As informações deste registro é histórico gerado em 10/04/2022 ás 14:31:13.
Este agente está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui

Samuel Rocha Ferreira

Samuel Rocha é um músico que tem se destacado na cena musical cearense pela sua dedicação ao violão de sete cordas e por suas composições. Sob influência do choro e da música regional, desde os quinze anos de idade, vem consolidando o seu trabalho fortalecendo este segmento.
Idealizador do grupo Murmurando em 2006, no qual ainda permanece e registra em CD do grupo muitas de suas composições, fazendo turnês nacional e internacional, levando a música brasileira para França, Bélgica e Holanda.
Em 2018, deu um importante passo na sua trajetória como artista, quando idealizou e assumiu a direção musical do festival 100 anos de Jacob do Bandolim e em 2019 do festival 100 anos do Jackson do Pandeiro realizado através de incentivo do Centro Cultural Banco do Nordeste, da cidade de Fortaleza-CE.
Estreitando os laços e o distanciamento, Samuel Rocha participou de vários bate-papos on-line, tanto nacionais como internacionais. Destacando o bate-papo com o Clube de Choro de Viena, Clube do Choro de Sidney, assim como, uma maravilhosa conversa com o grande comunicador Ricarte Almeida produtor do Festival de Rico Choro do Maranhão e com o Porto Iracema das Artes, levando as linguagens musical do choro nordestino para o mundo.
Para continuar fortalecendo o gênero do Choro, Samuel Rocha foi um dos idealizadores da terça-feira do Choro on-line, o qual teve início em abril de 2020 com os eventos comemorativos do mês do Choro. Esse evento on-line ocorreu em todas as terças-feiras fazendo uma conexão musical com vários músicos do estado e do País. O qual culminou em dezembro com a participação na Lei Aldir Blanc de fomento de grupos e coletivos culturais.

Email: sansasrocha@gmail.com

Telefone Público: (85) 997154539

Endereço: Rua Almirante Rufino, 1450, BL-03 APT 104, MONTESE, 60420-312, Fortaleza, CE

CEP: 60420-312

Logradouro: Rua Almirante Rufino

Número: 1450

Complemento: BL-03 APT 104

Bairro: MONTESE

Município: Fortaleza

Estado: CE

Descrição

Samuel Rocha: pernambucano residente no Ceará desde os quinze anos de idade, Samuel vem consolidando o seu trabalho no sentido de fortalecer o choro e a música regional. Aos dezoito anos iniciou os estudos no violão de sete cordas com o mestre Tarcísio Sardinha e, posteriormente, com outras referências do violão brasileiro: Zé Paulo Becker, Rogério Caetano e Alessandro Penezzi. Idealizador do grupo Murmurando em 2006, onde atua até o momento, inclusive tocando músicas de sua composição. Já dividiu o palco com artistas renomados: Macaúba do bandolim, Adelson Viana, Rodolfo Forte, Luizinho Calixto, Zé Paulo Becker, Nonato Luís, Gilson Peranzeta, Mauro Senise, e Humberto Pinho. Além no DVD “Homenagem a Luiz Gonzaga”, comemorando o centenário do artista pernambucano, e na produção do CD do violonista Marcos Maia.
Com suas composições, Samuel Rocha ficou em 1º lugar com a composição “Assovio do Tiê” no Festival Casa do Gilson em Belém do Pará e finalista do Festival da Rádio MEC 2021 de melhor composição instrumental. Premiado na 2ª edição do prêmio Cultura Viva, idealizado pelo Ministério da Cultura. No Festival de composição de Pelotas ficou em 2º lugar com a composição “Anjo Boêmio” que fez em parceria com Luiz Moraes. Ficou em terceiro lugar no prêmio de música instrumental da Rádio Universitária (FM 107, 9) em 2011 com a música “Influência”. Já “Baião para Suzana”, compõe a trilha sonora do curta-metragem “Bumba meu peixe”, produzido pela Associação Mundo Animado das Artes-AMANDA (CE).
Foi professor de violão no XI Festival de Música da Ibiapaba e professor de prática de conjunto na X edição do festival Mel, Chorinho e Cachaça, em Viçosa-CE. Suas composições renderam ao grupo Murmurando apresentações no projeto Plataforma de Circulação da PETROBRÁS e no Programa de Tutoria do Porto Iracema das Artes. Através do projeto “Um toque cearense” no ano de 2015, quando em temporada no Rio de Janeiro, realizou apresentações na Casa do Choro, na Rádio Nacional e no Bar semente (reconhecido pela valorização da música instrumental). As apresentações foram contempladas com a participação de músicos como Maurício Carrilho (violão), Pantico Rocha (bateria), grupo Época de ouro, Marcelo Caldi (sanfona), João Camarero (violão) e Aquilles Moraes (trompete). Também através desse projeto tocou no X Festival de sanfoneiros de Limoeiro do Norte, em 2016.
Samuel Rocha foi professor de violão e prática em conjunto de Choro no Festival Cordas Ágio e no Festival Mel Chorinho e Cachaça, respectivamente. Assim como, ministrou Master Class de Prática de Choro e Violão 7 cordas no curso de Música da Universidade Federal do Ceará (UFC), campus Sobral e oficina de violão no Festival de Choro em Lilli, França.
No ano de 2017, tocou no festival Choro Jazz em Jericoacoara-CE, ao lado de Jorge Cardoso, Celsinho Silva e Jorge Filho em um show que homenageou Jorginho do Pandeiro.
Em 2018, deu um importante passo na sua trajetória como artista, quando idealizou e assumiu a direção musical do festival 100 anos de Jacob do Bandolim e em 2019 do festival 100 anos do Jackson do Pandeiro realizado através de incentivo do Centro Cultural Banco do Nordeste, da cidade de Fortaleza-CE.
Em 2019, Samuel Rocha, com o grupo Murmurando, lançou o CD Assovio do Tiê no 2º Festival de Choro em Lilli na França, onde pode mostrar algumas de suas composições ao público europeu.
Em 2021, participou do Festival Choro Jazz e do 3º Lilli Choro Festival com o seu show autoral Samuel Rocha Bordando o Sete, difundindo suas composições para o mundo.

Vídeos