As informações deste registro é histórico gerado em 21/08/2022 ás 18:22:22.
Este agente está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui

Coletivo Gentil

O Coletivo Gentil nasce da reunião de artistas no ambiente universitário com urgências e necessidades pessoais e sociais.
Foi fundado em 2016 e teve como estreia o espetáculo Mãe Gentil que integrou a programação do Teatro Morro do Ouro, Sesc Emiliano Queiroz e circulou pelos Cucas. Já em 2019, nasce o Tudo que Começa com M, que fez parte do circuito teatral fortalezense em 2019 e parte de 2020

Email: coletivogentil@gmail.com

Descrição

O Coletivo Gentil tem uma trajetória de pesquisa continuada em política, arte e estética, dentro de uma cidade de grandes contrastes e apagamentos como Fortaleza e sua grande região metropolitana, buscando um pouco de reflexão sobre tudo que vem acontecendo em nível local e nacional. Pautado em estudos sobre sociologia política e buscando entender o espaço artístico que ocupamos como um local de constante luta e resistência. As urgências coletivas nascem e se ramificam para as experiências cênicas que colocamos para levante social.

A inserção na cena cearense foi com o espetáculo Mãe Gentil (2017), com temporadas no Cuca Mondubim, Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB Fortaleza), Theatro José de Alencar (TJA) e Teatro Sesc Emiliano Queiroz. Desde então, o grupo continuou em atividades internas, investigando possibilidades de criação.

Atualmente o grupo está em cartaz com o espetáculo satírico "Tudo que Começa com M" produzindo um delírio social que se assemelha ao Brasil atual. Em 2019 aconteceu a estreia na sede dos Comedores de Abacaxi S/A. Em 2020 nos apresentamos na semana de boas vindas dos novos alunos do curso de Licenciatura em Teatro do IFCE. Em Março nos apresentamos no Teatro Universitário, com uma pequena temporada por conta do novo COVID-19.

Vídeos