Pachamama

Teatro Celina Queiroz

Dia 21 de dezembro de 2016 às 19:00

Preço: R$ 10,00

Endereço: Av. Washington Soares,, 1321 , Edson Queiroz, 60811-905, Fortaleza, CE

Trabalhando com a materialidade de objetos descartáveis e descartados ora levados à cena e reconfigurados em cenário e figurino, materiais esses tratados como lixo pela sociedade em que vivemos, o espetáculo trata da relação que há entre o cotidiano feminino e a descartabilidade do lixo. A relação feminismo X machismo e a misoginia são temas que entram em pauta para falarmos das mulheres que ajudam a mover o mundo, para falar também do próprio mundo como um sagrado feminino simbolizado pela deidade Pacha Mama, a mãe Terra.
O espetáculo, então, é um convite à reflexão sobre a dinâmica social em que estamos inseridos: no como produzimos excessivamente lixo e no como rebaixamos o humano a esta concepção utilitarista própria de nossa concepção sobre o que é lixo, onde usamos do outro enquanto o outro cede a nossos desejos, e não mais nos servindo é descartado. Aqui falamos especificamente de como historicamente a mulher esteve e ainda está nesse lugar de submissão em relação ao homem.
Pachamama é uma tentativa de fazer reverberar um discurso necessário à uma nova consciência de e para o mundo, um desejo de convívio em equidade entre humanos e não humanos, entre o que somos, o que possuimos e o que desejamos ser/ter. Para uma potência de transformação de materialidades e mentalidades em consonância com nosso planeta mãe.

João Paulo Barros

Coreógrafo, bailarino intérprete-criador, professor e pesquisador, formado pelo Curso Técnico em Dança do Ceará e Licenciado em Dança pelo ICA-UFC.

Integrou o Núcleo de Doc-dança da Artelaria Produções, o Projeto Improvisa e o grupo Sonoridades Múltiplas.

Atualmente coordena o Programa de Dança do Centro Cultural Bom Jardim, equipamento de cultura do Governo do Estado do Ceará.