As informações deste registro é histórico gerado em 27/03/2023 ás 18:17:47.
Este agente está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui

Cia. Ikarus de Artes Cênicas

A Cia. Ikarus de Artes Cênicas é um coletivo artísitco cearense fundado em 05 de outubro de 2005. Nas pegadas do teatro expressionista, esta companhia teatral mobiliza múltiplos elementos estéticos ao longo de uma experiência artística que dá a mesma importância a todas as etapas do processo criativo, desde às experimentações à realização dos seus espetáculos.

Site: https://ciaikarus.wixsite.com/ikarusac

Email: ciaikarus@gmail.com

Telefone Público: (88) 99706-2225

Endereço: Rua Sigefredo Diógenes, Instituto Eleva, Aloísio Diógenes, Jaguaribe, undefined, CE, 63475-000

CEP: 63475-000

Logradouro: Rua Sigefredo Diógenes

Número: SN

Complemento: Instituto Eleva

Bairro: Aloísio Diógenes

Município: Jaguaribe

Estado: CE

Descrição

A Cia Ikarus de Artes Cênicas, foi fundada em 05 de outubro de 2005, por meio de ideias propostas e realizadas por Davi viera e Jackeline Leite, que hoje formam o núcleo de produção e direção. A companhia surgiu na cidade de Jaguaribe, com o intuito de criar uma arte singular que mescla o Expressionismo em diversas vertentes artísticas, visando ofertar ao seu público um misto de sensações auditivas e visuais, evidenciando a preocupação do grupo em gerar emoção e por conseguinte uma reflexão a cerca disto. Esse processo cultural utiliza jovens e adolescentes desenvolvendo atores na própria comunidade, formando assim uma ferramenta social, que gera um elo entre o público e o elenco.

As primeiras grandes obras criadas pelo grupo foram os espetáculos “Morpheus” e “Altera”, que estrearam no ano de 2012 e 2013, respectivamente, sendo revistos em diversos palcos cearenses ao longo dos anos, como o Teatro José de Alencar, em Fortaleza, o Teatro Pedro Lima Verde como também o Teatro Sesc, em Iguatu, o Teatro Municipal de Morada Nova, o Teatro Márcio Mendonça, em Limoeiro do Norte, além do Teatro Ribeira dos Icós, existente na cidade de Icó.

Em 2019, ocorreu um importante marco para a companhia, pois, nesse ano foi firmado uma parceria com o Instituto Eleva criado pelo Grupo Pinheiro, ofertando o atual local de criação da Cia Ikarus, onde é sediado oficinas de criação e estudo cênico e ensaios.Posteriormente, em 2021, o espetáculo “A porta” foi lançado, após um longo tempo de estudo. O ano de 2022 foi marcado por uma pluralidade artística, tendo como protagonista diversos experimentos teatrais, como a criação do projeto usina cênica, em parceria com o instituto Eleva, que possui como objetivo ofertar oficinas gratuitas para a comunidade jaguaribana. Visando transmitir através de módulos específicos todo o processo de construção de um espetáculo da Ikarus, combinando as experiências dos atores veteranos com os demais indivíduos interessados. Um dos principais frutos desse projeto foi a criação do espetáculo “Botando boneco na baixa da égua”. Além disso, foi criado o projeto "IcaroFalls”, um podcast dirigido pelo ator Felipe Veríssimo, que narra histórias e experiências vivenciadas pelo grupo.

Vídeos