CORPO , GÊNERO E SEXUALIDADE: PRA QUE TE QUERO?

EXPOSIÇÃO DE ARTES VISUAIS


Descrição curta

Convidamos todes a participar, interagir e conhecer a exposição-projeto “Corpo, gênero e sexualidade: para que te quero?” articua pelo Laboratório de Estudos e Criação Bixórdia (@bixordia.lab)e produzido pela Ungidas Produtora Cultural (@ungidasprodutor).

A programação do projeto tem inicio dia 01 de fevereiro ás 19 hrs com abertura da exposição e lançamento do catálogo e da programação que acontecerá ao longo do mês do fevereiro. Acontecerão oficinas, webnário, falas de artista, compartilhamento de textos e diálogos com a participação de artistas, arte educares/as, curadores/as, pesquisadores/as e professores/as.

A exposição “Corpo, gênero e sexualidade: para que te quero?” conta a participação de 15 artistas contemporâneos/as cearenses. Alex Sousa – Eliana Amorin – Indja – Ravena Isadora – Sy Gomes – Nayra Gomes – Lucas Tavares – Cauê Henrique – Caju – Charles Lessa – Marsonília Duarte – Soupixo – Rawan Carvalho – Manguebixa – Divine Kariri, que estarão expondo suas produções em nossa galeria virtual, e compartilhando textos e vídeos em nosso catálogo e site sobre seus trabalhos e produções.

Este projeto tem Direção Geral de Wandeallyson Landim (@wandeallysonlandim), Produção Cultural de Lucas Villi (@lucasvilli), Curadoria de Vita da Silva (@um_novonome), Coordenação do Educativo de Wellington Soares (@wellisoares_art),Arte Educadoras Maria Macêdo (@_magianegra) e Jaqueline Rodrigues (@florescimento), Interpretação de Libras Giliard Paulino e Designer Gráfico de Carlos Henrique (@henrique.art777) .

Este projeto foi aprovado no edital arte livre – edital de criação artística da secretaria de cultura do estado do ceará do governo do estado do ceará, e financiado pela lei aldir blanc de emergência cultural - ceará.

Inscrições: Para Visitar a Exposição e Participar das Atividades que acontece, ao longo do Mês de fevereiro, acesse o Instagram do @bixordia.lab e os Links do Site e Canal do YouTube se encontram na bio do Instagram.

Classificação Etária: 14 anos

Mais Informações: (88) 99779-0442


Acessibilidade:

Tradução para LIBRAS: Sim

Bixórdia - Laboratório de Estudos e Criação

ver mapaocultar mapa

EXPOSIÇÃO-PROGRAMAÇÃO EM CARTAZ DE 01 DE FEVEREIRO ATÉ DIA 28 DE FEVEREIRO

Preço: GRATUITO

Endereço: Rua João Julio da Silva , 10, Próximo ao Mosteiro, Betolândia, 63036-105, Juazeiro do Norte , CE

Descrição

APRESENTAÇÃO

Este Projeto foi selecionado pelo Edital Arte Livre: Edital de Criação Artística realizado pela Secretaria de Cultura do Estado do Ceará e fomentada pela Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural do Ceará de 2020. Toda a programação é de classificação etária Livre e todo material em vídeo conta com tradução em libras. O Projeto de Exposição de Artes Visuais “Corpo, Gênero e Sexualidade: Pra que te quero?” É uma proposta articulada pelo Laboratório de Estudos e Criação Bixórdia com Produção da Ungidas Produtora Cultural em parceria com diversos/as artistas e arte-educadores/as da região do Cariri cearense e do Ceará.

O Laboratório de Estudos e Criação Bixórdia desde sua criAÇÃO vem promovendo e desenvolvendo atividades artísticas-formativas-educativas-informativas, atuando no combate a LGBTIfobia e na promoção e valorização de pessoas LGBTI+ na região do Cariri Cearense através da arte-educação, realizando ações como rodas de conversas, grupo de estudos, oficinas, laboratório de criação e experimentação, cursos, exposições de arte, vivências, conferências entre outras atividades, que juntamente com outros projetos/coletivos, entidades e organizações vem colaborando com nossas ações e somando na luta contra as articulações das opressões estruturais desse sistema capitalista, racista, patriarcal, machista, heterossexista e LGBTIfobico. A exposição se propõe a abrigar trabalhos de 14 (quatorze) artistas cearenses que em suas produções estéticas/artísticas tencionam questões étnicos-raciais, gênero e dissidências sexuais.

O Projeto tem por objetivo realizar uma exposição de artes visuais, intitulada “Corpo, Gênero e Sexualidade: Pra que te quero?” que conta com uma programação ao longo do mês de fevereiro. A exposição é realizada com a participação de jovens artistas contemporâneos/as cearenses que em suas produções reflitam e discutam as questões e vivências da população LGBTI+, da mulher, do corpo, de questões étnicos-raciais e sociais, pensando em outras centralidades geográficas e potencialidades que estão a produzir fora (a margem) dos grandes centros urbanos. A exposição é guiada pelo conceito de lâminas Junto à exposição, o projeto conta com oficinas de formação estético-artística, debates e falas abertas sobre a produção estético/artístico dos/as artistas em diálogo com as produções artísticas contemporâneas. A exposição contará com Curadoria de Vita da Silva (Arneiroz-CE), Produção Cultural de Luvas Villi (Ibicuã - CE), o Educativo com coordenação do Wellington Soares (Crato-CE) e as Arte-Educadoras Maria Macêdo (Juazeiro do Norte-CE) e Jaqueline Rodrigues (São Paulo-SP) que produziram coletivamente todo o Material Educativo e elaborando o Catálogo da Exposição que estará disponível para acesso e download neste site e na bio do Instagram do Laboratório (lab.bixordia). O material gráfico e visual deste projeto foi organizado pelo Designer Gráfico Carlos Henrique (Crato-CE).

Por considerarmos a importância deste projeto e das ações desenvolvidas pelo Laboratório Bixórdia na região do Cariri cearense, e percebendo a urgente necessidade de investimento em ações afirmativas, de manutenção, preservação e disseminação da produção cultural artística LGBTI+, valorização das mulheres e da pluralidade étnico-racial, justifica-se a realização deste projeto, sobretudo pelo recorte curatorial em delimitar nesta edição apenas a participação de artistas cearenses, que irão expor de modo que seus trabalhos possam de alguma maneira fazer a sociedade refletir sobre a importância de criar espaços geradores de diálogos apontando para outras possibilidades diversas de existência.

Wandeállyson Landim - Diretor Geral do Projeto

Vídeos

Galeria

Publicado por

Wandealyson Dourado

Wander Dourado, bixa não-binare, artista/professor/pesquisador graduado em Artes Visuais pelo Centro de Artes -Urca. Atualmente Diretor do Laboratório de Estudos e Criação Bixórdia, Pesquisador no Grupo de Pesquisa NZINGA/URCA, Gestor do Projeto Quebrada Cultural, atua em vários segmento da Arte-educação e Cultura. Atualmente pesquiso e desenvolvo produções voltada as inquietações dos LGBTQIAPN+.

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem

Denunciar