As informações deste registro é histórico gerado em 19/02/2022 ás 07:58:33.
Este agente está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui

Alexandre Hermes oliveira assunção

Documentarista, Artista e Pesquisador com formação em comunicação e antropologia tendo atuado na última década com as artes cênicas e performáticas. Participa de iniciativas e proposições da Rede Indígena de Memória e Museologia Social e atualmente tem proposto uma pesquisas de cunho antropológico em territórios da etnicidade, patrimonialização e memória. Sempre com olhar voltado aos movimentos da vida e os processos de corporalidade e afecções. Entre os terreiros tradicionais e a arte contemporânea tem buscado se equilibrar nesses tempos em que a arte nos convoca a poesia das imagens mesmo à distância.

Os principais projetos que esteve envolvido foram o Sertão da Tradição, onde estão reunidos valiosos registros das manifestações tradicionais da cultura cearense e em especial da cultura que resiste e se renova nos assentamentos de reforma agrária. Além de registrar a diversidade dos grupos de reisado e Dança de São Gonçalo, através da suas histórias, da música e da dança, o projeto contemplou a preservação e revitalização do patrimônio imaterial das manifestações da cultura popular tradicional produzidas no sertão do Ceará. Outro projeto importante foi O Projeto Inventário dos Dramas Populares do Litoral Leste nasceu tendo como premissa que a diversidade é a maior riqueza da cultura brasileira e o desenvolvimento socioeconômico de uma comunidade está alicerçado no seu reconhecimento. Neste projeto o grande desafio era incrementar e potencializar o movimento cearense de dramas populares, entre outros objetivos, o projeto pretendia alcançar novos espaços para além das localidades envolvidas, permitindo a formação de roteiros atrativos ao turismo cultural consciente e motivando uma dinâmica ainda maior de reconhecimento do patrimônio local. Destaque-se que o projeto não se limitou a ações de registro dos mestres populares de dramas e seus conhecimentos tradicionais, mas, também, ampliou seu potencial apoiando-se nas novas tecnologias e meios de comunicação. Assim, buscou transmitir e divulgar esse rico e diversificado patrimônio imaterial, além promover a discussão sobre o registro dessas manifestações culturais como Patrimônio Imaterial Brasileiro. Foi encaminhada solicitação de registro dos Dramas Populares como patrimônio imaterial estadual à Secretaria de Cultura do Estado do Ceará. A comunidade foi incentivada e capacitada a se tornar guardiã dos seus saberes. O aprendizado tem sido lúdico e prazeroso. Estudantes do ensino fundamental foram envolvidos no processo, promovendo-se o intercâmbio entre diferentes grupos sociais. O projeto teve como ação inicial a elaboração de um inventário participativo, dividido em três etapas: uma pesquisa etnográfica e seu registro; documentação e organização do acervo oral e visual; e promoção e difusão dos resultados. Foram produzidos catálogos, postais e um documentário em DVD. A distribuição e divulgação do material ficou a cargo da rede de parcerias que promoveu sua disseminação em diversos eventos como feiras de música, teatros, pontos de cultura cearenses e festivais de cultura popular.

O trabalho como Realizador audiovisual tem uma diversidade que contempla tanto aspectos da cultura denominada popular, como a arte contemporânea. Dois filmes sobre a Religiosidade produzidos na Região do Cariri: Missão de São Gonçalo e o Homem do Doce, obras que exploram a difusão e o encontro do imaginário religioso em pleno diálogo com as questões da corporeidade, moralidade e trânsito. outros projetos que se estenderam de uma abordagem ensaística documental e foram acolhidos pela academia são: Estação mucuripe e A retomada das Imagens. ensaios que refletem sobre os processos de produção da imagem e memória entre temporalidades estendidas e com a reflexividade nas relações nas relações de pesquisa e representação. Além dessas inúmeras produções e o registro de festas, rituais, encontros na Região do Cariri onde o encontro entre artistas de diversas linguagens e as práticas e artefatos culturais possuem uma particularidade marcante da região. O trabalho na região do Cariri ainda está por revelar a profundidade desses encontros que refletem estilos, costumes, que tem renovado o panorama da arte e cultural em diversos centros metropolitanos no mundo.

https://www.youtube.com/c/alexhermes77/videos

http://lattes.cnpq.br/3458812960040972

Site: https://www.facebook.com/labcomsond/?pnref=lhchttps://www.facebook.com/labcomsond/?pnref=lhc

Email: alex.hermes@gmail.com

Telefone Público: (85) 3256-0084

Endereço: Rua General Silva Júnior, 797, 802 a, Fátima, 60411-200, Fortaleza, CE

CEP: 60411-200

Logradouro: Rua General Silva Júnior

Número: 797

Complemento: 802 a

Bairro: Fátima

Município: Fortaleza

Estado: CE

Descrição

Micro empresa individual fundada por alexandre hermes oliveira assunção -15/10/2009

Vídeos