As informações deste registro é histórico gerado em 02/03/2021 ás 14:02:28.
Este agente está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui

Prudêncio

Artista da música e do teatro popular, produtor cultural, oficineiro, historiador em formação. Membro do Grupo de Caretas do Alto da Bonita, autor e ator do monólogo teatral "O Circo da Rua de Bairro", Autor, Diretor e Músico em "Humbertos Caravana Cearense do Baião", cantor, músico e compositor em "EP REZA DOR", "Prudêncio e Baião de Terreiro" e músico da noite com show cover voz e violão.

Site: https://www.instagram.com/prudencio.ce/

Email: michelprudenciooficial@gmail.com

Telefone Público: (88) 99922-5119

Endereço: Rua Otaviano Benevides, 205 , Santo Antônio, 63502-265, IGUATU, CE

CEP: 63500-005

Logradouro: Rua Professor João Coelho

Número: 002

Complemento: Sítio

Bairro: Centro

Município: Iguatu

Estado: CE

Descrição

Michel Prudêncio é artista de Iguatu/CE, filho do Mestre regente da Banda Municipal de Iguatu Mano Prudêncio, que faleceu em agosto de 2019. Michel Prudêncio cresceu no meio artístico da cidade por meio de seu cotidiano no Projeto Arte Criança, ONG que atuou nos anos 90 nas periferias da cidade por mais de 20 anos e lá teve contato com a música de tradição, o teatro popular, as artes plásticas e tantas outras linguagens artísticas, participou da Banda Municipal de Iguatu Maestro Manoel Ferreira Lima de 2001 a 2009 onde tocou requinta e saxofone, no teatro, foi membro do grupo Ciranda de Teatro de 1999 a 2003 e Companhia Ortaet de Teatro onde fez parte do elenco dos espetáculos "O Detestinha, em era uma vez" (2006) Músico, "Cacos de Vidro Verde" (2008) Ator, "Alice"(2008) Músico e compositor, "Bruxas numa missão possível" (2017) Ator.
Desenvolveu trabalhos como Produtor e Gestor Cultural na Secretaria Municipal da Cultura e Turismo de Iguatu de 2009 a 2015, retoma seus trabalhos artísticos em 2012 com o espetáculo musical "Humbertos - Caravana Cearense do Baião" que faz tributo ao compositor Iguatuense Humberto Teixeira, projeto que se apresentou em diversos palcos cearenses destacando Teatro Carlos Câmara - Fortaleza, Teatro Marquise Branca - Juazeiro do Norte, Centro Cultural Dragão do Mar - Fortaleza, SESC CRATO, SESC IGUATU, Teatro Pedro Lima Verde - Iguatu, Centro Cultural Banco do Nordeste - Juazeiro do Norte e CCBNB Sousa e Pombal PB, participação no documentário "Humberto Teixeira - Vida e Música" da TV Assembleia e no programa São João do Nordeste Edição 2015 da TV Globo.
É autor do texto para teatro "O Circo da Rua de Baixo" onde aborda um debate acerca da violência na infância das comunidades periféricas do interior cearense, nesse trabalho também interpreta em monólogo.
Atualmente Michel Prudêncio desenvolve trabalhos artísticos com a tradição como a criação do "Grupo de Caretas do Alto da Bonita" (2019) onde pesquisa a brincadeira de teatro popular. Prudêncio também pesquisa o forró de tradição através de seu show "Baião de Terreiro" montado desde 2016 com o intuito de vivenciar a música nordestina e experimentar nesse aspecto da tradição, o grupo formado por Mestre Edmar do Acordeon e Fernando José na Zabumba remonta os antigos festejos de forró e circula pela cidade de Iguatu e Região em ambientes urbanos e rurais.
Outro formato de show que permite o artista se encontrar com seu público é o de voz e violão onde circula em barzinho e casas de shows na cidade onde o músico interpreta suas versões da música popular brasileira com ênfase no cancioneiro nordestino.
Acadêmico do 8º semestre do Curso de Licenciatura em História, Prudêncio pesquisa o Baião enquanto gênero musical brasileiro e importante movimento cultural para a construção do nordeste, tendo Humberto Teixeira como personagem principal na construção desse processo histórico. Sua pesquisa para o trabalho de conclusão de curso é com o tema dos Caretas da Semana Santa na região da Vila Tipis nos limites dos municípios de Iguatu e Acopiara. Outra atuação profissional no campo da pesquisa e troca de conhecimentos é por meio das oficinas "Musicalidade nas tradições cearenses" e "Baião: História, Batida e Canção" em que Prudêncio apresenta referências de suas pesquisas artísticas acerca da música e dos brinquedos populares do sertão da região centro sul, bem como sua experiência com os estudos do Baião enquanto movimento cultural e a presença cearense nessa construção.
Seus trabalhos de produção cultural são desenvolvidos no Coletivo artístico "Cultura no Largo" que atua na histórica cidade de Icó, município vizinho de Iguatu, onde o grupo promove eventos culturais como saraus, mostras, shows, exposições e formação artística.
Anualmente o artista realiza o projeto "Caminho das almas" no dia de finados, que consiste em uma visita guiada ao antigo cemitério de Senhora Santana na cidade de Iguatu, a visita tem a intenção de difundir a história local à partir do cemitério, bem como levar uma mensagem de atenção e preservação ao patrimônio cultural da cidade. O projeto busca abordar temáticas que envolvem o imaginário popular iguatuense e antigos rituais de morte do povo sertanejo, esse olhar ao lado místico do sertão é tema de seu primeiro registro musical "REZA DOR" em processo criativo com o grupo musical "Prudêncio e seu conjunto" banda do artista que trabalha shows e gravações de Michel Prudêncio, formado por artistas pretos a banda busca abordar aspectos do povo afro-brasileiro em sua performance, discurso e mensagem artística. A banda desenvolve ensaios criativos que trabalham as músicas para a gravação do EP REZA DOR que conta com a participação de Júnior Dias da Gravadora iguatuense Digital Áudio Estúdio, Abraão Matos produtor musical iguatuense residente na Europa e Alexia Duarte, produtora e diretora audiovisual de Icó/CE.
Prudêncio se aprofunda cada vez mais em suas pesquisas que envolvem a cultura local do sertão iguatuense refletido no teatro, na música e nas artes integradas de seus diversos trabalhos.

Vídeos