As informações deste registro é histórico gerado em 08/02/2023 ás 12:50:10.
Este espaço está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui

Complexo Cultural Estação das Artes

O Complexo Cultural Estação das Artes é um projeto de valorização da arte cearense e de requalificação de equipamentos culturais do Ceará. O espaço da Secult-CE, gerido em parceria com o Instituto Mirante, propõe-se a ampliar o acesso das pessoas às manifestações artísticas. Consiste no restauro estrutural e na modernização do conjunto de prédios e galpões localizados em frente à Praça da Estação.

Horário de funcionamento: Sábados, de 16h às 20h, e domingos, de 9h às 12h.

Email: estacaodasartes.programacao@institutomirante.org

Endereço: Rua Doutor João Moreira, 540 , Centro, 60030-000, Fortaleza, CE

CEP: 60030-000

Logradouro: Rua Doutor João Moreira

Número: 540

Complemento:

Bairro: Centro

Município: Fortaleza

Estado: CE

Descrição

Situado em uma área de aproximadamente 67 mil metros quadrados (m²), o Complexo Cultural Estação das Artes comporta as seguintes estruturas: o Mercado AlimentaCE, a Pinacoteca do Estado do Ceará, o Museu Ferroviário, o Centro de Design e as novas sedes da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult-CE) e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional do Ceará (Iphan-CE). O local ainda é equipado com espaço para eventos, plataforma, pátios comuns, recepção e ambiente administrativo, priorizando medidas de acessibilidade nas disposições estruturais de cada ambiente.

A Estação das Artes visa fortalecer e profissionalizar o campo artístico cearense por meio de atividades de formação. Fomenta a diversidade e a pluralidade cultural, oferecendo ao público um rico calendário de ações multilinguagens e eventos gratuitos. Promove e potencializa a sustentabilidade da economia criativa, além de firmar o comprometimento com políticas de preservação ao patrimônio.

A diretriz da Estação das Artes está objetivamente inserida no Plano Estadual de Cultura para requalificação do Centro da capital cearense e do convívio social, no âmbito do ‘Fortaleza 2040’ e ‘Ceará 2050’.

O complexo pretende modernizar e valorizar o Centro, facilitando acessos e dialogando com espaços tradicionais da região, como o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, o Passeio Público (Praça dos Mártires), o Teatro Carlos Câmara, o Cineteatro São Luiz e o Theatro José de Alencar. O projeto visa ainda a requalificação do entorno, ligando a Escola de Gastronomia e Hotelaria à área do Moura Brasil e do Centro de Turismo do Ceará (Emcetur).

Erguida no terreno do extinto Cemitério São Casimiro, a edificação foi primeiro pensada em 1870, aproveitou a estrutura da Estrada de Ferro de Baturité (1873), sendo inaugurada em 9 de junho de 1880, durante o governo de Dom Pedro II. Com referências à arquitetura neoclássica, ela ganhou inicialmente o nome Estação Central e, depois, foi chamada de Estação Fortaleza e Estação João Felipe, este último em homenagem a um engenheiro e político cearense de Tauá.

A estrutura possui tombamento estadual, datado em 30 de novembro de 1983, pelo decreto nº 16.237, e está inscrita na Lista do Patrimônio Cultural Ferroviário do Iphan desde 2008, tendo valor reconhecido pelo Programa de Preservação do Patrimônio Histórico Ferroviário do antigo Ministério dos Transportes, ainda na década de 1980.

Publicado por

Secretaria da Cultura do Estado do Ceará - SECULTCE

A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) tem como missão executar, superintender e coordenar as atividades de proteção do patrimônio cultural do Ceará, difusão da cultura e aprimoramento cultural do povo cearense.