Feira Literária do Ceará

Uma grande celebração com três festas literárias em Sobral, Icó e Aracati entre Maio e Junho de 2024


Descrição curta

Fomentar o acesso ao livro, leitura e à literatura, estimular a formação de leitores e valorizar a cultura como vetor do desenvolvimento sustentável. Esses são alguns dos objetivos da Feira Literária de Aracati, Sobral e Icó (Flasi), realizadas pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura.

2 a 4 de maio em Sobral | 16 a 18 de maio em Icó | 20 a 22 de Aracati

Em uma ação de descentralização das políticas públicas de cultura, a Flasi vai realizar Festas Literárias nos municípios de Sobral, Icó e Aracati. Cada edição conta com diversas atividades, como produções locais contemporâneas e exposições, além de feira literária, recebendo, por três dias, uma programação específica composta de autores e atividades que convidem a fruição e leitura.

Inscrições: Duas oportunidades para a Festa Literária de Sobral estão disponíveis para inscrições entre 14 e 21 de abril de 2024. O evento acontece de 2 a 4 de maio de 2024, na cidade de Sobral (CE).

Classificação Etária: Livre

Descrição

Fomentar o acesso ao livro e à leitura, estimular a formação de leitores e valorizar a cultura como vetor do desenvolvimento sustentável. Esses são alguns dos objetivos da Feira Literária de Aracati, Sobral e Icó (Flasi), realizadas pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult Ceará). Em uma ação de descentralização das políticas públicas de cultura, a Flasi vai realizar Festas Literárias nos municípios de Sobral, Icó e Aracati. Cada edição vai contar com a realização de diversas atividades, como produções locais contemporâneas e exposições, além de feira literária, recebendo, por três dias, uma programação específica composta de autores e atividades que convidem a fruição e leitura.

A PRIMEIRA FESTA LITERÁRIA ACONTECE EM SOBRAL ENTRE OS DIAS 2 E 4 DE MAIO DE 2024.

ICÓ RECEBE SUA FESTA LITERÁRIA NOS DIAS 16, 17 E18 DE MAIO. E ARACATI RECEBE NOS DIAS 20, 21 E 22 DE JUNHO.

“As Festas Literárias no Ceará são uma ação itinerante de promoção e circulação das políticas públicas de leitura e que fortalecem a cadeia produtiva e econômica do livro. Sabemos que o acesso à cultura e ao conhecimento são elementos centrais para o pleno exercício da cidadania, incluindo a geração de renda. Mas, para além disso, as Festas são também um momento de celebração do livro, da leitura e da literatura”, explica a secretária da Cultura do Ceará, Luisa Cela.

Para a orientadora da Célula do Livro, Leitura e Literatura, vinculada à Coordenadoria de Formação, Livro e Leitura da Secult Ceará, Maura Isidório, as Festas Literárias são uma excelente oportunidade para consolidar essas políticas. “As feiras vão contar com uma ampla programação literária, composta por oficinas, palestras, mediação de leitura, encontros, contação de história e as poéticas da literatura oral, ou seja, as poéticas da oralidade, contemplando violeiros, repente, saraus literários e slam. Essas feiras vão promover grandes encontros, fortalecendo as políticas do livro e leitura no nosso estado”, ressalta Maura Isidório. Sendo uma ação estratégica que contribui para o desenvolvimento humano e promoção da cidadania, a ampliação do acesso ao livro representa a aquisição e expansão de repertórios culturais da população, possibilitando uma leitura de mundo crítica e expandida nos âmbitos pessoal, social, profissional e político.
Para além das oficinas e seminários, as Festas Literárias também vão oferecer sessão de autógrafos, apresentações artísticas e passeios com autores, em conjunto com historiadores, pelas cidades contempladas, colocando um olhar histórico e literário sobre as cidades. Sobral, Icó e Aracati, os municípios que vão receber edições da Festas, são cidades históricas, com conjuntos urbanos e paisagísticos tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), reunindo importantes remanescentes da arquitetura dos séculos XVII e XVIII.

Curadores
Cada edição das Festas Literárias contará com uma dupla curatorial, composta por um curador fixo, o poeta Talles Azigon, e uma pessoa convidada. Em Sobral, a dupla curatorial contará também com o escritor, artista de Teatro e produtor cultural

Talles Azigon.
Poeta, editor, mediador de Leituras e Gestor Cultural Cearense. Reside no bairro do Curió, periferia de Fortaleza, onde criou os equipamentos culturais: Livro Livre Curió Biblioteca Comunitária e o Museu Comunitário e Espaço Cultural Casavoa. Um dos sócios fundadores da Editora Substância, foi produtor cultural e poeta do Templo da Poesia. Curador e co-criador do Festival da Poesia de Fortaleza; Curador da XIV Bienal Internacional do Livro do Ceará. Foi assessor executivo da Kuya Centro de Design do Ceará. Possui 6 livros publicados, entre eles a trilogia saral e seu mais recente ‘o coração da pedra’. Atualmente assina a newsletter sobre mediação cultural ‘Leituras no Plural”.

Mailson Furtado.
Vencedor do prêmio Jabuti, em 2018, nas categorias Livro do Ano e Poesia, com sua obra independente “À cidade”, Mailson Furtado é uma potência da literatura cearense. Radicado em Varjota, cidade onde sempre viveu, fundou a CIA teatral Criando Arte, em atividades desde 2006, e realiza atividades de ator, diretor e dramaturgo, além de produtor cultural da Casa de Arte CriAr.

Atividades e espaços
Cada cidade sediará seminários, oficinas, palestras e mediação de leitura, além de encontros e contações de histórias, apresentações artísticas e poéticas da literatura oral, como repente, violeiros e sarau literário.

As Festas vão contar com pavilhões temáticos direcionados a diferentes gêneros literários, como ficção científica, fantasia, romance, mistério, poesia, filosofia, literatura infanto-juvenil etc, com atividades relacionadas ao tema, como palestras, sessões de leitura e apresentações artísticas.

Também haverá espaços de autores locais, de oficinas literárias, de exposições e infantil, além de painel de discussão, cantinho do café e local para apresentações musicais.

Festas Literárias do Ceará
As Festas Literárias do Ceará são uma realização do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura. Conta com apoio institucional da Biblioteca Pública do Estado do Ceará (Bece), do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Ceará (SEBP/CE), da Prefeitura de Sobral, Prefeitura de Icó e Prefeitura de Aracati. Tem parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A produção é do Instituto Assum Preto.

Publicado por

Instituto Assum Preto de Arte, Cultura, Cidadania e Meio Ambiente

Instituição sem fins lucrativos de Senador Pompeu (CE) que desenvolve ações de formação, difusão e fruição cultural. Mantém projeto Escola de Cinema do Sertão desde 2013 no município de Quixadá – CE. Pode-se destacar ainda o Mini Museu da Fé e da Devoção, o projeto “Currais”, o Encontro dos Profetas da Chuva, o Festival da Cantoria “Encanta Quixadá”, o evento literário “Raquel de Queiroz, na Vida e na Arte”, Encontro Mestres do Mundo, Circula Ceará, Ceará Junino, entre outros.

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem

Denunciar