As informações deste registro é histórico gerado em 23/04/2019 ás 21:49:20.
Este agente está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui

MOACPES

Movimento de Arte e Cultura do Sopé e Serra do Araripe é uma articulação de grupos culturais e ONG’s da região do Cariri com o objetivo de articular e fortalecer os grupos e ações culturais da biorregião do Araripe e fomentar a arte e a cultura através de uma rede de ações integradas.

Descrição

O Movimento de Arte e Cultura do Sopé e Serra do Araripe-MOACPÉS, legalmente representado pela ALDEIAS, é uma articulação de grupos culturais e ONG’s da região do Cariri com o objetivo de articular e fortalecer os grupos e ações culturais da biorregião do Araripe e fomentar a arte e a cultura através de uma rede de ações integradas com promoção e realização de eventos e formações.

O movimento trabalha com o conceito de bacia cultural do Araripe e percebe a arte e a cultura como importantes fatores de promoção, preservação e difusão de saberes, de geração de trabalho e renda e de desenvolvimento sustentável da região da Chapada do Araripe.

O MOACPÉS teve como primeira atividade, o Carnaval Brincante Moacpés 2018, quando ocorreram oficinas de confecção de instrumentos, ritmos, danças e diversas apresentações nos terreiros dos grupos, nas ruas, periferias e zona rural do Cariri e o ajuntamento de tambores no centro da cidade do Crato atingindo um publico de 10 mil pessoas.

Desde então vem realizando eventos, ações e oficinas abertas ao publico e em vários locais da região de forma que tem mantido uma agenda cultural regular de maneira independente como show, apresentações, terreiradas, caminhadas, acampamento, feira de artesanato, oficinas de instrumentos musicais, de pratica instrumental, ensaios e aulas abertas.

Os grupos que compõem o MOACPÉS são colaboradores do Artefatos da Cultura Negra e já na edição de 2018, através da ALDEIAS, assumiram o papel de protagonismo ao articular e participar da proposta cultural do evento.

Em setembro de 2018 o movimento estreou o espetáculo "show Moacpes" onde conta a historia e celebra a união e a resistência do povo Cariri.

Permeia o sagrado e o profano no universo brincante com elementos das culturas nativas, afrobrasileiras e mouriscas.

É o reisado com suas fitas e espelhos, a corte do maracatu, o maculelê que luta, resiste e invoca a Jurema, é a roda de samba e coco que ganha vida com o soar dos tambores e os caboclos que trazem o saber das matas.

Com linguagem poética e estética própria, leva o público a um passeio na musicalidade, ludicidade e ancestralidade Cariri sob um olhar contemporâneo e dinâmico.