As informações deste registro é histórico gerado em 13/06/2022 ás 21:11:35.
Este agente está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui

Rosa Cristina Primo Gadelha

Artista da dança, bailarina, professora e pesquisadora atua com dança há 40 anos. É professora dos Cursos de Bacharelado e Licenciatura em Dança da UFC. Nos últimos anos vem desenvolvendo trabalhos solos, em parcerias com as coréografas Andreia Pires e Clarice Lima. Trabalhos estes, que circulam por diversos festivais nacionais. Atualmente tem realizado estudos em dança com portadores do TEA.

Site: https://www.encantaomeujardim.com.br/

Email: rosaprimogadelha@gmail.com

Telefone Público: (85) 986446533

Endereço: ludgero guilherme costa, 1164 , edson queiroz, 60834-075, fortaleza, CE

CEP: 60834-075

Logradouro: ludgero guilherme costa

Número: 1164

Complemento:

Bairro: edson queiroz

Município: Fortaleza

Estado: CE

Descrição

Doutora, com estágio de um ano no curso de dança da Université de Paris VIII (França), com bolsa CAPES, tendo finalizado o doutorado (2010) e mestrado (2004) em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará - ambos com pesquisa relativa a corporeidade dançante. Professora do Programa de Pós-Graduação (Mestrado) em Artes e coordenadora dos Cursos de Bacharelado e Licenciatura em Dança do Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará (UFC). Coordenadora do Grupo de Pesquisa Concepções Filosóficas do Corpo em Cena (CNPq).

Iniciou seus estudos de dança em Fortaleza, em 1977, sob a orientação de Hugo Bianchi e posteriormente Mônica Luíza. De 1989 a 1992, prossegue sua formação em Campinas (SP), na Academia de Dança Lina Penteado. Em 1993 foi para São Paulo e fez o curso de formação de atores do Teatro Tuca. Em 1994 foi aluna do Projeto Dança, da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, tendo aulas envolvendo 6 técnicas de dança e 12 disciplinas aplicada à dança.

Possui graduação em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1999). Fez parte do grupo Teatro de Dança de São Paulo, tendo dançado importantes obras coreográficas de Célia Gouveia. Foi crítica de dança do jornal O Povo/CE e coordenadora de dança da Secretaria de Cultura de Fortaleza. É Pesquisadora em dança, concentrada principalmente nas áreas da teoria da dança, filosofia e corporeidade dançante.

Como intérprete-criadora, estreou Encanta o meu jardim no Espaço SESC Iracema/CE, em março de 2014 – agraciado com prêmio pela Secretaria de Cultura de Fortaleza e circulação em cidades do estado (Fortaleza, Paracuru, Juazeiro do Norte, Crato, Trairi, Itapipoca) através do Edital de Incentivo as Artes da SECULTCE. Participou da Bienal Internacional de Dança do Ceará 2014. Em 2015 o espetáculo foi premiado pela FUNARTE, Ministério da Cultura através do Prêmio de Dança Klauss Vianna. Participou das programações dos principais equipamentos culturais da cidade como: Projeto Centro em Cartaz –Teatro Carlos Câmara, Semana Sesc de Artes Cênicas – SESC Fortaleza, Maloca Dragão -Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Dança na Rede CUCA e Ocupação Benfica – TU 50 anos.

Em 2016 foi convidado pela Semana de Artes Integradas no Sesc em Fortaleza, circulou pelo Festivais: Conexão Dança 8-São Luiz-MA, Dança Ponto Com -Porto Alegre-PR, SESC Florianópolis-SC, Palco Gira Dança - Natal-RN e Cena Cumplicidades –Recife-PE. Participou da programação da Mostra SESC Cariri de Culturas (2016). Em 2017, circulou através do Edital de Concessão à apoio Financeiro à Produção e Publicação em Artes 2016 - Secultfor/Instituto Bela Vista – IBV pela periferia de Fortaleza com o espetáculo e a oficina de Composição.

Em 2018 iniciou uma pesquisa mergulhando na obra IRACEMA de José de Alencar, para a criação de seu novo espetáculo destinado ao público infantil. O projeto foi contemplado no I Edital Cultura Infância da Secretaria de Cultura do Estado e pelo Laboratório de Dança da Escola Porto Iracema das Artes. A pesquisa resultou na criação de duplo, que consolida a parceria entre a intérprete da dança Rosa Primo e a diretora e coreógrafa Clarice Lima: Iracema & Tudo Passa Sobre a Terra.

IRACEMA, estreou em outubro de 2018 no Festival Internacional de Teatro Infantil do Ceará com apresentações em Fortaleza e Sobral-CE e participou da Bienal Internacional de Dança do Ceará - De Par em Par. Cumpriu temporada em Abril de 2019 na Casa Absurda.

Tudo Passa sobre a terra, estreou em Março de 2019 no Teatro Dragão do Mar em Fortaleza-CE.

O espetáculo “Iracema” foi convidado para compor a programação do KROKUS Festival na Bélgica em fevereiro de 2020. Mostra SESC Cariri de Cultura em 2021, Festival Nacional de Dança de Brasília- CCBB/DF e do 5o FESTINAFANTE em Itajaí /SC em junho de 2022.

Rosa dançou a remontagem de “My (petit) Pogo” do coreógrafo francês Fabrice Ramalingom da R.A.MA.A. Compagnie para a Bienal de Dança do Ceará ON-LINE e presencial. Em 2021, em parceria com a artista visual Raisa Christina criou ‘RASURA’ video-dança com direção do cineasta Alexandre Veras.

Para a Bienal de Dança do Ceará de 2021, criou em parceria com o coreógrafo Luís Alexandra A.R.E.A. trabalho em dança com jovens ligados à Rede Cuca – rede de proteção social e cultural, mantidos pela Prefeitura de Fortaleza.

Atualmente tem se dedicado aos aos estudos em dança com portadores do transtorno do espectro autista.

Vídeos