As informações deste registro é histórico gerado em 14/05/2022 ás 12:15:08.
Este agente está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui

Natália Maia

Natália Mendes Maia é formada em jornalismo pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e mestre na linha de Fotografia e Audiovisual do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFC. Desenvolve trabalhos nas áreas de roteiro, direção cinematográfica, literatura, docência, composição musical e ilustração. Integra a produtora independente cearense Bordo Filmes.

Site:

Email:

Telefone Público:

Descrição

Natália Maia é formada em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e mestre em Comunicação pela UFC na linha de Fotografia e Audiovisual. Desenvolve trabalhos nas áreas de roteiro, direção cinematográfica, literatura, docência, composição musical e ilustração. Integra a produtora independente cearense Bordo Filmes.

É roteirista do longa-metragem Pacarrete (dirigido por Allan Deberton), que participou de mais de 40 festivais nacionais e internacionais e ganhou 37 prêmios. Nas categorias de melhor roteiro e roteiro original, o filme ganhou os seguintes prêmios: Grande Prêmio do Cinema Brasileiro (2021), Prêmio da ABRA 2021, SESC Melhores Filmes 2021 (audiência e crítica), Festival de Cinema de Gramado (2019) e Los Angeles Brazilian Film Festival
(2019).

É criadora e diretora-geral da série “Lana & Carol” (exibida atualmente no canal Futura), contemplada pelo edital de TVs Públicas (edital do PRODAV 09), ganhadora de menção honrosa no concurso de pilotos de séries de TV do Festival de Roteiro Audiovisual de Porto Alegre (FRAPA).

Em 2014, desenvolveu o projeto de série televisiva “Os Herdeiros” no Laboratório de Audiovisual do Porto Iracema das Artes sob a orientação de Karim Aïnouz, Sérgio Machado e Marcelo Gomes. Dirigiu e escreveu o episódio piloto de “Os Herdeiros”, contemplado pelo Edital de Cinema e Vídeo da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (Secult), que encontra-se em fase de revisão para a produção do restante dos episódios, também contemplados pela Secretaria de Cultura. Também publicou na coletânea “Contos de Travessia” (Editora Demócrito Rocha).

É roteirista do curta-metragem “Biquíni Paraíso” (2015), dirigido por Samuel Brasileiro, que foi exibido em diversos festivais nacionais e teve sua estreia internacional no Festival de Cinema Luso-Brasileiro de Santa Maria da Feira.

Em 2016, integrou o Núcleo de roteiros cearenses da produtora Tardo Filmes, selecionado pelo Programa Brasil de Todas as Telas, da Agência Nacional do Cinema (Ancine). Ministrou duas oficinas sobre roteiro em parceria com o Porto Iracema das Artes e com a Rede Cuca de Fortaleza (Centros Urbanos de Arte, Esporte, Ciência e Esporte).

Em 2017, teve o curta-metragem de documentário Fortaleza Liberta (roteiro e direção) comtemplado pelo edital de Cinema da Secretaria de Cultura do Ceará (Secult) para produção, que está em fase de pré-produção. Ministrou a oficina teórico-prática “O Olhar e a Cena” para o Sesc Piauí (Parnaíba).

Em 2018, dirigiu o documentário “Para Cada Pessoa, um Livro”, do selo Entrelinhas, sobre infância, leitura e afetividade. Neste mesmo ano, publicou o livro “A Distância entre Nós Dois”, através do edital de incentivo às Artes da Secretaria de Cultura do Ceará (Secult).

Também integrou a edição 2018 do Laboratório de Audiovisual do Porto Iracema das Artes sob a orientação de Karim Aïnouz, Sérgio Machado e Nina Kopko com o projeto de longa-metragem “Noite ao Relento” (atualmente "A Estranha Familiar"), no qual foi contemplada com dois prêmios do Porto Iracema das Artes/Instituto Dragão do Mar: melhor pitching pelo júri técnico e melhor pitching pelo júri popular. O projeto foi semifinalista do Prêmio Cabíria 2021 e vencedor do prêmio Encuentros Biobiocine do 12º Brasil CineMundi (2021).

Em 2019, ganhou o prêmio de Melhor Projeto Nacional do Laboratório de Projetos do Curta Cinema com o projeto de curta-metragem “Rua Dinorá”. Ministrou os cursos “Como Criar uma Série de Televisão”, para o Centro Cultural do BNB em Juazeiro do Norte e o curso “Transformando uma ideia em argumento para cinema”, na mostra Quimerama, em Fortaleza.

Na ilustração, mantém a página de trabalhos autorais “Mapa Estelar” (www.instagram.com/mapaestelar) e o instagram www.instagram/mapaestelar. Integrou, também, o coletivo cearense Arminina. Já participou dos Artists Alleys do Mercado dos Quadrinhos, Geek Expo, Sana, Feira do Estoril e Feira índice. Colaborou com um cartaz para Marcha Mundial das Mulheres em 2015, ilustrou o folhetim “Nonato” do portal LiteraturaBr e os pôsteres dos curtas-metragens Biquíni Paraíso (2014), de Samuel Brasileiro, e Muriel (2014), de Vanessa Cavalcante.

Em 2020, ministrou o curso de roteiro “Narrativas Cinematográficas: Personagem, Estrutura e Roteiro” na Rede Cuca de Fortaleza (Centros Urbanos de Arte, Esporte, Ciência e Esporte). Realizou o documentário “Muxarabi”, financiado pelo Edital das Artes da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor). Neste mesmo ano, teve o projeto “Correnteza” selecionado para o Laboratório de Projetos do NordesteLab.

Roteirizou e dirigiu o curta-metragem "Rua Dinorá", Selecionado para a Mostra de Cinema de Tiradentes (2022), a Goiânia Mostra Curtas (2022) e Olhar de Cinema - Festival Internacional de Curitiba (2022). Está em fase de pós-produção do curta-metragem documental "Fortaleza Liberta".

Imdb: https://www.imdb.com/name/nm8061870/

Vídeos