Carnaval de Várzea Alegre

Folia Carnavalesca e Desfile das Escolas de Samba

Cultura Tradicional

Tradicionalmente festejado há cerca de 80 anos, o Carnaval de Várzea Alegre, consagra-se como uma das maiores festas carnavalescas do interior cearense, sendo destaque nas Regiões Cariri e Centro Sul do Estado, reconhecido pela imprensa regional, estadual e nacional, e consagrado como um dos melhores destinos e opção de laser para a época Momina.

Acessibilidade:

Tradução para LIBRAS: Não

Áudio Descrição: Não

Parque Cívico São Raimundo Nonato

Diariamente de 18 a 21 de fevereiro de 2023 às 14:00

Endereço: R. Antônio Alves de Lima, S/N, Praça, Centro, 63540-000, Várzea Alegre, CE

O carnaval de Várzea Alegre está incluído no Calendário Oficial de eventos do Ceará, pela Lei Estadual Nº 173/17.
O evento oferece aos participantes, além de uma megaestrutura física e um estratégico sistema de segurança, uma diversificada programação, que acontece durante 05 dias, com atrativos diversificados, incluindo as concentrações de Blocos Alternativos, o Desfile Carnavalesco das03(três) Escolas de Samba, incluindo a Escola de Samba Unidos do Roçado de Dentro (única escola de samba rural do Brasil), e os megas shows que acontecem em praça pública. A diversão, se espalha pelos vários espaços da cidade, tem início às 14h e se estende até as 4h da madrugada.

Escola de samba Unido do Roçado de Dentro – Esurd
A ESURD nasceu naturalmente da diversão de brincantes do Roçado de Dentro, comunidade rural, localizada distante 3km da sede município. No carnaval do ano de 1963, esses brincantes saíram pelas estradas carroçáveis da comunidade. Depois, perdendo a timidez, entram nas ruas da cidade, agradando a população. Com mais de 50 anos de história a ESURD é considerada a única Escola de Samba de origem rural do Brasil. O Roçado de Dentro é celeiro cultural, abrigando manifestações da cultura popular como maneiro pau, penitentes, banda Cabaçal, reisado de caretas, grupos de forró e frevo, festejos juninos, entre outros. Com toda essa diversidade cultural, o Roçado de Dentro, no ano de 2012, venceu edital do Governo do Estado, conquistando grau de Ponto de Cultura Viva. A comunidade de Roçado de Dentro e a ESURD são fontes de pesquisas acadêmicas e de livros lançados. Nara Célia Costa, então estudante da Unifor, no ano de 2009, escreveu trabalho acadêmico sobre as fantasias de carnaval da ESURD; e a jornalista Beatriz Jucá, escreveu o Livro ''Unidos no Roçado'', narrando a história da ESURD.

Escola de samba Império Cadenciando
A Escola de Samba Cadenciando foi fundada no dia 24 de setembro de 2016. Nasceu de uma simples ideia em que jovens amantes da música contribuíram para a formação do projeto cadenciado. O mesmo foi fundado no bairro Riachinho com o objetivo de valorizar a cultura musical e seus conceitos, aprimorando os conhecimentos de quem já sabia tocar algum instrumento e ensinando aos iniciantes e os tirando da ociosidade.
Em seu símbolo encontramos a coroa que representa o império e significa grupo ou família e o beija flor, cadencia de cores. Ou seja, família ou grupo com objetivo de harmonizar cores e ritmos.
O Projeto Cadenciado objetiva ensinar a seus integrantes a tocar instrumentos de percussão e violão, bem como a produção e manutenção desses instrumentos e aulas de teclado. E para mostrar o que foi aprendido durante todo o ano surgiu a ideia de criar a escola de samba Império Cadenciado, para mostrar na avenida durante o carnaval, o talento de cada integrante do projeto compondo a bateria que é o coração da escola.

Escola de samba Mocidade independente do Sanharol – Mis
A Escola de Samba Mocidade Independente do Sanharol – MIS, considerada como um dos símbolos do carnaval Varzealegrense, foi criada com o objetivo de agregar, descobrir e valorizar talentos jovens.
A escola originou-se de um bloco chamado “A Velha Debaixo da Cama” no ano de 1976, formado por jovens da comunidade que, vestidos de verde e branco, saiam às ruas batucando. A tradição se formou, ganhou adeptos, expandiu-se e é hoje uma Escola de Samba que reúne nos seus trabalhos de confecção, produção e no desfile cerca de 1.200 componentes e estrutura-se em duas entidades: A MOCIDADE MIRIM e a ESCOLA DE SAMBA MOCIDADE INDEPENDENTE DO SANHAROL – MIS. A entidade, mantida por doações de sócios amigos, realiza, além do tradicional DESFILE CARNAVALESCO, projetos Sócios Culturais durante o transcurso do ano, cita-se TOCANDO A VIDA, CORPO EM AÇÃO e MÃOS PRODUTIVAS, que envolve crianças de 6 a 12 anos e jovens da comunidade e bairros vizinhos em aulas de percussão, de dança, de costura e trabalhos manuais. Realiza ainda espetáculos culturais, sendo que a culminância de todo projeto e das atividades acontece durante o período carnavalesco através do DESFILE. A Escola é composta por Alas, Carros Alegóricos, Bateria, Ala das Baianas, 03 casais de Mestre Salas e Porta Bandeiras, destaques, totalizando 15 alas e 600 brincantes.

Blocos carnavalescos
Os blocos de Carnaval, também conhecidos como blocos de rua deram início ao carnaval de Várzea Alegre, há cerca de 80 anos. A tradição das concentrações e desfiles de blocos ainda hoje é mantida, viraram atração à parte no carnaval. Durante todo o período carnavalesco, em diversos locais da cidade, ao som de vários ritmos, instrumentos, trios elétricos e atrações artísticas, os blocos se reúnem, saem pelas ruas e avenidas, promovendo alegria e atraindo a cada ano um maior número de foliões. O município tem cerca de 10 blocos alternativos, sendo eles diversos em suas composições e características, com destaque para o bloco dos Bonitinhos, Bloco “A veia Debaixo da Cama”, Bloco Mocidade Independente do Sanharol, Bloco das Virgens, Bloco Geramizade, entre outros.