Terreirada no Cariri. 1ª Virada Cultural do Grupo Arte e Trdição. 1º Intercâmbio Cultural Terreiro Capoeira e Arte e Tradição.

O evento ocorreu em Agosto de 2015 na cidade de Barbalha -CE, nele buscamos o intercâmbio Cultural entre os dois grupos, Terreiro Capoeira e Arte e Tradição, afim de vivenciar a capoeira enquanto manifestação cultural afrodescendente, e assim promover o intercâmbio cultural proposto.

O evento Terreirada No Cariri, Virada Cultural e Intercâmbio Cultural Arte e Tradição Terreiro Capoeira nasce pelo desejo e entendimento da capoeira enquanto manifestação afrodescendente.
Pensamos um evento onde possamos dialogar mais de perto com a cultura afrodescendente do cariri e promover um intercâmbio cultural entre os dois grupos realizadores e demais grupos participantes do evento.
Desse modo, o evento se torna diferenciado, uma vez que saímos de um modelo, de uma forma onde a prioridade era apenas o jogo da capoeira e o batismo para uma forma de evento em que o joga da capoeira figura como uma das manifestações culturais que acontecem no evento.
Assim, temos um evento rico em diversidade cultural afrodescendente, fazendo com que se fortaleça a comunidade através da preservação e manutenção de seus aspectos culturais.

Terreiro Capoeira Cariri - Mestre Orismidio Duarte - Caboré

Desenvolve trabalhos compreendendo a capoeira como uma manifestação cultural afrodescendente. Pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Gênero e Relações Étnico-Raciais – NEGRER - URCA. Tem graduação em Artes Visuais, especialização em História e Cultura Africana, em Arqueologia Social Inclusiva e Mestrado em Educação onde pesquisa a capoeira e sua relação com a educação.