As informações deste registro é histórico gerado em 02/08/2017 ás 10:43:20.
Este agente está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui

Dona Tarina

Dona Tarina trabalha o barro usando técnicas ancestrais em um processo completamente artesanal que vai desde a colheita do barro, a quebra feita manualmente que depois é amassado com os pés e moldado com as mãos com ajuda de ferramentas como sabugos de milho.

Endereço:

CEP:

Logradouro:

Número:

Complemento:

Bairro:

Município: Cascavel

Estado: CE

Descrição

Maria Quirino da Silva, mais conhecida como Dona Tarina, nasceu em 1939 no município de Cascavel, mais precisamente no povoado de Moita Redonda, local onde Dona Tarina aos 8 anos de idade aprendeu a arte do trabalho em cerâmica, ensino passado de mãe para filha, seguindo a tradição de família.
Dona Tarina trabalha o barro usando técnicas ancestrais em um processo completamente artesanal que vai desde a colheita do barro, a quebra feita manualmente que depois é amassado com os pés e moldado com as mãos com ajuda de ferramentas como sabugos de milho, pedaços de cabaça e sementes, depois é feita a queima que dura em torno de 7 horas em forno a lenha, um trabalho artesanal que é feito em família.
Sua peças são expostas à venda na feira de Cascavel e Beberibe e participa de festas religiosas de São Sebastião em Aquiraz, Nossa Senhora dos Remédios em Fortaleza, Natal e ano novo em Beberibe. Dona Tarine é reconhecida como Griô no Ponto de Cultura “Lampião da Arte e da Cultura”, onde ministrou aulas em escolas públicas de Cascavel e Moita Redonda.