As informações deste registro é histórico gerado em 15/03/2016 ás 14:57:20.
Este agente está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui

Lidia Maria Matos Lopes

Lidia Maria é cantora, compositora, instrumentista e produtora cultural. Começou sua carreira como bandolinista do grupo feminino de choro Fulô de Araçá em 2008. Em 2013, lançou o seu primeiro álbum solo Alma Leve. A cantora já se apresentou nos principais palcos do Ceará, fora do país em Cabo Verde e também foi ao ar para todo Brasil na Rede Globo e Globo News ao lado de Chico Cesar e Xangai.

Site: http://lidiamaria.com.br/

Email: lidiamariaproducao@gmail.com

Telefone Público: (85) 99790-9627

Endereço: Rua Parque Vila Velha II , Casa 171 , Cj Hermes Pereira/Barra Mar, 60330-045, Fortaleza, CE

CEP: 60330-045

Logradouro: Rua Parque Vila Velha II

Número: Casa 171

Complemento:

Bairro: Cj Hermes Pereira/Barra Mar

Município: Fortaleza

Estado: CE

Descrição

Lidia Maria nasceu em Fortaleza (CE) em 1988. Cantora e compositora, lançou seu primeiro disco solo intitulado “Alma Leve” em novembro de 2013. Em 2014 foi premiada como “Cantora Revelaça o” e “CD do Ano” no Trofe u Cidada o Cultura. Teve sua primeira apariça o nacional no Sa o Joa o do Nordeste da Globo ao lado de grandes nomes como Chico Ce sar e Xangai. O programa ganhou uma ediça o especial e foi ao ar no Sarau da Globo News. Em 2015, as interpretaço es de Lidia ganharam a programaça o da tradicional ra dio FM Tempo, com as canço es "Forro Escondido" e "Eu tambe m quero beijar". A mu sica “Alma Leve’ de sua autoria virou trilha sonora da marca de roupa feminina Chica Fulo . A cantora fez parte ainda da segunda ediça o do documenta rio. “A nova safra da mu sica cearense” produzido por Ulysses Gaspar. Lidia Maria tem dois videoclipes gravados, “Alma Leve” (2016) dirigido por Marina Fernandes e “A Palo Seco” dirigido por Gustavo Portela (2014). Lidia ja realizou grandes shows no Ceara apresentando-se no Festival Jazz & Blues e Festival UFC de Cultura em Fortaleza; Festival Mu sica na Ibiapaba em Viçosa do Ceara ; Festival do Escargot e Frutos do Mar na Taí ba; e Festival de Dança Litoral Oeste em Trairi e Paracuru. Fez ainda shows fora do paí s, na Cidade da Praia em Cabo Verde. Cantou tambe m no Aniversa rio da capital cearense no Aterro da Praia de Iracema, no Dia Internacional da Mulher na Praça do Ferreira e na programaça o de fe rias do Theatro Jose de Alencar. Selecionada entre 86 artistas, foi semifinalista da Mostra Petru cio Maia realizada pela Prefeitura de Fortaleza. Na televisa o cearense, ela gravou os especiais Histo ria da Mu sica para TV Ceara e o TVF Musical para a TV Fortaleza.
Ale m da faixa que da nome ao disco, o a lbum “Alma Leve” apresenta mais seis composiço es de Lidia Maria, sa o elas, “A so s”, “Dança na Chuva”, “O Tempo e o Vento”, “No s dois”, “Na o causas em mim”, e por u ltimo “Mais amor por favor”, uma parceria com Alex Ramon, guitarrista e diretor musical de sua banda que assina cinco arranjos do CD. As regravaço es ficam por conta de “Pedras que cantam” de Dominguinhos, ao lado de “Eu tambe m quero beijar” de Pepeu Gomes e Morais Moreira, ambas com letra de Fausto Nilo. “Beijos Salgados” de Khalil Gibran e “Forro Escondido” de Ba rbara Sena formam a lista das ine ditas da nova safra de compositores cearenses. A direça o musical do disco e dos veterano
Adelson Viana e Tarcí sio Sardinha, arranjador tambe m de seis faixas. As guitarras e violo es de Cristiano Pinho em tre s mu sicas reforçam a ponte entre a MPB, o pop e o rock. O CD e uma produça o do jornalista Paulo Mamede, com produça o executiva de Joa o Luí s Studart e direça o de produça o de Lidia Maria. A história de Lidia Maria com a música começa aos dez anos de idade e passa pelo coral da igreja, o violão herdado da avó, as bandas de garagem e a Big Band do SESI. Seu primeiro grupo profissional foi o instrumental exclusivamente feminino Fulô de Araçá fundado em 2008, no qual tocava bandolim apresentando choro, samba e bossa nova. Com ele, sobe em muitos palcos do Ceará como Feira da Música, Circuito BNB de Cultura, Projeto Seis e Meia, Festival Mel Chorinho e Cachaça e Festival BNB de Música Instrumental. Em 2010, antes de engrenar de vez na carreira solo, participou de outro grupo feminino, o bloco carnavalesco Dorothy l’Amour. A banda cumpriu temporada no Passeio Público e Mercado dos Pinhões homenageando o repertório do compositor Fausto Nilo que fez participação especial em um dos shows. No Carnaval desse mesmo ano, cantou no aterro da Praia de Iracema com a banda Tudo Azul. Logo após, gravou a música “Ponte Velha” de Marcus Rocha, no álbum do coletivo BORA com o qual realizou um circuito de apresentações nos principais espaços culturais de Fortaleza.

Vídeos