Ponto de Cultura

Ponto de Cultura Mucuim de Todas as Artes

Descrição curta

Ponto de Cultura no Assentamento Mucuim , Arneiroz-CE
Trabalhamos com Teatro, Percussão, Circo Social, Audiovisual e Cultura Popular.

Acessibilidade física:

Capacidade: 1000

Horário de funcionamento: 08:00 h as 17:00 h

Email Público: mucartepontodecultura@gmail.com

Telefone Público: (88) 99624-0363

Endereço: Assentamento Mucuim II, Ao lado da Igreja Católica São Francisco, Zona Rural , Arneiroz, undefined, CE, 63670-000

Estado: CE

Município:

CEP: 63670-000

Logradouro: Assentamento Mucuim II

Número: S/N

Complemento: Ao lado da Igreja Católica São Francisco

Bairro: Zona Rural

Descrição

O Grupo Muc’arte do Assentamento Mucuim/Arneiroz foi formado no ano de 2005, por iniciativa dos jovens assentados, que encontraram no Teatro uma forma de expressão artística e de organização social. Esse grupo constitui o Movimento de Arte, Cultura e Cidadania do Mucuim, tornando-se uma referência na área cultural da reforma agrária com reconhecimento enquanto Ponto de cultura em 2016.
O Ponto de Cultura Mucuim de Todas as Artes, têm se apresentado como polo de produção cultural, atraindo diversos públicos para as ações e atividades, principalmente, para as apresentações teatrais. O Ponto de Cultura, também se articula, com o Festival de Circo, Teatro e Arte de Rua dos Inhamuns, sediando atividades, como ainda realizando intercâmbios e parcerias. No período de 2009 e 2013 com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Territorial (SDT/ MDA), e assessoria da ONG Juriti o Grupo Muc’Arte iniciou atividades de formação em artes circenses, envolvendo não só os integrantes do grupo, mas uma quantidade maior de jovens e crianças, que desenvolveram rapidamente aptidão para as modalidades do circo.
Vale inferir que o Teatro Muc'Arte tem desenvolvido um trabalho artístico no resgate da história da luta pela terra, das conquistas coletivas, da memória e identidade dos povos da terra, do protagonismo das juventudes e sua diversidade, e o debate sobre gênero. A partir daí as artes cênicas vem produzindo elementos capazes de alimentar os ideais formativos das gerações e seus horizontes utópicos, compondo formas significantes da experiência humana.

Vídeos

Galeria

evento entre e Baixar Planilha

Publicado por

Raimunda Ghyslaine Salviano Araujo

Atriz e coordenadora do Grupo Muc'Arte, especialista em o Cultura Popular, Arte e Educação do campo, geógrafa, Professora da Escola Mário Leal da Secretaria Municipal de Eucação de Arneiroz , atuando no Assentamento Mucuim/ Arneiroz.
Foi Representante do Território dos Inhamuns na Rede Cearense de Cultura Viva (2018-2021)
Integrante da Rede de Arte e Cultura na Reforma Agraria - PACRA

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem

Denunciar