As informações deste registro é histórico gerado em 11/10/2021 ás 20:32:59.
Este agente está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui

Rodrigo Claudino de Miranda

Músico, compositor, percussionista tendo como linha de atuação a Cultura Popular Cearense, pesquisando e formando estreitas relações com seus mestres através das brincadeiras populares como o cabaçal,o maracatu e o reisado.Membro da banda Fulo da Aurora e Coletivo Cia Vata

Telefone Público: (85) 988377310

Endereço:

CEP: 60015-320

Logradouro: Rua Senador Catunda

Número: 384

Complemento:

Bairro: Benfica

Município: Fortaleza

Estado: CE

Descrição

Brincante, artesão e músico iniciou trajeto artístico muito ligado
samba, segmento musical no qual atuou de 1994 a 1999 no clube do choro em Uberaba-
MG e Brasília-DF ao lado de grandes mestres como Faustinho do Cavaco, Gersão do Surdo, Reinaldo sete cordas e Pernambuco do Pandeiro, pôde vivenciar os encontros semanais de chorões e bambas da velha guarda, que já contaram com a presenças de: Altamiro Carrilho e Hamiltom de Holanda, importante vivência que virou um ponto de referência para os estudos musicais ligados ao regional, ao choro, e ao samba. Em 1997 atuou como membro da escola de samba “Unidos de Veríssimo” como ritmista, supervisionado por Pernambuco do Pandeiro.
Em 2004 integrou o Programa de Extensão da Universidade Federal do Ceará- Brincantes Cordão do Caroá, onde atuou e desenvolveu pesquisas sobre brincadeiras populares tradicionais. Estudou e sistematizou ritmos nordestinos, fez estudos antropológicos, vivenciou o teatro popular primitivo e realizou registro audiovisual para pesquisa e estudo.
Atuou em 2007 como Produtor Cultural e como Arte-Educador no projeto de Difusão das Culturas de Raiz no Serviço Social do Comércio – SESC, onde coordenou a formação de dois grupos de Reisado e um grupo de percussão direcionado aos ritmos da cultura popular nordestina nas comunidades do Mercado Velho e Varjota em Fortaleza-CE, totalizando cerca de 90 jovens e crianças envolvidas no projeto.
Em 2008 fez parte do Grupo Tambor de Cabôco, em Fortaleza, pesquisando e sistematizando os saberes do universo musical, percussivo e teatral da cultura popular cearense.
Classificou para a final a musica: Reis do Nordeste, no VI Festival de Inverno da Serra da Meruoca em 2009,neste mesmo ano realizou mini turnê com gaitista carioca Jefferson Gonçalves, como percussionista de sua banda em shows pelo interior do estado.
Em 2010 coordenou projeto Batuque de Rua, Junto a SETRA - Secretaria Municipal de Trabalho, Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Neste mesmo ano atuou como musico percussionista da Cia dos Pés Grandes, com espetáculos em Fortaleza e interior do estado.
Em 2011 entrou para o corpo de brincantes da Coletivo Vatá de dança, onde atua como músico e brincante até hoje. Neste mesmo ano estreou espetáculo de dança Terreno Baldio, um duo, onde atuou como músico, bailarino e diretor musical.
Em 2012 realizou turnê com Cia Vata, na Colômbia- Bogotá
No ano de 2013 fez parte da circulação da Cia Catirinas de contação de historias, em turnê por Portugal e Espanha.
Em 2015 participou durante 1 mês de residência artística e turnê junto a Cia de jazz DJD em Calgary, no Canadá.
Em 2016 entrou para a Cia Trupé Brincantes de teatro Infantil, como músico, ator e diretor musical.
Em 2017 realizou direção Musical espetáculo 233A Khallos 720, da Cia Vata, com circulação por todo o estado.
Em 2018 realizou direção musical do espetáculo Travessia, da escola da dança da Vila das Artes.
Atualmente é membro fundador da banda Fulô da Aurora onde atua como cantor, compositor e instrumentista desde 2008.

Vídeos