As informações deste registro é histórico gerado em 15/04/2022 ás 01:48:25.
Este agente está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui

Eco Marias do Sertão / Ponto de Cultura ABCVATA ABCVATA - (Associação de Brincantes da Cia. Vata)

Eco Marias do Sertão - Sede do Ponto de Cultura ABCVATA e da Cia Vatá (Companhia de Brincantes Valéria Pinheiro), atuante na zona rural do município de Jati,no sul do Ceará desde 2018, tendo atuado, desde sua fundação em 2000, em Fortaleza como Café Teatro das Maria, atuando nas áreas de formação, pesquisa e fruição em arte cenicas, música, cinema, fotografia, artes visuais, gastronomia e performance. O Ponto de Cultura ABCVATA, reconhecido pela Lei Cultura Viva da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará, está em construção, e desde então, circula executando seus projetos, em formação e fruição, na Região do Cariri, tendo trabalhado na sua sede - Fazenda Kanoa, Zona Rural em Jati, no Quilombo dos Sousa da Mestre Maria de Tiê na Chapada do Araripe em Porteiras, na cidade de Jardim junto aos professores da rede pública estadual e municipal, na cidade de Brejo Santo, com o Mestre Mozinho, artesão local com grande potencial, além de seguir com a Cia. Vatá em circulação com a obra 233 A, 720 Khalos, no projeto circula Ceará e estar assessorando a nova pesquisa, segue sonhando com a construção da incubadora Eco Marias do Sertão, que pretende ser um galpão de construção de espetáculos, shows, e etc, com estética de sertão, acolhendo artes Cênicas e música.
Está sob o olhar do Ponto de Cultura ABCVATA:

1) A Cia Vata (Cia de Brincantes Valéria Pinheiro)
2) O projeto (Festival) Terreiradas Culturais, indo agora pra sua 6a edição;
3) O pontinho de Cultura Escola de Musicias, com ações de formação e fruição pra crianças e adolescentes;
4) Projeto Cinema na Praça, com cinema na Zona Rural 1 vez por mês;

Estamos trabalhando em parceria com a Escola Franklin Tavares Pinheiro, única escola da região, que está situada na Vila Mãe D'Agua. E desde 2019 começamos uma parceria com o Quilombo Souza, na Chapada do Araripe em Porteiras-Ce, onde já aplicamos algumas ações de formação e fruição do Ponto de Cultura.

Mais informações no nosso site: www.teatrodasmarias.com

Site: http://www.teatrodasmarias.com/

Email: valsilton@gmail.com

Telefone Público: (85) 98848-5649

Descrição

Apresentação:
Fundado pela Cia Vatá́ (Cia de Brincantes Valéria Pinheiro) em 2006, o Teatro das Marias, representado pela ABCVATA (Ponto de Cultura), atuou no mercado Fortalezense desde maio de 2006 (com formação e difusão), e em julho de 2018, levou suas ações para zona rural, atuando na Escola Municipal Franklin Pinheiro Tavares no sitio Mãe D’água em Jati-Ce, com oficinas, workshops, apresentações artísticas e gestão cultural.
Foi fundado com o objetivo de difundir as obras e pensar pesquisa e formação dos fazeres da Cia. Vatá́, mas já́ no começo, o Café́ Teatro das Marias abriu suas portas pra outros coletivos artísticos, além de se fazer Ponto de Cultura municipal (2006 - 2008) e depois Ponto de Cultura estadual (2008-2012) com o Projeto "Ancorando no Poço da Draga Ubuntu", e em 2012 deu início ao Projeto "Terreiradas Culturais" com 4 edições (2013, 2014, 2016 e 2017) e juntos fizeram do espaço um dos mais respeitados Centro Culturais de pesquisa, formação e difusão em artes cênicas, artes visuais e música de Fortaleza, Nordeste, Brasil, Mundo!

Nossos Objetivos:
Incluir definitivamente nossos fazeres no corredor cultural do Ceará, Nordeste, Brasil, Mundo! Melhorar a infraestrutura geral do espaço, agora sendo pensado como uma incubadora em artes cênicas, artes visuais, cinema e música, fincada na estética do sertão.
Entendemos que nossa missão desde que chegamos na zona rural, tem sido agregar valores culturais e artísticos à microrregião de agricultores que compõe nosso arredor.
Como ação inicial, elencamos a população ativa da cadeia cultural local e promovemos debates a cerca de seus fazeres, em seguida trouxemos pra região a “cultura que planto é a cultura que como”, empoderando, em especial mulheres locais em fazeres artísticos ligados a artesanato, canto e cerâmica;
Também entendemos o nosso papel em diminuir a geografia por informação acerca de políticas públicas no sertão, que raramente chega à região por dificuldades na comunicação.
Colaborar de forma institucional, para o desenvolvimento das pesquisas que caracterizou o Café́ Teatro das Marias, hoje Eco Marias do Sertão, como espaço de diálogo entre o pensamento contemporâneo e os fazeres da tradição, através da produção dos coletivos residentes neste espaço. A saber: Cia. Vatá (Cia. De Brincantes da Cia. Vatá, Grupo Sertão de Ouro, Coletivo Mulheres do Sertão, que atuam na cultura local, ligada a eco tarefas, ao pensamento em pesquisa, aos fazeres da incubadora dentro da estética do sertão.
O Café́ Teatro das Marias, hoje Eco Marias do Sertão, nome fantasia da ONG ABCVATA (Associação de Brincantes da Cia Vatá́) foi criado em 2006 e concretizou o desejo de pesquisar diálogos entre o contemporâneo e o tradicional no pensamento artístico cearense.
Através das obras da coreógrafa Valéria Pinheiro e da Cia. Vatá́, o desejo de expansão do espaço se concretizou e se expandiu, alcançando outras poéticas que não apenas a dança.
Hoje o Eco Marias do Sertão navega com maestria pela Dança, Teatro, Música, Cinema, Áudio Visual, Tambores e linguagens da arte ecológica, onde juntos, dividem espaço material e afetivo com a produção contemporânea em artes cênicas, música e artes visuais do Ceará, Brasil e mundo.

Além disso o nosso espaço abriga o ponto de cultura “ABCVATA(2006 - 2020) onde abrigou oficinas de artes voltadas para a população em situação de risco social, e usuários de drogas, uma parceria com a SEMAS (Secretaria Municipal de Assistência Social de Fortaleza), ENTRE 2006 E 2012. Entre 2012 e 2018, ainda em Fortaleza, atuou em dois eixos: Formação (oferecendo oficinas de dança, percussão, tambor de crioula, capoeira, circo, teatro e áudio visual), e o eixo de difusão: Com 4 edições do Festival Terreiradas Culturais (música e artes cênicas) além de oferecer pautas pagas pra difusão de artes cênicas e música.
Esses anos nos garantiram o respeito por esse segmento, e por falta de continuidade nessa política de Pontos de Cultura, interrompemos, mas de alguma forma, através de outros projetos de Formação, continuamos a contemplar outras demandas, hoje estamos atuando em Fortaleza com a Cia Vatá e com o Ponto de Cultura numa camada da sociedade que pouco recebe, a zona rural do sertão. Ainda um começo, mas entendemos que nosso foco está na construção do Teatro de Taipa Eco Marias do Sertão (em construção).
Esse é nosso ancoradouro.
Vamos nós!

Vídeos