As informações deste registro é histórico gerado em 12/08/2022 ás 16:14:13.
Este espaço está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui

Complexo Museu da Imagem e do Som do Ceará Chico Albuquerque.

Horário de funcionamento: Quinta a domingo | 13h às 20h | Gratuito

Site: https://mis-ce.org.br/

Email: mis-ce@institutomirante.org

Telefone Público:

Endereço: Avenida Barão de Studart, 410 , Meireles, 60120-000, Fortaleza, CE

CEP: 60120-000

Logradouro: Avenida Barão de Studart

Número: 410

Complemento:

Bairro: Meireles

Município: Fortaleza

Estado: CE

Descrição

O Museu da Imagem e do Som do Ceará foi inaugurado em 1980 e instalado no subsolo do prédio da Biblioteca Pública Governador Menezes Pimentel. O MIS foi reestruturado no dia 7 de agosto de 1996 em sua atual sede, situada na avenida Barão de Studart, 410. Neste processo, teve seu acervo ampliado ao receber equipamentos e documentos do Centro de Referência Cultural (CERES), além de uma coleção de filmes da TV Educativa. A casa que hoje abriga MIS foi projetada pelo arquiteto José Barros Maia (Mainha) para ser residência do Senador Fausto Augusto Borges Cabral, sendo inaugurada em novembro de 1951. Desapropriada pelo Governo Estadual, foi feita sede do Museu Antropológico do Ceará, que ali funcionou até 1990. Além da arquitetura sóbria e harmoniosa, com jardins e flores, a casa conta com a proteção de dois leões de porcelana vindos da cidade do Porto (Portugal).

A partir de 2018, passa por uma reestruturação com a construção de um prédio de cinco andares, criando novos espaços e equipado com equipamentos de última geração, relacionados às áreas de atuação do museu. Nas cercanias, há ainda o conjunto arquitetônico do Palácio da Abolição, atual sede da administração estadual e que traz a assinatura do arquiteto Sérgio Bernardes.
 
Portanto, o novo Complexo Museu da Imagem e do Som Chico Albuquerque, inaugurado em 2022, é composto por um conjunto urbano de dois imóveis: o casarão da década de 50, parte do patrimônio histórico da cidade, e um novo prédio de cinco andares criado pelo arquiteto Carvalho Araújo. Unindo os dois espaços, uma ampla praça com arquibancadas funciona como espaço de convivência, área de lazer, espaço para exibições e aulas abertas e para a realização de feiras e instalações temporárias.
 
A sua nova infraestrutura é constituída dos seguintes ambientes: laboratórios de conservação e higienização, laboratório de digitalização e restauro digital, laboratório fotográfico, reserva técnica ampla climatizada, ambiente para pesquisa e catalogação, estúdio de áudio e de mixagem e restauro de áudio, estúdio de vídeo, ilhas de edição, diversos espaços expositivos e pedagógicos com equipamentos digitais interativos. O museu conta com equipamento de última geração para cumprir todas as atividades necessárias na conservação, digitalização e restauro digital de acervos imagéticos, sonoros e audiovisuais.

Critérios de uso do espaço

O MIS é um espaço de convivência. Um espaço de diálogo, de troca de saberes, aprendizado, reflexão, conhecimento, fruição artística e lazer. Para que todos se sintam à vontade na ida ao Museu, disponibilizamos as seguintes orientações: para acessar as exposições, é necessário apresentar documento de identificação com foto; menores de 12 anos devem estar acompanhados de pais ou responsáveis; nos espaços expositivos e auditório, o consumo de alimentos e bebidas não é permitido; a área externa do Museu é aberta a todos os animais. Já nos espaços internos do Museu, podem circular apenas cães-guias acompanhados de seus donos; você pode fotografar tudo o que quiser no MIS; o uso de telefones celulares e rádios de comunicação é permitido em todo o Museu. Em respeito aos demais visitantes, recomendamos evitar falar ao telefone nos espaços expositivos e manter seu dispositivo no modo silencioso; por determinação da Lei n° 9.294, de 15 de julho de 1996, a restrição ao fumo aplica-se a áreas total ou parcialmente fechadas e aos locais de circulação ou permanência de visitantes e funcionários; conforme decreto vigente, recomenda-se o uso de máscara de proteção para acessar os espaços internos.