As informações deste registro é histórico gerado em 01/09/2021 ás 20:08:50.
Este agente está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui

Francisco Wagner Ferreira de Souza

Residente na Rua São Salvador, 13, Bairro São Miguel, natural de Juazeiro do Norte – ce, Wagner Souza possui o Ensino Médio completo. Ator a 19 anos e Produtor Cultural a 06 anos, desde então desenvolve diversos projetos artísticos e culturais no estado do Ceará e região do Cariri, fomentando e capacitando os grupos de tradição da região, assim como os artistia e coletivos/grupos existentes.

Email: wsproducoescariri@gmail.com

Telefone Público: (88) 98177-4400

Endereço: Rua São Salvador, 13 , São Miguel, 63010-552, Juazeiro do Norte-CE, CE

CEP: 63010-552

Logradouro: Rua São Salvador

Número: 13

Complemento:

Bairro: São Miguel

Município: Juazeiro do Norte

Estado: CE

Descrição

Residente na Rua São Salvador, 13, Bairro São Miguel, natural de Juazeiro do Norte – ce, Wagner Souza possui o Ensino Médio completo. Ator a 19 anos e Produtor Cultural a 06 anos, desde então desenvolve diversos projetos artísticos e culturais no estado do Ceará e região do Cariri, fomentando e capacitando os grupos de tradição da região, assim como os artistia e coletivos/grupos existentes principalmete na cidade de Juazeiro do Norte-CE , atravéz de politicas culturais em parcerias com o estado e empresas para o fomento da cultura e das diversas tradições, saberes e fazerez culturais.

Em 2015 trabalhou como Assistente de Produção no Espetáculo “Brincadeiras Perdidas” que comemorou 10 anos em terras Kariri com a reestréia no dia 11 de julho, às 17h no Teatro Patativa do Assaré no SESC - Juazeiro do Norte, realizado pela Betha Produções.

Em 2021foi produtor executivo do projeto- Mostra Online dos Irmãos- Projeto aprovado pela Lei Aldir Blanc.

Este ano , é produtor Cultural do Projeto- Festa do Sol- Circuito de Artes e Negócios Criativos do Ceará- Realizado pela Associação Movimentos ( projeto aprovado na Lei Aldir Blanc);

Foi Produtor em 2019/2020 no projeto- Ocupação Tradição- do Cariri à Fortaleza, realizado pela Associação Movimentos.

De 2015 a 2020 trabalhou como ator/produtor do Espetáculo “Brincadeiras Perdidas” durante a temporada em Juazeiro do Norte – CE, junto as escolas da rede municipal de ensino da cidade de Juazeiro do Norte, atendendo quase 10 mil alunos, possibilitando a eles o acesso a arte e a cultura, levando eles muitos pela primeira vez ao teatro,foram mais de 30 oficinas de criação de brinquedo com material reciclado, despertando assim a criatividade dos alunos e desenvolvendo um melhor aprendizado na escola e uma melhor relação com os pais em casa e consequentimente com seus colegas de sla e familiares. a a 04 anos o prjeto está contemplado no Mecenato do Governo do Estado do Ceará, tendo a Enel como principal parceira, em todos esses anos o projeto ja atendeu mais de 60 mil alunos e professores, com capacitações e atividades artisticas e culturais.

Em 2015 participou como produtor da abertura da Exposição Multi–Web–Mídia “Terreiro de Fronteiras Brasil e Turquia” realizado na Sala Multigaleria no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura em Fortaleza no período de 01 a 30 de Agosto, realizado pela Betha Produções. De 2016 2019 trabalhou como Produtor Executivo nas 3 Edições do Projeto “Tem Disso Sim” , realizado pela Betha Produções. Um projeto que fortalece os artistas e musicos da região do cariri, em especial de Juazeiro do Norte, pois são esses musicos/bandas e coletivos que tem o protagonismo nesse festival, sempre valorizando os artistas locias , proporcionando oportunidades para que possam crescer e desenvolver a carreira dentro e fora do nosso município.

É Diretor de Produção do projeto Canto de Reis – Festival de Tradição Popular” desde 2015 que vai para sua 7° Edição em 2021 realizada pela Betha Produções. O projeto ja atendeu mais de 12 grupos de reisado na Região do Cariri, fomentando a cultura e proporcionando a melhora nos copnhecimentos sobre a cultura popular, atraves de oficinas e Whorkshops , onde eles entenderam qual a importância de cada objeto ultilizado, de cda música cantada, de ada passo dado em direção do outro, tudo isso fortaleza as relações entre os grupos, mestres e artistas.

Atualmete é Diretor de Produção da Opereta Popular Canto de Reis. Um espetáculo que tem em cena 12 mestres de reisado aqui de Juazeiro do Norte, o espetáculo vai narrar a dramartugia do reisado, atraves de seus canto e encantos, espetáculo esse todo custurando tento como condutor principal manter viva as tradições.

Em 2019 foi Diretor de Produção no – Edital de São João na Cidade de Juazeiro do Norte- Promovido pela Secretaria De Cultura e Executado por meio de seleção de OSC, pela Associação Movimentos.

Trabalhou em 2019 e 2020 como Produtor Execultivo no Projeto – Ocupação Tradição do Cariri á Fortaleza,- Edital de Ocupação do Tetaro Carlos Câmara. Onde o Cariri foi ocupar fortaleza, levando seu afeto, sua arte, seus artistas e sua tradição para ser mostrada na capital, uma importante vitrine para apreciação da arte e de artistas de diversos lugares, foram mais de 80 espetáculos comtemplados, de música, teatro, tradição popular, arte urbana, dança, artes plasticas, fotografia, entre outros.


Trabalhou como Assistente de Produção do Projeto “Tem Disso Sim” Show com Tié (SP) e Dudé Casado (CE) realizado no dia 08 de Agosto no SESC Juazeiro do Norte – CE.

Em 2014-2015 trabalhou como ator e produtor no espetáculo “Dois vagabundos a sombra da espera” no Coletivo Atuantes em Cena em Juazeiro do Norte – CE, pela URCA – Universidade Regional do Cariri.

Em 2013-2015 trabalhou como ator e produtor no espetáculo “Folha em branco” no Grupo A.R.T.E. – Arte de Representação Teatral Espírita em Juazeiro do Norte – CE, pelo SESC Juazeiro e Crato.

Em 2011-2013 trabalhou como ator performe do espetáculo de rua “Buzú Teatro” na Comunidade Oitão de Teatro em Juazeiro do Norte e Fortaleza – CE, pelo SESC/CCBNB.

Em 2010 participou da Formação Artística “Generosidade do Riso” promovida pelo Centro Cultural Banco do Nordeste em Juazeiro do Norte-CE no período de 04 a 07 de maio com 16h/aula.

Ainda neste ano participou das seguintes oficinas: Contação de História em Retalho realizada pela biblioteca do SESC - Juazeiro com carga horária de 20h. E também participou da oficina de Formação Artística “O Ator-Performer” organizada pelo Centro Cultural Banco do Nordeste em Juazeiro do Norte-CE, no período de 11 à 14 de maio com 16h/aula.

Em 2013 trabalhou como ator no espetáculo “O mistério do boi mansinho” na Comunidade Oitão de Teatro em Juazeiro do norte-CE, no período de Janeiro a Maio.

“É muito importante manter viva a cultura , seja ele em nosso município , em nosso estado, em nosso pais ou no mundo todo, pois é ela que mantém viva a escencia dos nossos ancestrais, manter ela viva é a garantia de futuras gerações abraçarem a tradição e não deixar nunca que ela deixe de exitir, enquanto estiver por aqui , a cultura , as tradiçoes e os artistas/ grupos e coletivos , serão minha fonte de inspiração e meu maior motivo para não desistir e sempre lutar apara mante-los vivos , pulsantes e existentes em todos os lugares”

Wagner Souza
Ator e Produtor Cultural

Vídeos