Descrição curta

O Museu do Ceará foi a primeira instituição museológica oficial do Estado, criada por decreto em 1932, mas aberto oficialmente ao público em janeiro de 1933 com a denominação de Museu Histórico do Ceará.

Nota : visitas suspensas devido ao restauro do Palacete Senador Alencar. O Museu do Ceará está funcionando no Anexo Bode Ioiô (Rua Major Facundo, n. 584, Centro)

Agradecemos sua compreensão!

Acessibilidade física:

Horário de funcionamento: Terça à Sexta de 09h às 17h (acesso até 16:40) Sábado de 09h às 16h (acesso até 15:40)

Email Público: musce@secult.ce.gov.br

Telefone Público: (85) 3101-2609

Endereço: Rua São Paulo, 51, Ao lado da Praça General Tibúrcio (Praça dos Leões), Centro, 60030-100, Fortaleza, CE

Estado: CE

Município:

CEP: 60030-100

Logradouro: Rua São Paulo

Número: 51

Complemento: Ao lado da Praça General Tibúrcio (Praça dos Leões)

Bairro: Centro

Descrição

O Museu do Ceará foi a primeira instituição museológica oficial do Estado, criada por decreto em 1932, mas aberto oficialmente ao público em janeiro de 1933, com a denominação de Museu Histórico do Ceará. Inicialmente foi concebido como uma das dependências do Arquivo Público, situado na rua 24 de Maio, nº 238, no centro de Fortaleza.

Ao longo desse percurso de mais de 85 anos (oitenta e cinco anos) de existência, o Museu do Ceará passou por várias sedes e administradores. Atualmente está vinculado à Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (SECULT) desde 1967. A instituição se encontra num imóvel de significativo valor histórico denominado Palacete Senador Alencar, idealizado originalmente para ser a Assembleia Provincial do Ceará, na época do Brasil-Império. Suas obras se iniciaram no ano de 1856 e foram concluídas em 1871. Já no século XX, a edificação foi tombada pelo seu valor histórico e arquitetônico em 28 de fevereiro de 1973 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

O Museu do Ceará tem como principal missão promover a reflexão crítica sobre a História do Ceará por meio de programas integrados de pesquisas museológicas, exposições, cursos, publicações e práticas pedagógicas.

Para o desenvolvimento de suas atividades, teve sua equipe organizada em quatro núcleos, a seguir:

Núcleo de Acervo
Responsável pelas atividades de salvaguarda e gestão do acervo. São funções deste núcleo: tratar da documentação museológica; supervisionar a movimentação do acervo e cuidar da conservação preventiva e curativa; recepção de público externo para pesquisa sobre o acervo.

Profissionais integrantes do Núcleo de Acervo:
Claudeniso Tavares Nascimento (assistente administrativo);
Vanessa Pereira de Albuquerque (historiadora): vanessa.albuquerque@secult.ce.gov.br
Yasmine Martins Barbosa (museóloga): yasmine.barbosa@secult.ce.gov.br;

Núcleo de Pesquisa
Responsável pelas atividades de produção de conhecimento sobre a instituição, seu acervo e seu público. São funções deste núcleo: realizar pesquisas sobre o acervo e temas da História do Ceará; auxiliar pesquisadores que procuram o MUSCE para o desenvolvimento de suas pesquisas e contribuir com os processos de salvaguarda e gestão do acervo e também com as atividades educativas e de comunicação da instituição.

Profissionais integrantes do Núcleo de Pesquisa:
Francisco Weber Pinto Porfírio (historiador): francisco.weber@secult.ce.gov.br;
Vanessa Pereira de Albuquerque (historiadora): vanessa.albuquerque@secult.ce.gov.br
Yasmine Martins Barbosa (museóloga): yasmine.barbosa@secult.ce.gov.br

Núcleo de Comunicação
Responsável por desenvolver um processo comunicativo com os diferentes públicos do MUSCE a partir da articulação das experiências socioculturais garantindo a interação da instituição e seu público. São funções deste núcleo: divulgar os conhecimentos produzidos pelo MUSCE; elaborar e desenvolver estudos de público; desenvolver e realizar atividades para o público e manter canais de comunicação que alcancem os diferentes públicos do Museu.

Profissionais integrantes do Núcleo de Comunicação:
Darla Nara Alves Regis (graduanda em pedagogia): darla.regis@secult.ce.gov.br
Francisco Weber Pinto Porfírio (historiador): francisco.weber@secult.ce.gov.br;
Karla Janaisa Gonçalves Leite (bióloga): karla.leite@secult.ce.gov.br;


Núcleo Administrativo
Responsável pela orientação, acompanhamento e encaminhamento das demandas relativas aos processos administrativos do MUSCE. São funções deste núcleo: receber, registrar, distribuir e expedir papéis e processos; prever, requisitar, guardar e distribuir o material de consumo; planejar estratégias de captação, aplicação e gerenciamento dos recursos financeiros e desenvolver outras atividades características de apoio administrativo.

Profissionais do Núcleo Administrativo:
Darla Nara Alves Regis (graduanda em pedagogia): darla.regis@secult.ce.gov.br;
João Davi Façanha de Souza (cientista social): joao.sousa@secult.ce.gov.br
Karla Janaisa Gonçalves Leite (bióloga): karla.leite@secult.ce.gov.br;
Kátia Maria Teles da Silva Araújo (historiadora): katia.maria@secult.ce.gov.br;


Diretora
Historiadora:
Raquel Caminha Rocha: raquel.rocha@secult.ce.gov.br

Vídeos

Galeria

evento entre e Baixar Planilha

Publicado por

Secretaria da Cultura do Estado do Ceará - SECULTCE

A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) tem como missão executar, superintender e coordenar as atividades de proteção do patrimônio cultural do Ceará, difusão da cultura e aprimoramento cultural do povo cearense.

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem

Denunciar