As informações deste registro é histórico gerado em 10/06/2023 ás 11:36:36.
Este espaço está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui

A Biblioteca Comunitária Sonho Azul tem como objetivo contribuir com a prática leitora e o gosto pela leitura e fornecer acesso gratuito e igualitário à informação, educação e cultura, promovendo a inclusão social e o desenvolvimento pessoal dos membros da comunidade.

Acessibilidade: Sim

Acessibilidade física: Rampa de acesso

Horário de funcionamento: Qua. e Sex. de 9h às 12h.

Email: ajustapresente@gmail.com

Endereço: Avenida dos Funcionários, Próximo a Câmara dos Vereadores, Antônio Justa, Maracanaú, undefined, CE, 61903-010

CEP: 61903-010

Logradouro: Avenida dos Funcionários

Número: 277

Complemento: Próximo a Câmara dos Vereadores

Bairro: Antônio Justa

Município: Maracanaú

Estado: CE

Descrição

A Biblioteca Comunitária Sonho Azul é um projeto sonhado pelo Instituto Antônio Justa há alguns anos e que no ano de 2021 finalmente saiu do papel, com o apoio da Fiocruz, através do edital "COVID-19: chamada pública para apoio a ações emergenciais junto a populações vulneráveis", sendo a biblioteca inaugurada no dia 08 de setembro de 2021.

O nome escolhido vem da nossa luta pela preservação da memória e patrimônio histórico da Colônia Antônio Justa, que resgatamos da memória dos mais antigos com o objetivo de recontar essas histórias que hoje constroem essa comunidade. Sonho Azul era como os antigos internos chamavam o pavilhão que abrigava as pessoas com hanseníase na época do isolamento compulsório. Hoje esse espaço se denomina Centro de Convivência Antônio Justa (CCAJ) e para nós, contar a história da escolha do nome de nossa biblioteca já é um importante ato político de luta pela preservação dessa memória.

Temos como objetivo contribuir com a prática leitora e o gosto pela leitura, resgatando a cultura da biblioteca em um contexto onde a era digital tem absorvido pessoas de todas as gerações, muitas vezes sem controle trazendo até mesmo transtornos sociais e psicológicos.
Desejamos fornecer acesso gratuito e igualitário à informação, educação e cultura, promovendo a inclusão social e o desenvolvimento pessoal dos membros da comunidade.

Além disso, pretendemos promover atividades tais como palestras, oficinas, clubes de leitura, exposições, contações de histórias e outras apresentações artísticas, a fim de contribuir com a cena cultural de Maracanaú, bem como atrair leitores para o nosso espaço. Essas atividades serão planejadas levando em consideração as demandas e interesses locais, buscando envolver pessoas de todas as faixas etárias e incentivando a participação dos membros da comunidade.

Vídeos

Publicado por

Jaqueline de Aquino Silva

Assistente Social e Produtora Cultural iniciei minha trajetória no campo das artes em 2005 como atriz e roteirista de teatro, tendo sido fundadora de dois grupos de teatro em Maracanaú, a Trupe Cangaias e o Grupo Noisquetá, permanecendo neste campo até 2012, tendo atuado também no período como produtora cultural promovendo eventos culturais na comunidade Antônio Justa, um deles foi o I festival de esquetes pela eliminação da hanseníase do Estado no Teatro Dorian Sampaio/Maracanau. Atualmente atuo na promoção de ações culturais envolvendo as mais diversas linguagens como teatro, musica, dança, cinema, dentre outras, na comunidade Antônio Justa e participo de articulações envolvendo os artistas de Maracanaú. Estou como coordenadora/fundadora do Instituto Antônio Justa desde 2018, movimento que tem como uma de suas prioridades a preservação da memória e patrimônio histórico da antiga colônia de isolamento para hanseníase bem como o acesso a arte e a cultura em uma comunidade que sofre com as desigualdades sociais e a segregação espacial gerada pela questão social e pela própria história, tendo sido um território construído pelo Estado na década de 1940 para isolamento compulsório de pessoas com hanseníase.