Procissão do Fogaréu


Linguagens

Cultura Tradicional

Descrição curta

A “PROCISSÃO DO FOGARÉU”, acontece anualmente, por ocasião da semana santa e reúne grupos de Penitentes locais e de cidades circunvizinhas. O evento, idealizado com o objetivo de fortalecer essa cultura popular, promover um intercâmbio entre os grupos e, principalmente, preservar a tradição popular.

Classificação Etária: Livre

Mais Informações: (88) 99743-5419


Acessibilidade:

Tradução para LIBRAS: Não

Áudio Descrição: Não

Capela de São Vicente de Paula

ver mapaocultar mapa

Dia 8 de abril de 2022 às 18:00

Preço: Gratuito

Endereço: Rua São Vicente, S/N , Centro, 63540-000, Várzea Alegre, CE

Descrição

Em Várzea Alegre é muito forte a manifestação secular dos Penitentes. Atualmente existem no município 06 (seis) grupos em atividades, sendo 03 na zona rural (distritos de Canindezinho, Naraniu e Riacho Verde), e três na sede urbana. Sendo eles: Grupo de Penitentes Nossa Senhora de Fátima; Grupo São João Batista; Grupo Clamores de Cristo; Grupo de Penitentes do Riachinho,
Na região do Cariri as ordens dos Penitentes surgiram por volta de 1860, época de fome e peste, incentivadas pelo Padre Ibiapina. Segundo relatos a tradição chegou em Várzea Alegre a partir do Distrito de Canindezinho.
Ordem religiosa, caracteristicamente formada por homens simples, que herdam essa tradição dos seus antepassados, geralmente são agricultores analfabetos, profundamente identificados com a fé e crendices populares. São liderados por um Decurião. Vestem-se com a indumentária conhecida como opa, usam capaz para cobrir o rosto e carregam na mão um objeto cortante chamado disciplina, por meio do qual praticam o autoflagelo. Atuam rezando terços nas estradas, capelas, cruzes, cemitérios, velórios e praticam o autoflagelo com um objeto cortante conhecido como disciplina. Na quaresma saem em caminhada pelas comunidades, entoando benditos e pedindo o jejum.

Galeria

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem

Denunciar