As informações deste registro é histórico gerado em 31/08/2021 ás 16:11:45.
Este agente está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui

Rita Emanuela Cidade Sousa Sousa

Licenciada em Teatro (2013) e em Letras (2007) pela Universidade Regional do Cariri – URCA, e Especialista em Literatura Brasileira (2007) por esta mesma IES. Desde 2014 é professora de artes na EEFM Teodorico Teles de Quental em Crato-CE, pela Secretaria de Educação do Estado do Ceará – SEDUC-CE. Nesta escola coordena o Grupo de Estudos Teatrais e acompanha projetos artísticos nas suas diversas linguagens, junto aos (as) estudantes participando de edições de eventos da SEDUC – CE, bem como festivais, tais como as Feiras do Conhecimento e o Festival Alunos que Inspiram.
Foi professora preceptora do Programa Residência Pedagógica da CAPES (2018/2019). Participou do I encontro da Residência Pedagógica da Universidade Regional do Cariri, sendo membro componente de mesas redondas e apresentando, junto ao grupo teatral da sua escola, o trabalho cênico intitulado Mulheres podem.
Membro fundadora e dirigente da Associação Grupo Ninho de Teatro e Produções Artísticas (2009) e do Espaço Cultural Casa Ninho (2011). Nesta, realiza diversos trabalhos artísticos dentre os quais se destacam: Projeto Palco Giratório – SESC (2015) com os espetáculos Avental todo sujo de ovo e Jogos na hora da sesta. Em 2018 circulou com o espetáculo Poeira através do projeto Grupo Ninho de Teatro – 10 anos levantando POEIRA, Programa Rumos Itaú Cultural. Acompanha o projeto Carpintaria da Cena – Formação Livre em Teatro e Tradição (2019 a 2021). É organizadora da Mostra Repertórios em Casa, que já conta com seis edições.
A convite de outros coletivos atuou no espetáculo teatral Perdoa-me por me traíres, com a Cia. Engenharia Cênica (2012) e nos longa metragens Antes do Sol, com roteiro e direção de Emanuel Nogueira (2013) e Largou as botas e mergulhou no céu, de Bruno Graziano, Cauê Gruber, Paulo Silva Jr. e Raoni Gruber(2014).