DIA DA LITERATURA CEARENSE - 40 ANOS PARABÉLUM

Livro e Literatura

O Projeto "O entre-lugar na Literatura cearense" e o Acervo do Escritor Cearense, da Biblioteca de Ciências Humanas da UFC, promoveram esse encontro com palestras e uma mostra de documentos do Arquivo Pessoal de Gilmar de Carvalho, com curadoria de Lídia Barroso, no salão do primeiro piso da Biblioteca de Ciências Humanas (CH1), em novembro de 2017.

O Ceará é manancial de uma tradição literária rica: berço do romancista José de Alencar; pioneiro na divulgação filosófica, nos movimentos políticos e nas manifestações estéticas; lar de clubes e de agremiações literárias, de boêmios e brincalhões; de poetas e ficcionistas que cantaram a serra, o mar e o sertão. Com o intuito de conscientizar as pessoas da importância cultural da literatura cearense, na gestão do governador e acadêmico Lúcio Alcântara, por meio da lei estadual Nº 13.411, de 15 de dezembro de 2003, de autoria do ex-deputado Adahil Barreto, houve a instituição do “Dia da Literatura Cearense”, que passou a ser comemorada no dia 17 de novembro, em homenagem ao nascimento de Rachel de Queiroz. Com a publicação do romance O Quinze (1930), a escritora alcançou ampla repercussão, conquistando o interesse dos leitores e da crítica, ao alavancar um novo ciclo dos romances nordestinos na ficção brasileira. Pela força poética de suas narrativas, Rachel de Queiroz tornou-se símbolo da literatura e da cultura cearense, assim como Patativa do Assaré, José de Alencar, Juvenal Galeno, Oliveira Paiva e a agremiação literária e artística, Padaria Espiritual.
Integrando as comemorações que celebram a data criada pela Lei estadual citada, o Projeto “O entre-lugar na literatura cearense”, coordenado pelo Prof. Charles Ribeiro, sob a orientação da Prof.ª Odalice de Castro Silva, tem como objetivo o estudo da formação da literatura dos que escreveram, produziram e publicaram no estado do Ceará, enfatizando a consolidação de uma tradição literária no Estado, investigando a sua contribuição para a diversidade da Literatura brasileira. Os trabalhos do Projeto partem de um viés da historiografia literária, da crítica e da literatura comparada.
Em 2017, celebraremos os 40 anos de publicação de Parabélum (1977), de Gilmar de Carvalho, considerado o mais expressivo romance publicado na década de 1970, no Ceará. O livro narra a trajetória de um protagonista, denominado apenas de ‘herói’, em minúsculo, uma espécie de libertador, anunciado por meio de profecias do Antigo e do Novo Testamentos, mas que se transmuta em diversos personagens históricos como Cristo, Lampião e Che Guevara. Gilmar de Carvalho, para engendrar seu universo ficcional, costurou e entrelaçou histórias da tradição popular nordestina com variados signos da indústria cultural, tais como o teatro, a televisão, o cinema e as histórias em quadrinhos. Um livro que merece ser lido e estudado!
O Projeto “O entre-lugar na Literatura cearense” e o Acervo do Escritor Cearense, da Biblioteca de Ciências Humanas da UFC, promovem este encontro com palestras e uma mostra de documentos do Arquivo Pessoal de Gilmar de Carvalho.
Venha celebrar conosco!

Quando: 17/11/2017.
Horário: de 09:00 às 12:00.
Onde: Auditório da Biblioteca de Ciências Humanas – UFC (Campus Benfica, Fortaleza)
Vagas: 80.
Certificado: carga horária de 4 horas.
Evento: gratuito e aberto ao público.
Saiba mais sobre o evento: Dia da Literatura Cearense
Página do Facebook:
Contato: entrelugar.literaturacearense@gmail.com

Organização:
Prof. Mestranda Lídia Barroso Gomes
Prof. Doutorando Charles Ribeiro Pinheiro
Prof.ª Dr.ª Maria Neuma Barreto Cavalcante
Prof.ª Dr.ª Odalice de Castro e Silva

Programação:

Data: 17 de novembro de 2017.
Local: Auditório da Biblioteca de Ciências Humanas.
Horário: 9h00 às 12h00.
Abertura: “Por que celebrar o Dia da Literatura cearense?” (09h30) - Prof. Doutorando Charles Ribeiro Pinheiro
Fala: “Gilmar de Carvalho no Acervo do Escritor Cearense” (09h50) - Prof.ª Dr.ª Neuma Cavalcante
Entrevista com o herói (Gilmar de Carvalho) (10h20)
(Entrevistadora – Prof.ª Mestranda Lídia Barroso)
“Palestra: Parabélum – 40 anos” (11h00) - Prof.ª Dr.ª Odalice de Castro Silva
Homenagem ao escritor, pelos 40 anos de Parabélum (11h30)
Exposição sobre Parabélum, no salão do primeiro piso da Biblioteca de Ciências Humanas (CH1).

Charles Ribeiro Pinheiro

Pesquisador de Pós-doutorado e Coordenador do grupo de pesquisa "Literatura Cearense Comparada" pela Universidade Federal do Ceará. Professor graduado em Letras pela UFC (2008). Mestre (2011) e Doutor em Literatura Comparada (2019), pela UFC, com pesquisas sobre o escritor Rodolfo Teófilo. Roteirista de quadrinhos e autor de livros didáticos de Literatura. Autor do projeto Padaria Espiritual HQ.