As informações deste registro é histórico gerado em 26/03/2015 ás 17:15:57.
Este espaço está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui

Endereço: Rua dos Cariris S/N, Praia de Iracema, CEP: 60060-230

CEP:

Logradouro:

Número:

Complemento:

Bairro:

Município:

Estado:

Descrição

Projetada para se estender por 800 metros ao longo do mar, a Ponte dos Ingleses teve sua construção iniciada em 1920, com a proposta de servir como porto de embarque e desembarque de pessoas e mercadorias entre a terra a os ancoradouros que não poderiam se aproximar da orla, já que a Ponte Metálica, principal 'porto' de Fortaleza na época, estava em péssimo estado e por isso estava sendo reconstruída no início dos anos 1920. Sua denominação se deve aos responsáveis pelo projeto da estrutura da ponte, desenhado por engenheiros da empresa inglesa Nastor Griffts, daí o nome de Ponte dos Ingleses.
Infelizmente as obras de construção da Ponte dos Ingleses foram suspensas no governo de Artur Bernardes por falta de orçamento e desde então ficou abandonada. A Ponte nunca foi utilizada como porto, porém ao longo dos anos ela foi sendo apropriada pelos turistas e pela população local que passou a frequentar o local para ver o pôr do sol, as noites de lua, praticar surf e, quando se tem um pouco de sorte, os golfinhos que nadam nas proximidades da ponte. E foi por esse especial significado atribuído pela população fortalezense que em 1989 a Câmara Municipal de Fortaleza, através da aprovação do governador Cid Gomes, decreta o tombamento da Ponte dos Ingleses
Em 1994 a Ponte dos Ingleses é reformada e passa a receber nos seus 130 metros de comprimento uma pequena galeria de arte e um observatório marinho da Universidade Federal do Ceará (UFC). Contudo, ao longo dos últimos anos, vem sofrendo com o desgaste natural e com a falta de cuidados e manutenção por parte do poder público, mas nem por isso deixou de ser um espaço fundamental na relação entre a natureza e o homem, que faz da Ponte dos Ingleses um dos locais mais especiais da cidade de Fortaleza.