As informações deste registro é histórico gerado em 22/12/2022 ás 11:32:01.
Este agente está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui

AFOXÉ FILHOS DE OGUM - TOCA ESSE AFOXÉ - PLANTANDO A SEMENTE NA ESCOLA, COLHENDO FRUTO NA SOCIEDADE. PROJETO EDUCACIONAL E CULTURAL DE VALORIZAÇÃO DA AFRICANIDADE.

O AFOXÉ FILHOS DE OGUM foi formado em 2016, com participantes do CENTRO ESPIRITO DE UMBANDA ELANO DE OGUM no objetivo de salvaguardar a música e a dança dos povos de terreiros e também servir para divulgar a cultura afro-brasileira combatendo o preconceito e a discriminação.

Email: diegocruzcaninde@yahoo.com

Telefone Público: (85) 98933-6694

Descrição

AFOXÉ FILHOS DE OGUM 2019 - PLANTANDO A SEMENTE NA ESCOLA, COLHENDO FRUTO NA SOCIEDADE. PROJETO EDUCACIONAL E CULTURAL DE VALORIZAÇÃO DA AFRICANIDADE. O projeto beneficiará mais de 50 crianças de 09 a 13 anos em situação de venerabilidade social. Aqueles que são negros poderão reafirmar sua beleza e riqueza através do estudo e perpetuação da identidade afro e os que não são, também poderão se enxergar como parte daquilo tudo, da música que “faz acontecer” o “Afoxé”. As oficinas estarão sendo realizadas na Escola Municipal Maria Aglaê. A grande culminância será um desfile do candomblé de rua, vestidos e munidos de instrumentos do Afoxé.
No decorrer dos anos o AFOXÉ FILHOS DE OGUM criou uma parceria firme e constante com as Escola Municipais de Canindé e se tornou mais uma ferramenta para estimular a educação, o aprendizado e a permanência das crianças na escola. Através de ações artísticas culturais promovidas pelo coletivo Cultural e a coordenação das escolas, o “ESTAR NA ESCOLA” passa a ser mais prazerosa, pois tem mais atrativos e a novidade encanta os alunos.
Assim durante todo o ano realizamos ações nos períodos durante o ano fazendo um trabalho de VALORIZAÇÃO DA CULTURA AFRO BRASILEIRA, além da QUEBRA DE PRECONCEITOS e ACEITAÇÃO DA DIVERSIDADE CULTURAL.
Para quem não conhece o candomblé e suas cantigas poderá ser estranho, à primeira vista para o nosso público, mas logo iram perceber que o afoxé se parece com um bloco carnavalesco diferente, mas é o "candomblé de rua", segundo Raul Lody.
As suas principais características são as roupas, nas cores dos orixás, as cantigas em língua iorubá, instrumentos de percussão, atabaques, agogôs, afoxés e xequerês. Esse serão atrativos para os alunos, pois a “novidade” sempre é bem vida para eles.
DURANTE O ANO REALIZAMOS JUNTO AS AESCOLAS MUNICIPAIS DE CANINDÉ OFICINAS DE DANÇA, OFICINAS DE BATUQUE, PALESTRAS E VISITAS GUIADAS AO CENTRO ESPIRITO DE UMBANDA ELANO DE OGUM.
Como comprovado nos registros no mapa cultural, as ações são de VALORIZAÇÃO DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA, COMBATE A INTOLERÃNCIA RELIGIOSA e ACEITAÇÃO DA DIVERSADADE CULTURAL.
O projeto AFOXÉ FILHOS DE OGUM beneficiará mais de 50 crianças de 09 a 13 anos em situação de venerabilidade social. Aqueles que são negros poderão reafirmar sua beleza e riqueza através do estudo e perpetuação da identidade afro e os que não são, também poderão se enxergar como parte daquilo tudo, da música que “faz acontecer” o “Afoxé”.