As informações deste registro é histórico gerado em 03/07/2022 ás 18:22:19.
Este agente está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui

Raoni Oliveira Marques

Cursou Ciências Sociais na Universidade Federal do Ceará de 2009 a 2013. Iniciou a graduação pesquisando a formação do arte-educador.

Endereço: Rua Vicente Padilha, 656 , Vila União, 60410-680, Fortaleza, CE

CEP: 60020-180

Logradouro: Avenida da Universidade

Número: 2475

Complemento:

Bairro: Benfica

Município: Fortaleza

Estado: CE

Descrição

Cursou Ciências Sociais na Universidade Federal do Ceará de 2009 a 2013. Iniciou a graduação pesquisando a formação do arte-educador, É membro da Orquestra Escola do Ceará e nos últimos dez anos vem colaborando em atividades de manutenção e resgate do patrimônio material e imaterial, como por exemplo a queima do Judas realizada anualmente na Praça da Gentilândia. Produziu pesquisa monográfica sobre Torcidas Organizadas, abordando especificamente estudos sobre a participação de mulheres em Torcidas Organizadas ao longo do ano de 2012. Após a conclusão do curso, aprofundou as investigações sociológicas, visitando diversas Torcidas Organizadas pelo país, Inferno Coral Recife-PE, Motofolia São Luis-MA, Fúria Independente Campina-SP, Dragões da Real São Paulo-SP, entre outras. Foi convidado pela Secretaria de Juventude a participar de eventos para debater o fenômeno em questão. Também participou de reuniões entre diretorias das Torcidas a fim de promover ações conjuntas, como medida cooperativa de mediação dos conflitos juvenis que permeiam suas relações. Foi debatedor convidado no Encontro Estadual do Rio de Janeiro da Frente Nacional de Torcedores em 2013. Sociologia do Direito e os métodos de mediação de conflitos foram introduzidos nos estudos sobre juventudes. A pesquisa monográfica inseriu o pesquisador no cotidiano da torcida em estudo, o que levou a ter contato com outras expressões culturais dos interlocutores.
Em 2014, surge interesse sobre a cultura Funk. Começa a percorrer as trilhas ligadas às Torcidas, o que leva-o a perceber mais profundamente o que os interlocutores intitulam "proibidões". Durante 2015 trabalhou como vendedor na agência Mãe Rainha Viagens. Ainda em 2015 retomou as pesquisas sobre Funk; mesclando estudos musicais, na ânsia de compreender a construção dos sons, com estudos sociológicos, visando analisar a sociabilidade dos sujeitos em questão por meio desta expressão artística. Em 2016 passa a fazer parte da Orquestra Escola do Ceará, experiência empírica desenvolvida, particularmente, no intuito de compreender mais profundamente a prática musical. Neste mesmo ano presta serviço para Ligth pesquisas eleitorais e IPDC - Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Comércio. Inicia mestrado em Ciência da Educação na Anny Sulivan University em dezembro de 2016.

Vídeos