre da Encantaria, uma sala de estar/recepção e um terreiro/quintal na frente da casa, o qual é usado para nossas reuniões ao ar livre, assim como para recepção de estudantes, pesquisadores e leitores. Além disso, usamos as dependências do Terreiro do Príncipe Gerson e Maria Padilha para nossas giras na Umbanda, espaço esse mais restrito aos visitantes.

As atividades realizadas no âmbito desses espaços encruzilham diversos eixos do trabalho cultural e artístico, na medida em que partem do resgate dos saberes e memórias cultivadas por Mãe Maria Toinha em suas narrativas/escritas/vivências de/no terreiros de Umbanda no Ceará. Desta forma, os saberes afro-ameríndios cultivados nos terreiros e nas caminhadas da umbanda cearense por Mestra Maria Toinha são constitutivos das práticas culturais realizadas pelo Coletivo Encantarias.

O nome do Ponto de Cultura foi escolhido justamente com o intuito de marcar a memória, os saberes e conhecimentos tradicionais dos povos de terreiro do Ceará, bem como incentivar a valorização destas expressões culturais não hegemônicas e amplamente marcadas pelo preconceito e racismo religioso no Ceará e no Brasil.

Em junho de 2023, o Encantarias foi reconhecido como Ponto de Cultura do Ceará, tendo sido certificado pela Secretaria de Cultura do Ceará, passando a integrar a Política Estadual Cultura Viva do Estado do Ceará. Em junho de 2024, o Encantarias foi reconhecido como Ponto de Cultura pelo Ministério da Cultura do Brasil.

Fazem parte do Encantarias Mestra Maria Toinha, Marcos Andrade, Jefferson Sousa, Rosilene Aires, Kasio Barbosa, Melina Dantas, Arilane Andrade, Adilbênia Machado.

O trabalho do Coletivo é divulgado no site www.amisticadosencantados.com.br, assim como nos canais do Youtube Casa de Cultura Maria Toinha e no Maria Toinha.

Critérios de uso do espaço

É necessário marcar as visitas em horários acessíveis a Mestra Maria Toinha que é pessoa idosa (88 anos). Os contatos podem se dar predominantemente pelo e-mail casadeculturamariatoinha@gmail.com

Vídeos

Galeria

evento entre e Baixar Planilha

Publicado por

Marcos Andrade Alves dos Santos

Poeta. Doutorando em Sociologia (PPGS/UFC); Mestre em Sociologia (PPGS/UECE). Acadêmico Correspondente da ALPAS 21. Sou escritor oficial do site Escrita Cafeína e Editor-Chefe da Revista Devires Poéticos. Publiquei os livros A Mística dos Encantados (2020) e Caminhos Encantados (2021) e Lavagem (2022), com Mestra Maria Toinha.

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem

Denunciar