Classificação Etária: 12 anos
Descrição
Fortaleza é uma cidade jovem, que necessita urgentemente de ações culturais e de lazer voltadas a este público. O adolescente na faixa etária de 12 a 17 anos é o que menos dispõe de opções de locais abertos para se reunir e se expressar. O Festival da Música Jovem Independente foi criado especialmente para os jovens que, familiarizados com as novas tecnologias, encontram na música uma das principais manifestações artísticas como maneira de se expressar e de dar novos significados às suas vidas. Na verdade, tratamos de uma paixão que começa desde cedo na vida das pessoas. Foi a musicalidade dos adolescentes cearenses que motivou o surgimento deste projeto.A música, que está na TV, na Internet e demais espaços de interação e convívio, também está nas escolas e nos lares desses jovens. Se por um lado, nas instituições de ensino, as aulas de música são obrigatórias, por outro, a prática musical é espontânea nas casas desses jovens. Segundo levantamento da Associação dos Produtores de Cultura do Ceará, há praticamente um grupo de música em cada edifício residencial e Fortaleza. Isso demonstra a riqueza que se pode encontrar em grupos que estão se formando, grupos que ensaiam por semanas, mas estão fora do circuito comercial, fora da cena de música local de Fortaleza, muitas vezes por falta de espaço. Essa dificuldade de se apresentar na cidade se amplia quando se trata produção musical autoral.
O Festival da Música Jovem Independente volta seu “olhar” para esse público adolescente, que ama música, e está começando a formar seu grupo musical. O evento, de caráter inédito, pretende disseminar uma música jovens, sem espaço midiático, permitindo a revelação de novos talentos cearenses. E essa revelação se dará de forma democrática, conhecendo as bandas estudantis e selecionando grupos para uma grande apresentação no palco principal do evento.
A seleção dos grupos será feita por jurados especializados em música e pelo público em geral, que poderá participar pela Internet, votando e acompanhando todo o processo através das redes sociais. A própria seleção já permitirá a circulação e difusão da música juvenil, uma vez que será formada por audições abertas ao público. Para tanto, será necessária ampla articulação com escolas e instituições de ensino musical para que o projeto alcance um maior número de jovens com o perfil desejado.
Aliado à Mostra Competitiva de bandas estudantis, o festival irá proporcionar um momento único para esses jovens. No palco principal, teremos em dois dias uma grande reunião musical. Novas perspectivas serão dadas a estes estudantes, que irão se apresentar em um palco de nível profissional, aprendendo sobre princípios básicos musicais.
Dessa forma, o festival se alinha com os critérios e objetivos da Lei do SIEC ao garantir o fomento da música contemporânea cearense; ao fomentar a música entre jovens, formando-os profissionalmente para uma futura carreira musical; ao permitir a difusão da música nacional; e a garantir a democratização do acesso à cultura, proporcionando uma programação inteiramente gratuita.