As informações deste registro é histórico gerado em 10/03/2021 ás 19:50:18.
Este agente está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui

Arara é artista pesquisadore, figurinista, designer de moda, negre, não binárie, cearense, de 29 anos, com base nas cidades de Boa Viagem e Fortaleza,

Realiza trabalhos individuais e coletivos sob a insistente tentativa de imersão sensorial e de experimentação criativa.

Produz atividades artísticas e culturais no espaço Salão das Ilusões na cidade de Fortaleza voltadas para ações que envolvem reúso têxtil e sustentabilidade na moda,figurinos, acervo de indumentária e economia criativa/afetiva desde 2012.

Bacharelando em Design Moda pela UFC desde 2015

Bolsista do Programa de Extensão FIGURART - Acervo de Indumentária do curso Design Moda - UFC em 2016

Premiado pelo Edital das Artes de Fortaleza, na categoria MODA - Artistas Iniciantes em 2016 com a pesquisa LYXO - criação sustentável. Onde desenvolveu figurinos de cinema para os filmes "Inferninho", "Boca de Loba"e "Espavento"a partir das técnicas de upcycling, culminando no projeto Ateliê Aberto, contrapartida onde ofereceu duas oficinas gratuitas de corte e costura a partir de reúso têxtil.

Em 2017 em parceria com o Salão das Ilusões Idealizou e realizou o projeto MÚTUA, apoiado pelo Programa de Produção e Publicação em Artes de Fortaleza - Cia Acontece de Teatro e Secult For;

O projeto MÚTUA nasce da união entre designers e estilistas que pesquisam e vivem Moda a partir de produção autoral, artesanal e de upcycling, associados às urgências do pensamento sobre reuso e resgate de artesanias como formas alternativas de produção e consumo.

A proposta integra a realização de atividades de formação, oferecendo oficinas e rodas de conversa, bem como a unificação de tais conteúdos em dias específicos através da feira Mútua, quando acontecerão exposições e desfiles, bem como a venda de produtos, culminando em encontros que reúnem realizadores, apreciadores, produtores e transeuntes, promovendo um diálogo olho no olho, que emancipe e fortaleça nossa economia de modo sustentável e colaborativa.
O contexto da feira integra música, artes visuais e gastronomia, reunindo um público de grande abrangência e diferentes estilos.

Bolsista do Projeto Moulage e Montagem em Peças do Vestuário – Modelagem Tridimensional Básica e Avançada e Novo Olhar Interdisciplinar, no programa de Iniciação a Docência do curso Design Moda - UFC em 2018.

Ministrou o curso Figurino e Caracterização no curso de extensão em Teatro, no Centro Cultural Grande Bom Jardim em 2019

Idealizou e produziu junto ao Salão das Ilusões a Residência Artística Ateliê Aberto em 2019 e 2020 com apoio da Secretaria de Cultura de Fortaleza, via Edital da Artes na categoria MODA. O projeto ATELIÊ ABERTO nasceu em 2016 como contrapartida da pesquisa LYXO, e foi remodelado para reunir designers e artistas visuais que pesquisam e produzem trabalhos que dialoguem com questões trazidas pela moda, que num sentido mais amplo abrangem os costumes compartilhados em contextos e tempos específicos. Receberemos 10 artistas e compartilhamos práticas e abordagens que envolveram a confecção de roupas e acessórios, exercitando técnicas de modelagem, estamparia, costura e reciclagem, a partir de processos autorais e artesanais, desenvolvendo atividades de reúso de materiais e resgate de artesanias como formas alternativas de produção e consumo. Os encontros foram gratuitos e tiveram uma porcentagem de suas vagas direcionadas a moradores do Poço da Draga, Moura Brasil e comunidades do entorno do Centro.


Desenvolveu figurinos nas linguagens Audiovisual, Teatro, Musica e Performance, participando de 04 longa metragens:(Canto dos Ossos (2020); Pajeú (2019); Inferninho (2018); O último trago (2016); 08 Curta metragens: Pode me chamar de peste (2019); Espavento (2018); Devolva-me para Marcele (2018); Pop Ritual (2018); Jacarecangosscópio (2017); Boca de Loba (2017); Guerra de Tapiocas (2017); Santa porque Avalanche (2015). 03 obras Teatrais: Outro País (2019) O esconderijo dos gigantes - Inquieta (2015); Bando de Pássaros Gordos (2015). 03 Video Clipes Musicais: Aquenda - Getúlio Abelha (2019); Ponto - Estava - Arquelano (2018) NNSNS - Arquelano (2015). Além dos show musicais - Getúlio Abelha - SIM São Paulo (2019); Arquelano - Estréia do EP "Ponto / Estava"; Lab de Música Porto Iracema das Artes (2019); Terceiro olho de Marte - Lançamento do Album "A linguagem secreta das sementes" - Casa Absurda (2019); Na performance " Merci beaucoup, blanco!"de Michelle Matiuzzi na abertura do III Encontro Internacional de Imagem Contemporânea (EIIC) na Galeria S/T em 2018.

Em 2019 iniciou a pesquisa Corpo Vibrátil - A manipulação de vibrações sutis na criação de trajes, objetos e ambientes. Onde a partir de pesquisa investigativa, busca nos saberes ancestrais e na física moderna, informações e práticas que conduzam a um maior entendimento das relações entre as vibrações sutis contidas no vestuário e suas consonâncias corporais.

Esta pesquisa foi submetida ao Laboratória de Artes Visuais do Porto Iracema das Artes, figurando em 7o lugar, entre 122 inscritos de todo estado para apenas 4 vagas..
Para o júri, composto por Diane Lima, Ana Lira e Claudio Bueno " O projeto apresenta alguns dos requisitos esperados para ingressar no programa, uma vez que articula questões fundamentais ao debate contemporâneo como o resgate e a atualização de saberes ancestrais e seus desdobramentos em termos de expressão, tecnologias e usos das linguagens artísticas tão importantes para o campo do design e da moda. No entanto, tendo em visa somente o fator restrição de vagas, o Júri Indic Corpo Vibrátil como suplente desse processo de seleção “ Setembro 2020

Esta pesquisa foi submetida, desenvolvida e aprovada na disciplina Projeto de Pesquisa em Moda, no curso Design Moda da UFC em 2020.1 (Jul/Agos/Set/Out/). Meses referentes ao calendário acadêmico 2020.2

Esta pesquisa será paralelamente desenvolvida na disciplina Pesquisa em Moda, Design Moda da UFC em 2020.2 (Dez/Jan/Fev/Mar) Mêses referentes ao calendário acadêmico 2020.2

Ambas as disciplinas são eletivas para o desenvolvimento dos Trabalhos de Conclusão de Curso do curso Design Moda UFC, neste curso são obrigatórios a apresentação de TCC1 - Projeto de Produto e TCC2 Monografia ou Artigo Científico.

Contar com o apoio da Secretaria de Cultura do Ceará por meio deste edital significa realizar 75% da parte prática desta pesquisa.

O recorte da pesquisa presentado para este edital como CORPO SUTIL - Processos holísticos na criação de trajes, representa 50% da pesquisa acadêmica CORPO VIBRÁTIL - Manipulação de energias sutis na criação de trajes objetos e ambientes, este recorte foi desenvolvido considerando os seguintes aspectos:

1- O prazo do Edital para realização das atividades;
2 - A oportunidade de desenvolver a parte teórica nas disciplinas de Pesquisa em Moda pela UFC.
3- A propícia e já longa parceria com a pesquisadora Themis Memória, pesquisadora convidada deste projeto, que compartilha com o proponente dos objetivos desta pesquisa em seu trabalho artístico.
4 - O apoio do espaço cultural Salão das Ilusões, que em seu interior dispõe de estrutura de ateliê de tingimento, corte, costura, estamparia e que servirá de apoio a pesquisa na cidade de Fortaleza.
5 - As principais fragilidades desta pesquisa, que são majoritariamente financeiras, no que diz respeito a dificuldade de acesso as políticas de incentivo a pesquisa em artes. E ao valor elevado valor das atividades de formação e dos insumos da área têxtil (tecidos ecológicos, extratos tintórios, utencílios de laboratório etc) que uma vez adiquiridos se tornaram uma especie de "capital de giro " ajudando a manter a pesquisa acesa, e a produção contínua.
6 - A urgência global de desenvolvimento de práticas de baixo impacto ambiental nas cadeias produtivas da moda e do design. Reconhecidas atualmente como algumas das maiores indústrias do mundo.
7 -Por acreditar em práticas que minimize os danos ambientais e maximizem os benefícios sociais, culturais e econômicos.

Email: ararafurtacor@gmail.com

Telefone Público:

Endereço:

CEP: 63870-000

Logradouro: RAIMUNDO RIBEIRO DE SOUSA

Número: 195

Complemento: Casa do Bitinha

Bairro: RECREIO

Município: Boa Viagem

Estado: CE

Descrição

Bixa ñ binárie artesã latino-americana do sertão do Siará.
Pesquisatriz em reuso têxtil, indumentária e sustentabilidade.
Diretore de Arte, Figurinista y Modista.

Vídeos