As informações deste registro é histórico gerado em 21/02/2022 ás 12:43:07.
Este agente está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui

Artista Visual. Ativista LGTBQIA+. Designer Gráfico. Pesquisador de Arte, Gênero e Sexualidade.

- Compôs a curadoria coletiva da exposição “A Casa, o Doce e o Baobá”, no Minimuseu Firmeza.
- Desenvolveu o site e vinheta da 13ª Edição do ForRainbow: Festival de Cinema e Cultura da Diversidade Sexual e de Gênero.
- Realizou a Exposição “As Coisas Não Querem Mais Ser Vistas por Pessoas Razoáveis".

Site: https://issuu.com/jao./docs/jao-artista_visual

Email: sou.o.jao@gmail.com

Telefone Público: 85986313998

Endereço: Rua Pinto Madeira, 48, Altos, Centro, 60150-000, Fortaleza, CE

CEP: 60150-000

Logradouro: Rua Pinto Madeira

Número: 48

Complemento: Altos

Bairro: Centro

Município: Fortaleza

Estado: CE

Descrição

Jão é artista visual não-binárie, designer gráfico e ativista LGBTI+, que utiliza o corpo/ambiente como motivador para a realização de pinturas e desenhos com nanquim e giz pastel oleoso, muitos tendo a rua como espaço expositivo. Utiliza a pesquisa sobre identidade sexual e de gênero, focado em violência de gênero como disparadores de inquietações a fim de criar pensamento para debates com o público.

É autora do catálogo expositivo "Coisas de Viado: Cartografias de Corpos que Resistem", contemplado pelos Editais Cultura Dendi Casa, pela Secultfor e Lei Aldir Blanc, pela Secretaria de Cultura do Estado do Ceará, além de ter sido convidada pela Mostra Presente para um bate-papo sobre "Coisas de Viado".
Durante o período de quarentena, realizou pinturas de corpos desnudos para a confecção do fotolivro "erotica. corpos isolados. flamejantes", que foi contemplado pelo Edital Lei Aldir Blanc, pela Secultfor, e pelo Arte em Rede em 2021. Ainda durante o período de quarentena, começou um projeto de pesquisa em Colagem, juntamente com o artista Daniel Rocha, reverberando no projeto ColaCON, que contou, primeiramente com a realização de um e-book, registrando o resultado de suas pesquisas. Em 2021, convidaram a artista Jeca Pedregulho para pensar junto o ColaCON e foram convidades para ministrar uma aula sobre Colagem, a fim de buscar novas narrativas para apresentar meios de confecção e fruição artística como um respiro diante da pandemia de Covid-19. Desde o ano de 2019, integra a equipe de produção e comunicação For Rainbow: Festival de Cinema e Cultura da Diversidade Sexual e de Gênero. Em 2022, foi convidada para participar da Coordenação de Comunicação do Além da Rua Festival: Festival Internacional de Arte Urbana.

Em suas obras, usa como referência textos e obras de autoras/autores como Judith Butler, Guacira Lopes Louro, João Silvério Trevisan, Michel Foucault, Beatriz Preciado.

Vídeos