As informações deste registro é histórico gerado em 20/09/2021 ás 09:36:11.
Este agente está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui

Nívia Tôrres Neves de Carvalho

Multiartista, psicóloga, doula, educadora e pesquisadora. Integrante do grupo Batuque de Mulher, assim como, do processo formativo teórico-político Mulheres Negras Resistem/CE e do Núcleo de estudos em Raça e Interseccionalidade. Integrante da Orquestra Sinfônica de Sergipe - ORSSE. Articuladora do Núcleo de psicólogas/es/os e Pesquisadoras/us/es Negras/es/os - ANPSINEP.

Descrição

Quando criança, mergulhada de maneira autodidata no espaço artístico. Utilizando a dança, a música e a pintura como forma de respiro, expressão, comunicação e re-existência.

Em 2012 teve a primeira experiência com o ballet contemporâneo, pausando a prática em 2018 (Aracaju/SE).

Possui especialização de curta duração em dança africana, por meio do curso ministrado pela Casa de Cultura SoMovimento, em 2021, de forma remota (Salvador/BA).

Fotógrafa autodidata e Poeta.

Artista plástica autodidata, exercendo a técnica pintura a óleo desde 2018.

Participou de encontros artísticos organizados por instituições e saraus de Aracaju/SE, expondo artes plásticas, participando de apresentações musicais, trocando saberes e recitando poemas.

Musicista, com experiência e prática em canto lírico e popular. Integrante, como coralista, do Coro Sinfônico da Orquestra Sinfônica de Sergipe - ORSSE (atividades estão sendo realizadas de forma remota desde 2020).

Estudou partituras e produções musicais ao longo da atuação no Coro Sinfônico de Sergipe - ORSSE.

Integra recentemente o grupo cearense Batuque de Mulher - Mulheres que resistem na periferia, mostrando que lugar de mulher é também na percussão, no canto e no tambor.

Psicóloga/psicoterapeuta, com graduação em psicologia, atuando através da gestalt-terapia e da esquizoanálise. Especialização em Psicologia Perinatal/Parental. Experiência com a psicologia no campo Klínico e em orgãos públicos.

Experiência com a Gestão Cultural do estado do Ceará.

Formação em Doula pelo coletivo Lumiar (Lauro de Freitas/BA).

Educadora Social.

Pesquisadora com viés sociológico, antropológico, psicológico e político, principalmente, voltada para estudos das relações étnico-raciais e estudos decoloniais, subalternos e pós-coloniais.

Trabalhou voluntariamente em projetos sociais na cidade de Aracaju/SE, um deles pelo GACC - Grupo de Apoio a Crianças com Câncer de Sergipe.

Cursista do Mulheres Negras Resistem/CE - Processo formativo teórico-político de/para/com mulheres negras (2021).

Vídeos