As informações deste registro é histórico gerado em 17/02/2022 ás 12:05:38.
Este agente está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui

Samuel Maciel Martins

Jovem, negro, cearense de Quixeramobim, sou escritor e pesquisador, integrante do Coletivo Ressonância Preta e membro do Coletivo de Audiovisual do Semiárido - Casa Algueiro. Pesquiso Literatura Brasileira, com enfoque na Afro-brasileira. Além disso, realizo pesquisas sobre a história e cultura afro-brasileira. Ademais, trabalho com fotografia, revisão textual, legendagem e elaboração de projetos.

Site: https://ressonanciapreta.wixsite.com/nossosite

Email: samuelmaciel99@gmail.com

Telefone Público: (88) 99306-3132

Descrição

Jovem, negro, cearense de Quixeramobim, organizador de oficinas de criação literária, integrante do Coletivo e Produtora Cultural Ressonância Preta e membro do Núcleo de Arte, Pesquisa e Produção - Algueiro. Pesquisa as Literaturas Afro-brasileira e Africanas em Língua Portuguesa. Além disso, realiza pesquisas pesquisas sobre a história e cultura afro-brasileira e africana. Ademais, trabalha com fotografia, roteiro e edição de vídeos.

Graduado em Letras - Língua Portuguesa (UECE/FECLESC). Atualmente cursa a Especialização em Literaturas Africanas em Língua Portuguesa (UNILAB). Concluiu os cursos de extensão em "Formação de Mediadores de Educação para Patrimônio” (UAN/Fundação Demócrito Rocha) e "Entre literatura e história: diálogos possíveis" (UECE). Além dessas formações, participou do curso de "Formação em Direitos Humanos e Marcadores da Diferença (ONG Fábrica de Imagens).

Em 2020, participou do projeto Doc. Sertão, em Quixeramobim, atuando como monitor de atividades de formação em fotografia, audiovisual e de criação literária. Além disso, participou como convidado do "Ressonância Preta Podcast", apoiado pelo edital Sesc Cultura CONvida!, programa que abordou educação, literatura e cinema, tendo como elemento norteador o Afrofuturismo. Ainda pelo Ressonância Preta, o artista escreveu textos literários e de opinião no ano de 2020. No mesmo ano, produziu o projeto "A metamorfose da fotografia em um texto criativo", contemplado pelo I Edital Festival Cultura Dendicasa – Festival Arte de Casa para o Mundo da Secult-CE, no qual ministrou oficinas de criação literária e fotografia básica.

Foi monitor da disciplina Literatura Comparada (UECE/FECLESC), em 2019. No mesmo ano, montou e editou o curta-metragem "Travessias", dirigido por Elen Andrade, curta que foi aprovado pelo XII Edital de Cinema e Vídeo da Secult-CE. Também trabalhou como pesquisador, roteirista e entrevistador do projeto “Identidade Resistente: Pesquisa e Memória do Povo Negro de Quixeramobim”, aprovado pelo XI Edital de Incentivo às Artes da SECULT-CE.

Em 2018, coorganizou o I Ciclo de Debates da Juventude Negra do Sertão Central, realizado em Quixadá. Além disso, participou como delegado das conferências macro-regional do sertão central, estadual (COEPIR) e nacional (CONAPIR) da promoção da igualdade racial. No ano de 2017 foi monitor da disciplina Teoria da Literatura (UECE/FECLESC).

Vídeos