As informações deste registro é histórico gerado em 18/08/2022 ás 22:02:42.
Este agente está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui

Fundação Casa Grande Memorial do Homem Kariri

FUNDAÇÃO CASA GRANDE-MEMORIAL DO HOMEM KARIRI É UMA ORGANIZAÇÃO NÃO GOVERNAMENTAL BRASILEIRA, SEM FINS LUCRATIVOS, QUE TEM COMO OBJETIVO PROPORCIONAR A CRIANÇAS E JOVENS E SEUS FAMILIARES A FORMAÇÃO SOCIAL E CULTURAL ATRAVÉS DA VIVÊNCIA EM GESTÃO INSTITUCIONAL DENTRO DOS SEUS CINCO PROGRAMAS:
I. EDUCAÇÃO INFANTIL;
II. PROFISSIONALIZAÇÃO DE JOVENS;
III. EMPREENDEDORISMO SOCIAL;
IV. GERAÇÃO DE RENDA

Site: https://blogfundacaocasagrande.wordpress.com/

Email: fundacaocasagrandemhk@gmail.com

Telefone Público: (88) 3521-8133

Endereço: Av Jeremias Pereira, 444, ao lado da Igreja Matriz, Centro, 63165-000, Nova Olinda, CE

CEP: 63165-000

Logradouro: Av Jeremias Pereira

Número: 444

Complemento: ao lado da Igreja Matriz

Bairro: Centro

Município: Nova Olinda

Estado: CE

Descrição

Com base em pesquisas etno-histórica-musicais sobre as memórias do povo Kariri, desenvolvidas por Alemberg Quindins e Rosiane Limaverde, a FCG-MHK transmite conhecimentos sobre arqueologia, mitologia e patrimônio cultural aos jovens de Nova Olinda (e região) através dos seus equipamentos culturais.

Somado a isso, a instituição disponibiliza uma estrutura de laboratórios de comunicação voltada para cativar o aprendizado humano-criativo, em que crianças e jovens emponderam-se do
espaço ao aprenderem ofícios ligados às áreas de produção, promoção e gestão cultural. Desta forma, adquirem maior domínio do processo criativo e avançam na elaboração de relações econômicas mais justas e de valorização. Seus métodos educativos estão voltados para o desenvolvimento humano e cidadão.

Foi ressurgida na Casa Grande as memórias de origem do Cariri, em sua cultura material e imaterial do homem pretérito que habitou a Chapada do Araripe, se manteve viva e futurizada.

Assim, o Mito e a Arte são as bases da função simbólica da Casa Grande, em que composições musicais estimularam as pesquisas e a elaboração de inventários sobre mitos e lendas de origem do Homem Kariri. O resgate à memória, a valorização cultural do caboclo e a linguagem artística são vistos como os alicerces da
Casa por serem os primeiros processos criativos iniciados no espaço. Reinventada pelas crianças e jovens de Nova Olinda, a cultura Kariri - no processo dinâmico da criatividade do homem que em algum tempo do passado chegou à Chapada do Araripe - foi capaz de criar teias de significados tecidas a partir do encontro sociohistórico-espacial proporcionado pela Casa.

Vídeos