As informações deste registro é histórico gerado em 19/05/2022 ás 11:24:13.
Este espaço está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui

Centro Cultural Porto Dragão

O Centro Cultural Porto Dragão foi inaugurado em agosto de 2019 e funciona como equipamento híbrido e inovador, recebendo e promovendo uma programação artística permanente nos seus espaços por meio de espetáculos, oficinas, ensaios, assessorias, workshops, exposições e performances. Atualmente, é incubador do Hub Cultural do Ceará, programa da Secult Ceará voltado para a Economia da Cultura.

Horário de funcionamento: Segunda a Sexta: 09 às 17h

Site:

Email: pauta.portodragao@idm.org.br

Endereço: Rua Boris, 90 c , Praia de Iracema, 60060-390, Fortaleza, CE

CEP: 60060-390

Logradouro: Rua Boris

Número: 90 c

Complemento:

Bairro: Praia de Iracema

Município: Fortaleza

Estado: CE

Descrição

O Porto Dragão/HUB Cultural do Ceará foi inaugurado em agosto de 2019 e funciona como equipamento híbrido e inovador, recebendo e promovendo uma programação artística permanente nos seus espaços por meio de espetáculos, oficinas, ensaios, assessorias, workshops, exposições e performances. O Porto Dragão é um ambiente de criação que abriga um conjunto de políticas e ações que contribuam para o papel estratégico da cultura em nosso Estado, fazendo a gestão de um programa de desenvolvimento das competências criativas, impulsionamento de projetos artísticos e produção de conteúdos, sistematizando um programa estratégico para as artes e coordenando a articulação de uma programação cultural integrada a partir de uma rede de instituições e equipamentos culturais do Ceará.

Em 2020, o desenvolvimento das atividades teve como diretriz a produção de conteúdo próprio, o estabelecimento de parceria com agentes culturais e a atuação em rede, a montagem de programação online e alinhada ao foco e às estratégias do Plano de gestão do Estado, o incentivo às atividades de reflexão e planejamento em viver de arte (gestão de pessoas e mercado da cultura), a validação de iniciativas artísticas direcionadas à ampliação de territórios e fortalecimento de outras centralidades. É válido reiterar que mediante a crise de saúde global, os planos e técnicas de efetivação dessas diretrizes passaram por uma reconfiguração no que diz respeito ao modo de trabalho (gestão de pessoas, dispositivos de mediação e comunicação, sistema estrutural, práticas cotidianas e a estruturação e tecnicização dos fluxos), uma vez que no formato híbrido, pautas como impactos tecnológicos, ferramentas e os desdobramentos pós-digital viabilizam, instrumentalizam e projecionam os conteúdos artísticos gerados.

Atravessado por essas mudanças estruturais, sem desconsiderar portanto a essência deste equipamento, que consiste no fomento aos processos criativos, compreensão e valorização do sujeito como portador de ação e construtor de sentido e a contribuição da cultura e da arte como instrumento de exercício crítico da cidadania, o Porto Dragão/HUB Cultural do Ceará elaborou os programas de formação e fruição cultural, entre os quais, vale destacar o Nós no Batente, Faz a Cena, Jornada de Pensamento, Conversa sem Roteiro, Zona de Criação, Arte em Rede, Desaterro, Porto Dragão Sessions, Ocupação de espaços e parcerias estabelecidas com instituições, produtores e coletivos independentes. Foram mais 1218 profissionais da cultura beneficiados, 136 ensaios realizados, 19 eventos e 03 gravações de videoclipes, 08 programas e 03 projetos realizados, 193 conteúdos publicados, mais de 105 horas de conteúdos disponibilizados on-line, número superior a 37 mil visualizações de acesso ao conteúdo. Enquanto resultado dessa programação, podemos afirmar que houve um fomento da rede criativa que engloba profissionais da cultura, espaços e projetos. E, neste ano, mantém a perspectiva de aprimorar os meios no sentido de conceber continuidade à prática de qualificação das ações propostas por esse equipamento.

Critérios de uso do espaço

1) Palcos Teatro B. de Paiva: 200 pessoas Praça das artes: 400 pessoas 2) Salas Sala de dança Flávio Sampaio: 40 pessoas Sala de encontro e criação colaborativa (coworking): Sala 04: 20 pessoas Salas multiuso: Sala 08: 40 pessoas Sala 10: 20 pessoas Sala 11: 25 pessoas Sala 12: 30 pessoas Salas de ensaio: Sala 13: 20 pessoas Sala 14: 30 pessoas 3) Café + Bistrô Modelo de ocupação: convite Capacidade: 32 pessoas

Publicado por

Secretaria da Cultura do Estado do Ceará - SECULTCE

A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) tem como missão executar, superintender e coordenar as atividades de proteção do patrimônio cultural do Ceará, difusão da cultura e aprimoramento cultural do povo cearense.