As informações deste registro é histórico gerado em 27/08/2022 ás 11:51:59.
Este agente está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui

Luiz Carlos Silva - Mestre Lula

Luis Carlos Silva, Mestre Lula, é Mestre de Capoeira no estado do Ceará, fundador da Associação Zumbi Capoeira – AZC no ano de 1983. Completou 45 anos de atuação na Capoeira e nas manifestações da cultura afro brasileira. É uma Liderança comunitária e tem 27 anos de Maestria. É um Mestre da segunda geração de Mestres da capoeira do estado do Ceará e transmite o fazer cultural para várias gerações

Email: mestrelulaazc@gmail.com

Telefone Público: (85) 98821-1477

Descrição

Luiz Carlos Silva, o Mestre Lula nasceu em Fortaleza-Ce em 04 de Fevereiro de 1960 na Avenida da Universidade, e seus pais são o Senhor Valério e Dona Francisca. Lula era um garoto proativo, na escola onde estudou quando adolescente fazia parte da seleção de futebol. Voltando para casa em uma madrugada conheceu seu mestre Everaldo e os dois se tornaram grandes amigos.
Neste tempo, Mestre Lula estudava no Colégio Julia Jorge e pediu ao diretor que Everaldo começasse a dar aulas de capoeira lá. Contudo, não foi de imediato que lula começou a treinar capoeira, ele passou um breve período acompanhando as aulas. O seu percurso oficial na capoeira deu início dia 25 novembro 1977 junto ao Grupo Favela de Capoeira, fundado por Everaldo Monteiro de Assis (Mestre Everaldo Ema).Tempos depois, Everaldo mudaria o local de treino para o Centro Social Urbano – CSU Governador César Calls resinificou o grupo, modificando também o nome para Grupo Zumbi de Capoeira, em 1980.
Em 1983, Mestre Everaldo dá início a um novo trabalho no Centro Social Urbano Governador Virgílio Távora no Pirambú, ficando por lá por apenas 3 meses. Tendo passado num concurso público, o mestre sentiu a necessidade de deixar um dos seus alunos à frente das aulas, e foi ai que Lula inicia seu trabalho na docência na capoeira, já tendo adquirido a corda azul e branca. Lula começaria a partir desse momento um trabalho magnífico com a capoeira e , com a autorização do seu mestre batizou o seu grupo de “Grupo Favela de Capoeira”, em homenagem ao primeiro grupo fundado pelo mestre Everaldo.
Os pais do Mestre Lula ficaram apavorados com essa decisão, pois o Pirambú era um dos bairros mais violento de Fortaleza. Mas uma grande alegria tomou de conta da família, receberam a noticia que Lula seria contratado pela Prefeitura de Fortaleza como Instrutor de Esporte, abrilhantando seu trabalho com a capoeira. O movimento da capoeira no Pirambu, um bairro periférico e com elevados índices de violência, permitiu ao Mestre Lula tornar-se muito conhecido e respeitado por todos(as), por seus alunos e alunas, tanto quanto por toda a comunidade. Adiante o grupo é rebatizado, para Associação Zumbi de capoeira, também em homenagem ao seu mestre e sua trajetória. Em 13 de Julho de 1987 Lula se casa com Carla Mara Henrique Silva, hoje Mestra Carla, e em 1989 Lula é agraciado com a corda amarelo e branco, como Professor. Em 1995, Mestre Lula é formado mestre juntamente com os companheiros Ullises, Jean, Geleia, Junior e Vladimir, todos alunos do Mestre Everaldo.
No ano de 2001 Mestre Lula cria a Associação Zumbi Capoeira-AZC e no mesmo ano se filiara a Confederação Brasileira de Capoeira, trocando o sistema de cordas de seu grupo para o sistema de cordas da confederação. Em 2005 e 2010 Mestre Lula fez viagens Internacionais para a Holanda, a convite de seu grande amigo de treino e de formatura, Mestre Vladimir. Na ocasião, mestre Lula ministrou aulas de capoeira, os fundamentos e saberes da arte.
A Associação Zumbi Capoeira-AZC tem desenvolvido o fazer cultural, a transmissibilidade entre as todas as gerações, disseminou vários núcleos de trabalhos nos bairros de Fortaleza que manifestam a ancestralidade, os fundamentos e tradições. Mestre Lula por intermédio da arte capoeira contribui para a redução de vulnerabilidades e risco social entre crianças, adolescentes e famílias nas periferias de Fortaleza. No ano de 2013 a Associação Zumbi Capoeira-AZC completou 30 anos, mas foi em 2014 que foi feito a festa no Teatro Antonieta Noronha, onde o Mestre realizou uma cerimônia com a presença de varias figuras importante no cenário da capoeira do Ceará.
Entre o mestre que fazem parte da 2º Geração de Mestres do Grupo Zumbi de capoeira ele é o mais antigo. Ele mantém todas as tradições aprendidas com seu Mestre Everaldo, integra o Fórum de Mestres de Capoeira do Estado do Ceará. Um militante que luta pelo reconhecimento e fortalecimento da capoeira como cultura afro-brasileira. Atualmente o mestre tem sua sede junto ao Bairro do Bom jardim, em Fortaleza, e mantém um compromisso social disseminar cultural, lazer e entretenimento para a comunidade através dos seus projetos sociais.

OBSERVAÇÕES: apresentamos vídeos sobre com o título “Depoimentos da vivência cultural na capoeira do Mestre Lula” de mestres renomados na capoeira do estado do Ceará, com dois representantes da capoeira angola atuantes no estado. Ressalta-se que foi inserido em anexo nos downloads um documento que expressa à contribuição do mestre Lula junto ao IPHAN no processo de salvaguarda da capoeira.

Vídeos