As informações deste registro é histórico gerado em 06/06/2016 ás 17:15:51.
Este agente está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui

ELIZABETH FERNANDES CORDEIRO

Pesquisadora e Produtora Cultural. Formada pelo Colégio de Direção Teatral do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura de Fortaleza, Ceará. Graduada em Produção Cultural na UFF/RJ turma 2011.2. Realizou intercâmbio acadêmico em Lisboa de 2009/10, na Universidade Lusófona sendo agraciada com uma bolsa da UFF. Neste período trabalhou na TV Record Internacional durante seis meses.

Email: bethaproducoes@gmail.com

Telefone Público: (88) 3115-5949

Endereço: Rua São José, 1119 , Salesianos, 63050-211, Juazeiro do Norte, CE

CEP: 63050-211

Logradouro: Rua São José

Número: 1119

Complemento:

Bairro: Salesianos

Município: Juazeiro do Norte

Estado: CE

Descrição

Pesquisadora e idealização do Projeto Porto de Memórias, realizando um mapeamento visual com moradores da região do Porto na cidade do Rio de Janeiro, em 2014;

É idealizadora e realizadora do projeto de intercâmbio cultural Terreiro de Fronteiras - Brasil e Turquia, hoje em sua segunda edição contemplado no Edital Pró-Artes Visuais da SMC da Prefeitura o Rio. A primeira edição ocorreu no país da Turquia, com dois produtos culturais brasileiros: 1- Show “O Alumioso” - Di Freitas, com apresentações na Universidade Técnica do Oriente Médio em Ancara e Centro Cultural Nazim Hikmet em Istambul. E também com a “Exposição Multimídia Terreiro em Movimento” com temporada de um mês no Centro Cultural Nazim Hikmet em Ancara. O projeto contou com o apoio do SESC e Universidade Federal Fluminense – UFF e Instituições da Turquia.

Idealizadora e Coordenadora do projeto “Canto de Reis – Festival de Tradição Popular”, realizado a primeira edição em 2014, na cidade de Juazeiro do Norte com uma pesquisa sobre grupos de Reisados (Folia de Reis) envolvendo as linguagens artísticas de: artes visuais, musica, audiovisual, teatro e dança. Patrocínio da Coelce via Edital do Mecenas do Governo do Estado do Ceará.

Em 2017 realizará a 2° Edição do Projeto Tem Disso Sim na cidade de Juazeiro do Norte, com a banda Nação Zumbi e Geraldo Júnior.

Em 2017 realizará a 3° edição do projeto “Canto de Reis – Festival de Tradição Popular” na cidade de Juazeiro do Norte.

Idealizadora do projeto Brincadeiras Perdidas - 12 anos - Temporada Escolas Públicas, aconteceu em 2016 em Juazeiro do Norte, com patrocínio da Enel via Mecenas do Ceará.

Em 2016 realizou a 2° edição do projeto “Canto de Reis – Festival de Tradição Popular” na cidade de Juazeiro do Norte.

Pesquisadora e Coordenadora do projeto “Terreiro em Movimento” onde desenvolve pesquisa com grupos de Folia de Reis no Brasil desde o ano de 2010. O projeto foi contemplado nos editais: Interações Estéticas (pela FUNARTE, em 2010) e Pró-Artes Visuais (pela Secretaria de Cultura da prefeitura do Rio, em 2011 e 2012). Em 2012 teve a realização de uma exposição sob título “Exposição Multimídia Terreiro em Movimento”, Em abril de 2013 lançou o catálogo Terreiro em Movimento – Rio de Janeiro com um mapeamento de grupos da cidade.

Idealizadora do projeto de intercâmbio cultural “Terreirada Cearense” realizado nas cidades do Rio de Janeiro e Fortaleza desde 2009. Em 2012 o projeto foi realizado na cidade de Fortaleza, com uma programação voltada para cultura popular dividida em: “Seminário Rede em Movimento – Pontes que aproximam Saberes e Fazeres com oito mestres de tradição e três acadêmicos; programação musical e teatral durante os três dias de evento. Este projeto foi aprovado n Fundo Estadual de Cultura do Governo do Ceará.

Em 2014 realizou o intercâmbio cultural com a Cia Duda Paiva Company da Holanda na cidade de Curitiba com a patrocínio da Caixa Econômica – Caixa Cultural.

Em 2011 foi coordenadora do INTERAJOVEM – Festival de ONG´s do Ceará com patrocínio da Aço Cearense, Lei de ICMS CE.
Ainda neste ano produziu o Festival Internacional Setes Sóis e Sete Luas - CE, com patrocínio da OI, Lei de ICMS CE, 2011.
Produtora local da Exposição Multimídia “OMISTÉRIO O TEMPO EM POESIA” do artista Cacau Brasil com patrocínio do BNDES – Lei Rouanet.

Em 2010 produziu o espetáculo “Relicário” agraciado com o prêmio: Fundo de Amparo ao Teatro – FATE da Prefeitura do Rio e montagem da Secretaria de Cultural do RJ com direção de Sidnei Cruz. Ainda em 2010 produziu o espetáculo teatral “Dois por Dois” em cartaz em dois teatros no Rio e com o patrocínio do Banco do Nordeste - Lei Rouanet.

Em 2009 ano produziu três grandes festas juninas no Rio de Janeiro: Arraia da ESEM – SESC, Arraia do Ceará no Centro Municipal Parque das Ruínas, Arraia do CNT-SESC/SENAC Nacional.

Em 2008 produziu o espetáculo “Onde Você Estava Quando Eu Acordei” do Diretor Sidnei Cruz agraciado com o edital da FUNARTE. No mesmo ano estagiou na Escola SESC de Ensino Médio, como produtora cultural na Assessoria de Cultura.

Em 2007 no Rio realizou o projeto de intercâmbio cultural no circuito Rio de Janeiro/Ceará/Rio Grande do Norte, com os espetáculos “Parem de Falar Mal da Rotina” da atriz e escritora Elisa Lucinda e com “As Vizinhas” da Cia Cearense de Molecagem;

Em 2004 Realizou uma pesquisa com brincadeiras infantis na Universidade Federal do Ceará, resultando na publicação de um livro infantil para crianças: “Manual das Brincadeiras Perdidas” em sua terceira edição.

Em 2004 idealizou o espetáculo “Brincadeiras Perdidas” com estreia na II Bienal Internacional do livro. Hoje com mais de 250 apresentações realizada.

Em 2005 ganhou o Prêmio Balaio de melhor espetáculo infantil com “Brincadeiras Perdidas”

Na área de Arte e Educação trabalhou no projeto “Escola Ensina Em Cena” –ISDS entre os anos 2002 e 2004 em escolas da periferia de Fortaleza. E ministrou oficina e cursos de teatro para adolescentes no Ceará pela Secretaria de Cultura do Governo do Estado.

Vídeos