As informações deste registro é histórico gerado em 11/05/2019 ás 13:51:06.
Este agente está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui

Quadrilha Junina Arraiá da Rocinha

A Quadrilha Junina Arraiá da Rocinha tem 32 anos de fundação. Atua no movimento junino do Estado desde 1985, quando foi fundada. Está localizada na zona oeste da cidade, no bairro Carlito Pamplona, mais congrega brincantes de diversos bairros. Durante os festejos juninos da cidade participa dos nais diversos festivais da cidade, participando também de eventos no interior do Estado.

Site: https://www.facebook.com/Quadrilha-junina-Arrai%C3%A1-da-Rocinha-1445249522362801/

Email: clyvaneide@yahoo.com.br

Telefone Público: (85) 98755-3505

Endereço: Tv. José Marques de Mesquita, 26 , Carlito Pamplona, 60310-630, Fortaleza, CE

CEP: 60310-630

Logradouro: Tv. José Marques de Mesquita

Número: 26

Complemento:

Bairro: Carlito Pamplona

Município: Fortaleza

Estado: CE

Descrição

A Quadrilha Junina Arraiá da Rocinha foi fundada em 1985 como quadrilha infantil por um grupo de jovens liderado por Carlos Alberto Serafim Torres. Em seu primeiro ano de existência, o grupo não ultrapassou os limites do bairro, já no ano seguinte, se apresentou em diversos festivais, mas sem competir com as demais quadrilhas participantes.

Em 1987, com o grupo melhor estruturado e com o apoio da família de seu fundador e, principalmente, de sua matriarca, que muito contribuiu para o crescimento da Arraiá da Rocinha, a quadrilha passou a competir em diversos festivais promovidos por órgãos públicos e privados.

Durante a década de 90, o grupo foi muito querido e respeitado pelos quadrilheiros, pois era uma das quadrilhas que mais preservava a cultura sertaneja, utilizando sempre o chitão como único tecido para confeccionar suas indumentárias, tendo o seu regional composto apenas por triângulo, sanfona e zabumba, outra característica marcante do grupo.

Títulos conquistados pela Quadrilha Junina Arraiá da Rocinha ao longo de sua existência:

1993
1º lugar no Festival da quadrilha Pé de Serra
3º lugar no Festival do Shopping Iguatemi

1994
1º Lugar no Festival do Carlito Pamplona
1º Lugar no Festival da Vila Betânia
1º Lugar no Festival do Shopping Iguatemi
2º Lugar no Festival do Conjunto Ceará

1996
1º Lugar no Festival da Quadrilha Pagode Sertanejo
1º Lugar no Festival do Bairro Ellery
1º Lugar no Festival da Serrinha
2º Lugar no Festival do Parque Oeste, no Bairro Pirambu
Ficou entre as 05 (cinco) melhores quadrilhas de fortaleza no festival organizado pela FUNCET que, posteriormente, passou a se chamar de Vila São João

2000
3º Lugar no Festival de Quadrilha da SER III (Festival do “Cumpade Rogério”)

2001
Vice-Campeã do VI Festival de Quadrilhas do Presidente Kennedy
Participou de diversos festivais, entre eles, o promovido pela Prefeitura Municipal de Fortaleza, na SER III
3º Lugar no Festival do Cumpade Rogério
4º lugar no V troféu São João, promovido pela Federação das Quadrilhas Juninas do Ceará

Após as apresentações do ano de 2001, o grupo deu uma pausa nas suas atividades, retornando aos arraiás somente em 2010 já como quadrilha junina adulta, sob o comando de Francisco Carlos Serafim Torres e de Clivaneide Bezerra Rodrigues da Silva, levando aos festejos juninos o tema “Arraiá da Rocinha: Renascendo das Lembranças”. Esse ano, a quadrilha junina Arraiá da Rocinha participou dos seguintes festivais:

- V Arraiá da Cumade Bá
- Vila São João (Festival do Cumpade Rogério)
- XXXVII Arraiá da Cumade Chica
- IX Ceará Festas Juninas (Festival do Praciano)
- VII Festival Profetas do Sertão
- VIII Festival do Cumpade Marcão
- Arraiá da Última Hora
- Festival do IBGF
- Arraiá da Paróquia de Nossa Senhora Do Perpétuo Socorro
- Arraiá do Zé do Milho (Rua Seis Companheiros)
- Arraiá da Rua 23 de Janeiro (Colônia)
- Apresentação no Arraiá da Igreja Nossa Senhora Aparecida (Colônia)
- VII Festival Pirambu Festeiro
- Apresentação na Rua Camélia (Cristo Redentor)
- Apresentação da Rua Engenheiro João Nogueira (Carlito Pamplona)
- Apresentação na Rua Álvaro de Alencar (Arraiá da Estefânia)
- Apresentação na Vila Patrícia (Jacarecanga)
- Apresentação da Travessa José Marques de Mesquita (Carlito Pamplona)
- Apresentação da Rua Marcílio Dias (Pirambu)
- Arraiá Vermelho e Branco do Império da Vila (Carlito Pamplona)

Em 2011, o grupo apresentou o tema “Tradicionalidade e Cultura Popular nos Festejos Juninos”. Com esse tema, a quadrilha realizou mais de 40 apresentações pela cidade, entre elas, algumas em festivais tradicionais, como o do Cumpade Rogério, Cumade Chica, Pirambu Festeiro, Festival da Cai-Cai Balão e apresentações em diversas ruas e espaços públicos como escolas e associações comunitárias.

Em 2012, a Quadrilha Junina Arraiá da Rocinha apresentou o tema “Boneca de Pano: A Magia que Se Perdeu no tempo”, fazendo alusão a esse brinquedo que foi tão popular e atualmente está relegado, servindo apenas como peça de decoração. Esse tema foi um sucesso nas apresentações realizadas pela cidade.

Em 2013, foi apresentado o tema “Nem funk, nem pancadão: em Junho quero mesmo é meu São João”. O tema proposto surgiu da dificuldade de montar a quadrilha no referido ano, tendo em vista que a maioria dos brincantes e ex-brincantes da quadrilha estavam envolvidos direta ou indiretamente com a formação dos grupos de “swingueira” existentes na zona oeste da cidade, local onde está localizada a quadrilha.

No ano de 2014, a Quadrilha circulou apresentando o tema “O Roubo da Sanfona de Manoel Travesso”, tema baseado em um fato real e engraçado, ocorrido com o dirigente da quadrilha na época de formação do regional. Esse espetáculo circulou por mais de vinte festivais e inúmeras apresentações na comunidade e adjacências.

Já 2015 foi um ano ímpar. A Arraiá da Rocinha estava completando 30 anos de existência. Foi então que desenvolvemos o tema “Arraiá da Rocinha: Trinta Anos de Amor Pelo São João”. Foram realizadas mais de vinte e cinco apresentações em festivais, sem contar as apresentações na comunidade e nos bairros adjacentes ao Carlito Pamplona e ao Pirambu.

Em 2016, a Quadrilha Junina Arraiá da Rocinha apresentou o tema “Arraiá da Rocinha: Do tradicional ao estilizado”. Nesse ano, a quadrilha circulou pela cidade e realizou algumas apresentações no interior. A exemplo de anos anteriores, participou do Arraiá beneficente da Santa Casa de Paracuru.

Em 2017, a Quadrilha Junina Arraiá da Rocinha apresentou o tema “Arraiá da Rocinha: Uma Festa de Corte, um Festejo Matuto”, onde executou uma ilustração da evolução da Rocinha através dos seus 32 anos de existência. Desde sua fundação em 1985, quando era um grupo extremamente tradicional e fiel aos festejos ditos “matutos”, passando pelas inovações e avanços conquistados ao longo do tempo, desde sua origem e influência das antigas quadrilhas até os dias atuais.

Em 2018, o grupo desenvolveu o projeto “A Saga de Um Vaqueiro Apaixonado”, uma homenagem a esse profissional tão importante no cotidiano sertanejo. Retratamos a paixão do vaqueiro por sua profissão e pela arte de desbravar as matas e a caatinga na busca de alimento para “seu rebanho”, enfrentando todas as dificuldades que lhes são impostas.

Vídeos