X Encontro Mestres do Mundo

Mestres do Mundo, Saberes Para Todos os Tempos

O X Encontro Mestres do Mundo é um evento da Secult centrado no reconhecimento e na valorização dos Tesouros Vivos do Ceará. É uma ação de democratização do acesso a bens e serviços culturais, que tem como missão fortalecer o intercâmbio entre saberes e fazeres, prestigiando os Mestres da Cultura Tradicional enquanto referências e guardiões das tradições populares.

Inscrições: A inscrições para participar são gratuitas e estão abertas até 21 de novembro de 2016, pelo site http://mestresdomundo.com.br/

Limoeiro do Norte

De 24 a 26 de novembro de 2016.

Endereço: RUA CEL. ANTÔNIO JOAQUIM, 2121 , Centro, 62930-000, Limoeiro do Norte, CE

Com um trabalho permanente de valorização dos Mestres da Cultura do Ceará e em sintonia com a política cultural do Estado, a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) apresenta o X Encontro Mestres do Mundo, que será realizado de 24 a 26 de novembro, em Limoeiro do Norte, a 198 km de Fortaleza. D​urante os três dias do Mestres do Mundo, o público terá acesso às diversas manifestações de saberes e fazeres da cultura popular, personificadas pelos mestres da cultura.

"O Encontro Mestres do Mundo é um dos momentos mais belos, importantes e marcantes de nosso calendário cultural e uma das ações fundamentais da política de patrimônio e da política cultural como um todo. É uma oportunidade para conhecimento, reconhecimento e intercâmbio de saberes e fazeres dos mestres oficialmente reconhecidos pelo Governo do Estado, de outros mestres do Ceará, do Brasil e do exterior, e do público participante do Encontro", destaca o secretário da Cultura do Estado do Ceará, Fabiano dos Santos Piúba.

O evento diferencia-se de outras mostras e festivais das culturas tradicionais populares realizados no Brasil e no mundo, os quais trazem geralmente como cerne as manifestações traduzidas na forma do espetáculo. No Mestres do Mundo, o foco é o Mestre. É a partir dele, da sua vida, do seu saber, do que ele produz, da memória que porta e de como se relaciona com a sua comunidade e com o mundo que toda a programação se estrutura e se desenvolve.

Com o tema “Mestres do Mundo, Saberes Para Todos os Tempos”, esta edição do evento propõe uma programação capaz de gerar a reflexão sobre os saberes tradicionais, sobre a importância dos Mestres para a conexão desses conhecimentos com os tempos atuais, e sobre como eles podem nos guiar nesses novos tempos em que se precisa redescobrir saberes e formas de viver, conviver com as pessoas e com o planeta. Esses saberes são patrimônio da humanidade, ocultados e agredidos pela lógica modernizante, preservados pelas comunidades tradicionais, guardados e repassados a partir das vivências dos mestres, seus guardiões.

O encontro quebra a lógica da espetacularização para propor uma pedagogia que integra a vivência, a tradição oral, o fazer coletivo e a participação na “brincadeira”, ao mesmo tempo que valoriza e dá visibilidade aos processos e aos contextos em que se formam os Mestres. Lúdico e reflexivo, o evento possibilita o encontro entre gerações. Mestres e discípulos dialogam, ensinam e aprendem mutuamente na sua arte tão conhecida de afetar pelos sentidos.

Para mais informações acessar: http://mestresdomundo.com.br/

Secretaria da Cultura do Estado do Ceará - SECULTCE

A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) tem como missão executar, superintender e coordenar as atividades de proteção do patrimônio cultural do Ceará, difusão da cultura e aprimoramento cultural do povo cearense.