Instituição Pública Estadual exclusivamente voltada para formação artistica e cultural

LABSUL

Área de Atuação

Cultura Popular

Descrição curta

Laboratório de Formação em Cultura Popular Nordestina e Ibérica - Projeto de Extensão da Universidade Estadual do Ceará - campus FECLESC-Quixadá, coordenado pelo professor Dr. Rodrigo de Albuquerque Marques

Acessibilidade: Sim

Acessibilidade física:

Capacidade: 20

Horário de funcionamento: Manhã e noite

Telefone Público: (88) 3445-1039

Descrição

O Laboratório de Formação em Cultura Popular Nordestina e Ibérica (LABSUL), vinculado à Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC/UECE), tem se consolidado como um importante espaço de preservação e inovação cultural no Ceará. Com sede em Quixadá, o LABSUL tem realizado iniciativas pioneiras que unem a valorização da literatura de cordel e a promoção da economia criativa na região.

Fundado em 2021, o LABSUL combina pesquisa, extensão e produção cultural para resgatar e revitalizar as tradições populares do Nordeste brasileiro. Entre as principais atividades do laboratório, destacam-se a organização de oficinas de escrita de cordel e linoleogravura, a curadoria de eventos culturais e a publicação de cordéis inéditos por meio do selo editorial LABSUL, aprovado pelo Conselho Editorial da Editora da Universidade Estadual do Ceará (EDUECE). Também tem se destacado na tradução de poetas populares do Chile e de Cuba.

O impacto das ações do LABSUL é perceptível na região do Sertão Central. Em 2024, o laboratório foi um dos principais organizadores da Festa de Literatura de Cordel (FLIC), evento que reuniu cordelistas, gravuristas e pesquisadores para celebrar e debater a produção cultural nordestina. Além disso, o LABSUL já publicou uma coleção com 10 cordéis de autores da zona rural, promovendo a inclusão de novas vozes e temas contemporâneos, como questões de gênero, raça e meio ambiente.

Uma das principais frentes de trabalho do LABSUL é a integração entre cultura popular e economia criativa. O laboratório tem incentivado a conexão entre os produtores culturais da região e iniciativas de sustentabilidade econômica, como feiras de cordel e de gravura, que se tornaram parte da programação cultural do Sertão Central. Essa abordagem não apenas fortalece a tradição cultural, mas também contribui para o desenvolvimento territorial e econômico das comunidades envolvidas.

Coordenado pelo professor Dr. Rodrigo de Albuquerque Marques, o LABSUL mantém parcerias com instituições de renome, como o Grupo de Estudos das Transformações Econômicas e Territoriais (GETETE), da UNICAMP, e a Universidade Federal do Cariri (UFCA). Essa rede de colaboração tem ampliado o alcance das atividades do laboratório, conectando o Sertão Central a debates acadêmicos e culturais de relevância nacional.

Entre os projetos em andamento, o LABSUL lidera uma pesquisa inovadora que mapeia a produção contemporânea de cordelistas nas regiões do Sertão Central e Cariri Centro-Sul.

No espaço do LABSUL, está instalado um ateliê de gravura e de arte popular em parceria com a Aluá Editora, onde ocorrem as oficinas, os grupos de estudo e a produção de cordéis.

Critérios de uso do espaço

Ateliê livre para gravuristas do Sertão Central mediante agendamento.

Vídeos

Galeria

evento entre e Baixar Planilha

Publicado por

Rodrigo de Albuquerque Marques

Doutor em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Ceará (2015). Mestre em Letras pela Universidade Federal do Ceará (2005), Rodrigo Marques é professor efetivo de literatura da Universidade Estadual do Ceará, na unidade FECLESC, em Quixadá, Sertão Central cearense, e do Mestrado Interdisciplinar de História e Letras (MIHL). Coordena o projeto de Extensão LABSUL, que mapeia as cordelistas e cordelistas das macrorregiões do Ceará, e integra a rede Interset-CE do MEC. Autor de 10 livros: Fazendinha (2005); O Livro de Marta (2011); Literatura Cearense, outra história (2018); A Nação vai à província (2018); O Dragão e os pássaros enfurnados (2021); Pôr do sol, Jangurussu (2024); Antônio Sales (2017); Gerardo Mello Mourão, a invenção do poeta (2024); O Ceará Amazônico de Mário de Andrade (2025) e Oratório de Santa Luzia.

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem

Denunciar