As informações deste registro é histórico gerado em 29/08/2022 ás 16:01:23.
Este agente está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui

Alexia Duarte

Fotógrafa atuante desde 2013, onde trabalhou em produtoras e coletivos ensaios artísticos e exposições;
Produtora audiovisual, criadora da Web Série Sertão Delas
Criadora e gestora do Ponto de Cultura 'CULTURA NO LARGO', onde produz festivais e eventos culturais, oficinas, saraus, bazares, etc... Pesquisa informalmente há 4 anos sobre as tradições dos Caretas da Semana Santa, especificamente da região Centro Sul.
Mochileira e artesã, viajando o Brasil expondo sua arte na rua, misturando técnicas como macramé, escultura e outras técnicas na produção de colares, pulseiras, brincos, etc...

Endereço: Rua Uzias Soares Diniz, 200, Prox. Hospital Regional, centro, 63430-000, Icó, CE

CEP: 63430-000

Logradouro: Rua Uzias Soares Diniz

Número: 200

Complemento: Prox. Hospital Regional

Bairro: Novo Centro

Município: Icó

Estado: CE

Descrição

Alexia Duarte iniciou seus trabalhos artísticos em 2013, ao comprar sua primeira câmera fotográfica, onde realizava pequenos ensaios amadores pelas ruas históricas de Icó, interior do Ceará. No mesmo ano ingressou no coletivo artístico Chá das Cinco, onde realizaram saraus, exposições fotográficas e performances em festivais. Em 2014 participou da produtora HARD FLASH, onde trabalhou como fotógrafa e editora, realizando ensaios fotográficos e materiais audiovisuais para pequenas empresas e artistas locais. Em 2015 deu início à sua jornada como produtora cultural, criando o coletivo CULTURA NO LARGO, onde produz até hoje, periodicamente, eventos culturais de diversas linguagens artísticas, como shows, apresentações, oficinas e exposições na cidade de Icó, de forma independente, livre e gratuita.
Ainda como fotógrafa e produtora audiovisual, realiza projetos como documentários, filmes e fotografias.
Em 2017 começou a viajar com artesanato e expor suas artes na rua. Adquiriu esses conhecimentos viajando pelo Brasil e trocando experiências com outros artistas. Continua produzindo artesanato, de onde vem sua renda.
Paralelamente possui um projeto musical onde apresenta canções de covers de canções nacionais e internacionais, se apresentando em eventos e barzinhos.
Em 2018 iniciou pesquisas relacionadas as tradições cearenses, produzindo e dirigindo o grupo de Caretas do Alto da Bonita da cidade de Iguatu/CE, onde realizou um curta-documentário sobre a vivência do grupo.
Atualmente continua produzindo eventos culturais como saraus, shows, oficinas e rodas de conversas no coletivo Cultura no Largo e no grupo de Caretas do Alto da Bonita.
Em 2020 idealizou e produziu um festival com programação e produção 100% feminina. Tamarineiras contou com mais de 50 mulheres nordestinas em suas duas edições (2020 e 2021).
Em 2021 criou a Web Série SERTÃO DELAS. Onde participou de um intercâmbio com 9 mulheres artistas do sertão cearense e dirigiu 10 episódios de uma série em formato curta metragem documental, que está disponível no Youtube. A série mostra o cotidiano, os fazeres artísticos, louvores e dificuldades de se fazer arte no sertão do Brasil.

Vídeos