As informações deste registro é histórico gerado em 05/03/2016 ás 17:31:57.
Este agente está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui

Jord Guedes

Cantora e compositora, de Crato-CE, em Fortaleza desde a década de 1990, participou de vários Festivais de Música e shows desde 2005, em Fortaleza, cidades do Ceará e em outros estados, tendo participado também de programas de rádio e TV, locais e nacionais. Lançou em 2015 seu primeiro álbum, Traços, com o qual fez turnê em Portugal em 2016

Site: http://jordguedes.com.br/site/

Email: jordguedes@gmail.com

Telefone Público: (85) 99994-8472

Descrição

OS TRAÇOS E CORES SONOROS DE JORD GUEDES
Ela canta como quem brinca com tinta, misturando tons, ritmos e imagens. Leia um pouco sobre a trajetória musical de Jord Guedes.

A cantora e compositora Jord Guedes nasceu na cidade do Crato (CE), região do Cariri, e teve sua inserção no mundo das artes ainda na infância quando participou de corais e cursos de teatro. Nessa época, Jord ganhou seu primeiro prêmio ao participar do concurso de música da escola onde estudava aos 12 anos. Ainda adolescente, mudou para Fortaleza e passou a ter contato com nomes importantes do cenário cultural da cidade como os diretores de teatro Oswald Barroso e Walden Luís, com quem fez oficinas.

INÍCIO DA TRAJETÓRIA NA MÚSICA

Em 1998, Jord Guedes fez parte do Coral do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Federal do Ceará (UFC) participando da gravação do CD “Pro Dia Nascer Feliz”. Também integrou o grupo vocal feminino Seios da Face, em 1999, quando participou da montagem do espetáculo Cabaré Noite Ocidental” que circulou por espaços como o Theatro José de Alencar e o Centro Dragão do Mar, em Fortaleza, e também viajou com o trabalho para Natal (RN). Em 2003, ingressou no Curso de Extensão em Música da UFC. Integrou nesse mesmo período a Camerata de Violões da Universidade e foi vocalista da Banda Maracatu Vigna Vulgaris.

SHOWS, PROJETOS E FESTIVAIS

Em 2004, classificou música de sua autoria no II Festival de Música Junina da Fundação de Cultura e Turismo de Fortaleza (FUNCET). Desfilou no Maracatu Vozes da África em 2004, no batuque, e em 2005, como cantora de loa. Ainda em 2005, estreou o show "Samba pra Mário Lago" no Festival Vida e Arte, levando-o posteriormente ao Teatro SESC Emiliano Queiroz e ao Centro Cultural Oboé, naquele mesmo ano. Ainda em 2005, apresentou o espetáculo "Maracatus e outros Batuques" na cidade de Crato (CE), participando da VII Mostra Cariri das Artes do SESC.

Em 2006 integrou o grupo Macaxeira de Contação de Estórias Musicadas, com o qual se apresentou em vários espaços culturais de Fortaleza, incluindo o Centro Cultural do Banco do Nordeste (CCBNB). No mesmo ano, fundou a banda ARACÊ, da qual foi vocalista e compositora, numa proposta de aliar os ritmos nordestinos à música contemporânea dos samplers e sintetizadores. Em 2007 participou do III Festival de Música e Arte de Garanhuns (PE), defendendo música dos compositores Alan Mendonça e Joyce Custódio. Ainda em Garanhuns acompanhou como backing vocal, em apresentação na final, o cantor e compositor David Duarte. Participou do IV Festival de Inverno da Meruoca (junho de 2007), cantando música de sua autoria, incluída no CD do Festival, junto às outras 11 finalistas.

Apresentou-se em vários espetáculos como convidada, entre eles o lançamento do livro "Vermelho" de Henrique Beltrão, no CCBNB e o Show Rádio-Ativo, de Alex Costa, na Mostra DeVERCidade. Estreou o show Canto Siar@ em agosto de 2007, com a banda ARACÊ, no Centro Cultural Dragão do Mar, espetáculo posteriormente mostrado no Teatro SESC Emiliano Queiroz e SESC Iracema, no Café Teatro das Marias, na programação da IX Mostra Cariri da Cultura do SESC, no Crato, no Centro Cultural Oboé, no Centro Cultural Bom Jardim, nas cidades de Sousa-Pb, Nova Olinda e Juazeiro do Norte-Ce, no programa Rock Cordel do CCBNB, dentre outros.

Em 2008 desfilou com o Maracatu Solar, cantando a loa tema, interpretou no V Festival de Inverno da Meruoca, a música Para Tito, de Alex Costa, agraciada com o 3° lugar, e se apresentou, integrando a banda Aracê, juntamente a artistas como Ìtalo e Reno e Quinteto Agreste em show realizado na Praça do Ferreira, alusivo à comemoração do aniversário da cidade. Em 2009 fez show no Bar do Papai na programação da terça autoral do Clube Caiubi de compositores, do qual faz parte, fez show de abertura para As Chicas no BNB Clube de Fortaleza e participou do Festival Cariri da Canção.

Em 2010 desfilou com o Maracatu Solar, cantando a loa tema, apresentou-se no Centro Cultural Dragão do Mar em março, no Bar do Papai em abril, no CC Oboé em junho e no Mistura Cenários, dentro do projeto do Clube Caiubi de Compositores, em julho. Em 2011 realizou show na ExpoCrato, no Palco Sonoro da URCA – Universidade Regional do Cariri, participou da IV edição do Festival Cariri da canção, na cidade de Crato-CE, defendendo a música Náufragos, parceria com Julio Cesar Vila Nova, e participou da V Mostra Banco do Nordeste da Canção Brasileira Independente.

Em 2012 concluiu o Mestrado em História com a dissertação “O Fazer Musical de Rodger Rogério – O singular e o plural do Pessoal do Ceará”, fez show no Centro Cultural Dragão do Mar, no Projeto DegustaSom do SESC, Apresentou o show “Samba pra Mário Lago” no Projeto Quinta Cutural do Mercado dos Pinhões, Participou do Maifesta Festival. Em 2013 estreou o show “40 anos de “Pessoal do Ceará – Uma Divina Comédia Humana Falando da Vida”, apresentado em vários espaços culturais de Fortaleza, como o Anfiteatro da Beira- Mar. O show esteve também no Tetro São João, em Sobral-CE.

Em 2014 gravou um programa para o canal de TV ESPN-Brasil falando de sua trajetória musical, apresentou o show “40 anos de Pessoal do Ceará – Uma Divina Comédia Humana Falando da Vida” no Acervo Imaginário e no Espaço Cultural do Jornal O Povo, fez shows no Café Candeeiro, no Acervo Imaginário, Espaço Cultural Dragão do Mar- projeto Fuxico do Dragão, SESC Emiliano e Queiroz e SESC Iracema, Gravou seu primeiro disco, com 11 faixas autorais, sendo algumas em parceria com outros compositores e poetas, sob direção musical do guitarrista Lu de Sosa.

Em 2015 se apresentou em espaços culturais como o Boteco do Arlindo e Café Kukukaya, fez show na programação da Feira da Música, no Anfiteatro do Centro Cultural Dragão do Mar, na Mostra Petrúcio Maia, lançou seu primeiro vídeo-clipe, e seu primeiro álbum, Traços, no anfiteatro do Dragão do Mar, apresentou o show “Terral em rock e blues” no Amicis e no projeto Fuxico do Dragão, o show Traços no Teatro Carlos Câmara, e no Espaço Cultural O Povo, este último mediado por entrevista concedida ao jornalista Flávio Paiva.

Em 2016 fez turnê do seu disco Traços, com dois shows em Lisboa, e um na Costa Nova/Aveiro, em Portugal

PERSPECTIVA

Circular com o disco Traços, e fazer shows com novos projetos como o recém-criado Coletivo de Mulheres Nós, VOZ, Elas

Vídeos