As informações deste registro é histórico gerado em 10/06/2023 ás 11:24:41.
Este espaço está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui

Instituto Antônio Justa

O Instituto Antônio Justa, fundado em 2018, é formado por moradores da antiga colônia de isolamento para hanseníase de Maracanaú, a Colônia Antônio Justa, bem como por pesquisadores, estudantes em geral e artistas do município e traz como pautas prioritárias a luta pela preservação da memória e patrimônio desse espaço histórico, a luta pela regularização fundiária no território e por acesso a dire

Acessibilidade física: Rampa de acesso

Capacidade: 250

Horário de funcionamento: Funciona apenas quando tem atividades agendadas e para reuniões.

Site: https://www.facebook.com/antoniojustapresente

Email: ajustapresente@gmail.com

Endereço: Avenida dos Funcionários, 277, Ao lado da Câmara de Vereadores, Antônio Justa, 61905-000, Maracanaú, CE

CEP: 61905-000

Logradouro: Avenida dos Funcionários

Número: 277

Complemento: Ao lado da Câmara de Vereadores

Bairro: Antônio Justa

Município: Maracanaú

Estado: CE

Descrição

O espaço possui duas salas, uma cozinha e um banheiro. Possui ainda um alpendre e uma área externa aberta ampla.

Critérios de uso do espaço

Sala 1 - utilizada para biblioteca comunitária e escritório, pequenas reuniões. Sala 2 - Utilizada para atividades em grupo, oficinas, reuniões, cineclube, aulas e todas as atividades que comportem até 25 pessoas. Alpendre - também é usado para reuniões e atividades em grupo e como apoio nas atividades culturais abertas à comunidade. Área externa usada em atividades abertas à comunidade como Bingo Cultural, bazar, apresentações artísticas, exposições, etc.

Publicado por

Jaqueline de Aquino Silva

Assistente Social e Produtora Cultural iniciei minha trajetória no campo das artes em 2005 como atriz e roteirista de teatro, tendo sido fundadora de dois grupos de teatro em Maracanaú, a Trupe Cangaias e o Grupo Noisquetá, permanecendo neste campo até 2012, tendo atuado também no período como produtora cultural promovendo eventos culturais na comunidade Antônio Justa, um deles foi o I festival de esquetes pela eliminação da hanseníase do Estado no Teatro Dorian Sampaio/Maracanau. Atualmente atuo na promoção de ações culturais envolvendo as mais diversas linguagens como teatro, musica, dança, cinema, dentre outras, na comunidade Antônio Justa e participo de articulações envolvendo os artistas de Maracanaú. Estou como coordenadora/fundadora do Instituto Antônio Justa desde 2018, movimento que tem como uma de suas prioridades a preservação da memória e patrimônio histórico da antiga colônia de isolamento para hanseníase bem como o acesso a arte e a cultura em uma comunidade que sofre com as desigualdades sociais e a segregação espacial gerada pela questão social e pela própria história, tendo sido um território construído pelo Estado na década de 1940 para isolamento compulsório de pessoas com hanseníase.